Dry Stout com 100% de água de coco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nathalia

Active Member
Joined
Apr 20, 2018
Messages
32
Reaction score
17
Fiz uma receita de Dry Stout com 100% de água de coco. O resultado ficou incrível. A cerveja ficou com um ph igual a 4, ficou estilo sour. Porém sabor de coco não tem. Se alguém quiser saber mais detalhes me chama. O motivo desta receita foi para saber se tinha como fazer Cerveja em outra fonte de água, e unir dois gostos pessoais.
 
Interessante, mas deve ser carinha essa receita, ein! Água de coco se conseguir comprar barato, vai pagar no mínimo R$5 por L no varejo...
 
Uma pergunta besta,

qual o sentido de usar água de côco se a breja no final das contas não fica com gosto de côco ou parecido?

Sobre a breja ficar parecida com Sour, cervejas escurar (grande parte de maltes escuros e torrados) tendem a baixar naturalmente mais o pH, por isso é recomendado corrigir a água com algum tampão como carbonato de calcio ou o proprio bicarbonato. Não tem muito a ver com a agua de côco não, creio eu...
 
Que massa, um amigo tentou fazer uma leva com 100% agua de coco e não deu certo ( não lembro o que aconteceu só sei q não funcionou), tenho um monte de coqueiro aqui no quintal, por favor conte mas detalhes .
 
Solta a receita e as etapas para a gente ^^

Gostei da inovação, parabéns :)
 
Oi Nathalia

Aqui é um fórum! Abrir um tópico curioso desse jeito, dizer "quem quiser saber me chama" e não dar um feedback... fica ruim

todo mundo aqui vai querer saber o resultado dessa Stout
 
Então pessoal, foi mal a demora. A intenção de fazer essa Cerveja foi pro tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, onde a questão é: "é possivel fazer Cerveja em outra fonte de água?" Porque na verdade, o que mais vemos é a galera adicionar frutos, flores, madeira, especiarias, vegetais etc... Pouco se discute sobre substituir um ingrediente base da cerveja por outro. Enfim, a ideia partiu de fazer uma Stout com castanha de coco, mas como ja existem cervejas assim no mercado, surgiu a ideia da água de coco. É comum adicionar castanhas em Stout, mas como eu não consegui separar toda a gordura da castanha de coco na faculdade em que eu estudo, eu pensei na aguá de coco, já que não queria adicionar algum tipo de essência....
 
Sobre a receita:
Não irei passar porque foi um cerveja colaborativa.
Mas se alguém tiver alguma receita de Stout, é só substituir a água cervejeira por aguá de coco. Pode tentar fazer com outros estilos tbm....

Dados da aguá de coco:
Ph 5
Brix 5

Eu fiz uma produção de 15 litros
Usei 3 kg de maltes no total.
Água primária 12l
Água de lavagem dos grãos 15l

Dados mostura:
Arriei os maltes à 50°C - 30 minutos (repouso 1)
65°C - 60 minutos (repouso 2)
78°C - 5 minutos (repouso 3)

Fervura:
70 minutos
1° lúpulo com 5 minutos (12g)
2° lúpulo com 60 minutos (12g)

Fermento: 11,5 (Nottingham ou US05)

Fermentação a 18°C
OG 1060
OF 1010

Maturação a 1°C
3 dias

Envase
22°C (pressão manômetro 2,5)
 
O sabor do mosto ficou muito saboroso, docinho com nuances de coco.
Na fermentação o doce foi embora, e ficou um pouco adstringente.
E depois de pronta a primeira sensação na boca é a acidez, cafe... No final percebe-se nuances de água de coco. A espuma ficou maravilhosa, cor linda...
 
Interessante, mas deve ser carinha essa receita, ein! Água de coco se conseguir comprar barato, vai pagar no mínimo R$5 por L no varejo...
Realmente. Economicamente não é viável. Foi uma questão de pesquisa acadêmica e curiosidade.
 
Uma pergunta besta,

qual o sentido de usar água de côco se a breja no final das contas não fica com gosto de côco ou parecido?

Sobre a breja ficar parecida com Sour, cervejas escurar (grande parte de maltes escuros e torrados) tendem a baixar naturalmente mais o pH, por isso é recomendado corrigir a água com algum tampão como carbonato de calcio ou o proprio bicarbonato. Não tem muito a ver com a agua de côco não, creio eu...
Olha, o motivo desta produção foi uma pesquisa acadêmica que estou desenvolvendo. É um experimento!!
Não podemos afirmar uma coisa sem fazer antes. E sim, a Cerveja ficou com sabor de água de coco. Bem leve. Nuances de coco. Mas meu objetivo não foi agregar sabor de coco na Cerveja. Meu objetivo foi substituir ingredientes base da cerveja. Já que adicionar qualquer fruta, essência e extrato é muito comum.
 
Oi Nathalia

Aqui é um fórum! Abrir um tópico curioso desse jeito, dizer "quem quiser saber me chama" e não dar um feedback... fica ruim

todo mundo aqui vai querer saber o resultado dessa Stout
Postei os resultados. Obrigada
 
Não sei como coloco fotos aqui. Mas no meu Instagram tem.
Caso alguém queira conferir entra aí
Nathaliamed
 
Descobri aqui como posta foto aff
Aparência (mosto)
 

Attachments

  • IMG_20180416_152600_261.jpg
    IMG_20180416_152600_261.jpg
    32.2 KB · Views: 55
Depois de pronta!!!
Amei o resultado. Achei diferente. É inovador. E nesse tipo de pesquisa sempre tem que ter um pra começar, para servir de embasamento para os outros que tem a mesma curiosidade.
Valeu galera!
 

Attachments

  • IMG_20180516_110601_172.jpg
    IMG_20180516_110601_172.jpg
    79.8 KB · Views: 82
Parabéns pelo estudo e pesquisa @Nathalia , se sair algum relatório público final do estudo por favor compartilhar com os cervejeiros. Abraço.
 
Depois de pronta!!!
Amei o resultado. Achei diferente. É inovador. E nesse tipo de pesquisa sempre tem que ter um pra começar, para servir de embasamento para os outros que tem a mesma curiosidade.
Valeu galera!

Ainda bem que você vai transformar essa experiência em um trabalho acadêmico, pois estamos sempre tentando achar substitutos paravo malte, o lúpulo e as leveduras, mas para a água, essa é primeira vez que ouço notícias. Parabéns pelo estudo e pela iniciativa!
 
Depois de pronta!!!
Amei o resultado. Achei diferente. É inovador. E nesse tipo de pesquisa sempre tem que ter um pra começar, para servir de embasamento para os outros que tem a mesma curiosidade.
Valeu galera!

Olá Nathalia,
A cervejaria 2cabeças ja fizeram uma cerveja com aguá de coco, na verdade foi uma cerveja com nada convencional e se chama bizarra, se eu não me engano.
Você deu a entender que não esperava o pH baixo na cerveja, só que o coco é ácido também.
Eu já vi cervejas feitas com 100% suco de melancia, não tive a oportunidade de prova, mas falaram que ficou muito boa!
Você é pesquisadora, então já sabe que as críticas são para construir neh?! Acho muito legal o interesse por pesquisa no meio cervejeiro, afinal sou biólogo e cervejeiro ehehehhehe

Mas você me inspirou a tentar fazer uma cerveja de água de coco!

Parabéns pela pesquisa!
 
Obrigada. Comecei a fazer a análise sensorial da bebida com pessoas profissionais da área e não profissionais. Dia 30/05 a 02/06 vai acontecer o festival de cervejas artesanais aqui em Pirenópolis Goiás, e junto com o festival vai acontecer o primeiro congresso brasileiro de Sommelier. Então essa Cerveja vai ser degustada por grandes nomes. E no final do ano vou publicar o projeto em algum congresso ou revista.
Parabéns pelo estudo e pesquisa @Nathalia , se sair algum relatório público final do estudo por favor compartilhar com os cervejeiros. Abraço.
 
Ainda bem que você vai transformar essa experiência em um trabalho acadêmico, pois estamos sempre tentando achar substitutos paravo malte, o lúpulo e as leveduras, mas para a água, essa é primeira vez que ouço notícias. Parabéns pelo estudo e pela iniciativa!
Por isso que falo, curiosidade é tudo kkkkkkkk já vi cervejas com mandioquinha substituindo o malte. Mas nunca provei.
 
Olá Nathalia,
A cervejaria 2cabeças ja fizeram uma cerveja com aguá de coco, na verdade foi uma cerveja com nada convencional e se chama bizarra, se eu não me engano.
Você deu a entender que não esperava o pH baixo na cerveja, só que o coco é ácido também.
Eu já vi cervejas feitas com 100% suco de melancia, não tive a oportunidade de prova, mas falaram que ficou muito boa!
Você é pesquisadora, então já sabe que as críticas são para construir neh?! Acho muito legal o interesse por pesquisa no meio cervejeiro, afinal sou biólogo e cervejeiro ehehehhehe

Mas você me inspirou a tentar fazer uma cerveja de água de coco!

Parabéns pela pesquisa!
Obrigada. Sim eu fiquei surpresa. Por mais que a água de coco é acida, achei que o doce iria prevalecer. E por ser uma Stout quando senti o sabor ácido e salgadinho foi hilário kkkkk
Eu sou engenheira ambiental mas não atuo mais na área. Hoje faço gastronomia na UEG Pirenópolis e temos um laboratório de produção de cerveja na faculdade. Fomos a primeira faculdade publica a ter um laboratório assim. Nós estamos tendo uma enorme oportunidade. Sou monitora cervejeira do laboratório tbm. Esse é meu segundo trabalho acadêmico sobre Cerveja. O primeiro foi sobre a primeira cerveja que fizemos a qual chama "Magalene" que é uma pale ale com rapadura e capim limão. É um mundo que amei ter conhecido e com certeza quero seguir carreira hehehe
 
Olá Nathalia,
A cervejaria 2cabeças ja fizeram uma cerveja com aguá de coco, na verdade foi uma cerveja com nada convencional e se chama bizarra, se eu não me engano.
Você deu a entender que não esperava o pH baixo na cerveja, só que o coco é ácido também.
Eu já vi cervejas feitas com 100% suco de melancia, não tive a oportunidade de prova, mas falaram que ficou muito boa!
Você é pesquisadora, então já sabe que as críticas são para construir neh?! Acho muito legal o interesse por pesquisa no meio cervejeiro, afinal sou biólogo e cervejeiro ehehehhehe

Mas você me inspirou a tentar fazer uma cerveja de água de coco!

Parabéns pela pesquisa!

De fato a cerveja se chama "Bizarra", mas é da Morada Cia Etílica. O lance da "cerveja" era substituir TODOS os ingredientes básicos, de modo que não foi utilizada nem água (água de coco e chá, não lembro qual, no lugar), nem malte (arroz), nem lúpulo (entrou uma mistura de outras ervas) e nem a levedura tradicional (aqui é uma certa forçada de barra... Não lembro se foi usada Brett ou se foi fermentação selvagem).
 
Olha, o motivo desta produção foi uma pesquisa acadêmica que estou desenvolvendo. É um experimento!!
Não podemos afirmar uma coisa sem fazer antes. E sim, a Cerveja ficou com sabor de água de coco. Bem leve. Nuances de coco. Mas meu objetivo não foi agregar sabor de coco na Cerveja. Meu objetivo foi substituir ingredientes base da cerveja. Já que adicionar qualquer fruta, essência e extrato é muito comum.

Na sua primeira postagem vc havia falado que não tinha sabor de côco, agora fala que tem...

"Fiz uma receita de Dry Stout com 100% de água de coco. O resultado ficou incrível. A cerveja ficou com um ph igual a 4, ficou estilo sour. Porém sabor de coco não tem. Se alguém quiser saber mais detalhes me chama. O motivo desta receita foi para saber se tinha como fazer Cerveja em outra fonte de água, e unir dois gostos pessoais."

Bom, acho que entendi seu ponto e agradeço pela atenção na resposta. Parabéns pelo experimento.
 
Na sua primeira postagem vc havia falado que não tinha sabor de côco, agora fala que tem...

"Fiz uma receita de Dry Stout com 100% de água de coco. O resultado ficou incrível. A cerveja ficou com um ph igual a 4, ficou estilo sour. Porém sabor de coco não tem. Se alguém quiser saber mais detalhes me chama. O motivo desta receita foi para saber se tinha como fazer Cerveja em outra fonte de água, e unir dois gostos pessoais."

Bom, acho que entendi seu ponto e agradeço pela atenção na resposta. Parabéns pelo experimento.
É verdade. Escrevi mal. Falei sobre o sabor da castanha que não tinha. Mas vc sente da água bem leve. Desculpa pelo erro.
 

Latest posts

Back
Top