Diferença do cilindro de oxigênio e de CO2.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lvccas

Well-Known Member
Joined
Jan 29, 2014
Messages
354
Reaction score
73
Pessoal, tudo bem?

Alguém pode me ajudar com esta duvida?
Falei com um amigo que mexe com equipamentos se ele sabia de algum cilindro de Co2 pra vender.
Ele comentou que tem alguns cilindros de oxigênio, mas que não entende muito e não sabe a diferença mas que visualmente são iguais.

Podem opinar? posso apenas trocar o conteúdo e utilizar um para extrair chopp?

Se servir e alguém mais quiser, posso passar o contato também.

Abraços.
 
bem, a grande diferença está na válvula, porém existe um problema que deve ser levado em consideração....
oxigênio é origem da oxidação no planeta terra, o co2 é um inibidor de oxidação...
então, é evidente que o cilindro que foi usado para o2 está mais atacado pelo oxidação... claro ele é limpo todas as vezes que é recarregado, mas não é garantia de está livre da ação do o2 por tanto tempo.... os cilindros de o2 para hospitais tem um tratamento interno, que os usados em maçaricos não tem, além de ter uma vida útil bem reduzida já que são usados para uso humano direto...
minha experiência: consegui uma garrafa de o2 de 4kg desses usados para oficinas, quando levei até a empresa que enche, me informaram que não encheriam devido a eu ter comentado que iria usar na oxigenação do mosto.... se fosse para maçarico não haveria problema, mas como iria ser para uso humano... negaram.

eu não usaria.... melhor de extintor de co2..... aki vendem por 100 reais os que estão com data de validade vencidas, mas onde eu recarrego eles limpam, fazem teste enchem, e não precisa trocar a válvula...
 
Mas extintor de CO2 não tem o risco de estar contaminado também? Ou nas condições "hostis" de dentro do cilindro nada sobrevive?

Como extintor de CO2 usado é muito mais barato que um cilindro de CO2 específico achei que encontraria mais gente usando/recomendando. Quais as desvantagens do extintor? (se houver alguma)
 
Mas extintor de CO2 não tem o risco de estar contaminado também? Ou nas condições "hostis" de dentro do cilindro nada sobrevive?

Como extintor de CO2 usado é muito mais barato que um cilindro de CO2 específico achei que encontraria mais gente usando/recomendando. Quais as desvantagens do extintor? (se houver alguma)

Contaminado por microorganismos duvido muito. Muito dificil pensar em algo que sobreviveria num ambiente sem O2, comida, e numa pressão de 80~100 bar..

Mas pode estar contaminado com impurezas, como o celiougo falou num cilindro de oxigênio feito de aço por ex... não sei se os extintores tem um acabamento que não solte coisas junto com o gás, porque ele é feito pra um uso 'grosseiro' embora seja CO2, que não corroi o metal...
 
A única diferença entre um cilindro de alta pressão de CO2, O2 industrial e O2 medicinal é a pintura externa que são de diferentes cores.
 
A única diferença entre um cilindro de alta pressão de CO2, O2 industrial e O2 medicinal é a pintura externa que são de diferentes cores.

.. não vou entrar no mérito da coisa... mas existem dados técnicos que vão de encontro a esta definição....
nas unidades da white martins, até o local onde são envasados são diferentes...
 
.. não vou entrar no mérito da coisa... mas existem dados técnicos que vão de encontro a esta definição....
nas unidades da white martins, até o local onde são envasados são diferentes...

celiougo,
Fui gerente de divisão da WM e responsável pelas exportações de cilindros da Cilbras, além de ter acompanhado a implantação da primeira fabrica de cilindros de alta pressão na AL que foi a Cilbras.
Portanto, fique à vontade para entrar no mérito da questão.
 
celiougo,
fui gerente de divisão da wm e responsável pelas exportações de cilindros da cilbras, além de ter acompanhado a implantação da primeira fabrica de cilindros de alta pressão na al que foi a cilbras.
Portanto, fique à vontade para entrar no mérito da questão.

ba dum tssssssssss
 
celiougo,
Fui gerente de divisão da WM e responsável pelas exportações de cilindros da Cilbras, além de ter acompanhado a implantação da primeira fabrica de cilindros de alta pressão na AL que foi a Cilbras.
Portanto, fique à vontade para entrar no mérito da questão.

Boa tarde Victor, entao posso usar cilindro que tenho de CO2 com O2?
 
Tecnicamente pode Ale.
Porém você terá que ter a "concordância" da WM, AGA ou outra firma qlqr, pois eles terão que ajustar o cilindro à cor correspondente e fazer o teste hidrostático.
 
aproveitando o tópico, eu acabei de ganhar um cilindro de O2, mas está vazio.

Alguém tem alguma ideia de valor de recarga em SP? Andei procurando pela internet e não achei valores.

O regulador dele é de vazão (l/min). Qual é a vazão adequada para regular e atingir a oxigenação necessária?

Abraços!
 
Tecnicamente pode Ale.
Porém você terá que ter a "concordância" da WM, AGA ou outra firma qlqr, pois eles terão que ajustar o cilindro à cor correspondente e fazer o teste hidrostático.

Que legal hehehe

E a válvula na saída do cilindro tem o mesmo encaixe também?
 
aproveitando o tópico, eu acabei de ganhar um cilindro de O2, mas está vazio.

Alguém tem alguma ideia de valor de recarga em SP? Andei procurando pela internet e não achei valores.

O regulador dele é de vazão (l/min). Qual é a vazão adequada para regular e atingir a oxigenação necessária?

Abraços!

Depende da cerveja. Tem uma tabela no Yeast do Chris White pra isso. Se não me engano a 1l/min, 60 segundos pra uma ale de OG média atinge o nivel necessario
 
Que legal hehehe

E a válvula na saída do cilindro tem o mesmo encaixe também?

A mesma Tiago.
O que muda é o regulador.
Aproveitando o tópico, tanto o O2 industrial quanto o medicinal são também a mesma coisa.
Quem quiser usar O2 industrial para cervejas também pode.
 
aproveitando o tópico, eu acabei de ganhar um cilindro de O2, mas está vazio.

Alguém tem alguma ideia de valor de recarga em SP? Andei procurando pela internet e não achei valores.

O regulador dele é de vazão (l/min). Qual é a vazão adequada para regular e atingir a oxigenação necessária?

Abraços!

Sabe qual é a cor do cilindro? Se for preto é barato se for verde é bem mais caro.
 
Qual a diferença do preto pro verde (alem da cor claro)?

Desse meu amigo é o preto.. mas no fim, é dos grandes, e ele tava pedindo 700 e fazia por 500.. (acho que um novo ta mil). Mas eu achei um de 6kg por 260 acho mais adequado.
 
Qual a diferença do preto pro verde (alem da cor claro)?

Desse meu amigo é o preto.. mas no fim, é dos grandes, e ele tava pedindo 700 e fazia por 500.. (acho que um novo ta mil). Mas eu achei um de 6kg por 260 acho mais adequado.

Luccas,
O preto é O2 industrial e o verde medicinal.
 

Victor, vi que você entende do assunto, se puder me tirar uma dúvida...
Achei um cilindro de o2 medicinal com preço bom, mas ele está um pouco enferrujado por fora.
Você sabe se por dentro acontece a mesma coisa ou o O2 puro não consegue enferrujar por dentro?
O dono de uma empresa que só vende novos me colocou medo falando que corrói de dentro para fora e tem risco de explosão.

Outra questão agora sobre Co2:
Ele também falou que existe diferença no nível de pureza para o co2 de extintor, cerveja e o medicinal (carboxiterapia). Isso é real? Eu vejo um monte de gente que só troca a válvula do extintor e deixa vermelho mesmo. Usando até pra carbonatação forçada e nunca teve problema.
Como vou fazer carbonatação forçada em keg de 50L, queria confirmar pra não ter risco de perder uma leva inteira.
 
Talvez essa página te ajude. Tem diferença sim na pureza do CO2.
http://www.praxair.com.br/gases/buy-liquid-or-compressed-carbon-dioxide-gas
screenshot-www.praxair.com.br 2015-12-15 07-26-25.png
 
Vou deixar os meus dois centavos aqui.

Embora o material do cilindro em si seja o mesmo (aço carbono ou alumínio), não se pode simplesmente "mandar encher com O2" um cilindro de CO2.

O problema reside nas vedações (orings internos e encosto da válvula) e lubrificantes (usados para montagem da válvula no cilindro e lubrificação do oring da conexão com o sistema de enchimento).

Para lidar com O2, é necessário que esses componentes sejam compatíveis com oxigênio puro. Do contrário, eles podem pegar fogo ao entrar em contato com esse gás.

Orings e lubrificantes compatíveis com oxigênio são bem caros, portanto é bem provável que equipamentos para CO2 não atendam esses requisitos.
 
As válvulas de saída são diferentes.

O cilindro de CO2 segue a ABNT 209-1, já o O2 a ABNT 218-1. Existem adaptadores, porém é muito provável que o local de recarga se negue a fazer o serviço. Infelizmente a saída é comprar o cilindro correto. O mercado livre tem preços razoáveis. Dê preferência para o regulador com fluxômetro.

O2: Válvula com coneção de saída W 21.8 x 1.1/4” DIN 477-1 Rosca Direita Externa, código ABNT: 218-1.

CO2: Válvula CGA 320 com conexão de saída 0.825 – 14 NGO Rosca Esquerda Externa, código ABNT : 209-1



Abs.
 

Latest posts

Back
Top