Diferença de temperatura entre termômetros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Boa tarde pessoal.

Estou adquirindo aos poucos meus equipamentos para produzir cerveja, e já comecei testando dois termômetros que comprei essa semana. Notei que a diferença entre eles sempre gira na casa de 1°C.

Existe uma forma de calibrar um termômetro?

Até que ponto essa diferença pode me prejudicar?

86cd9db8d5c3b8314583861df830b1c8.jpg


Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Vc pode fazer o seguinte: coloque gelo em fusão, meça a temperatura. Tem que ser zero.
Coloque em água fervente, se você estiver numa cidade litorânea ou de altitude 0 (ou próximo disso), deve ser 100. Daí, faça uma correlação linear, interpolando os valores. Pronto, vc terá uma conversão de escalas. Qualquer livro de física do ensino médio (vol. 2, geralmente) ensina a fazer isso. É um conceito basico de termometria.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Poutz, desculpa minha ignorância, eu não era dos melhores em física na escola, e já faz quase duas décadas que conclui o ensino médio, então caiu no limbo cerebral.:D:D:D

E também, na faculdade de publicidade, física passa longe. :smack:

Mas eu lembrava dessa questão da água ferver a 100°C ao nível do mar, e sabia que em altitudes maiores a temperatura de fervura muda, e como minha cidade fica a 835 m de altitude, não sei precisar a temperatura de fervura da água por aqui, achei melhor nem tentar.

Já a questão da água gelada, não sei se muda com a altitude também. Mas vou seguir sua dica.

Obrigado.
 
bem, 1 grau não é lá esta diferença toda para o processo de mosturação (que comece a treta).

Veja que por mais que tu homogenize a água e grãos tu terás alguma diferença entre várias regiões da panela. durante a sacarificação a queda de temperatura ocorre e não é assim tão significativa no resultado final.

Fica a ressalva de que esta é minha opinião pessoal. Na dúvida aplica a média (em um soma meio grau e no outro desconta)
 
Entendi.

Realmente, pelo que li da sacarificação 1 grau muda muito pouco, mas se for usar os termômetros na fermentação, pode interferir mais, não?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Cara, na fermentação o controle tem que ser eletrônico. Se vc não se preocupou em adquirir um, é pq não tá se estressando com 1° de diferença, entende?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Ainda estou quotando os equipamentos pra minha primeira brassagem, e vou sim fazer o controle eletrônico da fermentação.

Exatamente por isso abri o tópico para ver se há como calibrar os termômetros e sensores, pois creio que não adianta ter um controle eletrônico se o equipamento eletrônico está descalibrado, concorda?

E adquiri dois termômetros eletrônicos que me dão temperaturas diferentes, aí fica difícil confiar plenamente no equipamento. Gostaria de saber se há como calibra-los para poder bater com o controlador da geladeira que vou adquirir.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Entendi.

Realmente, pelo que li da sacarificação 1 grau muda muito pouco, mas se for usar os termômetros na fermentação, pode interferir mais, não?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Todo termometro doméstico é impreciso, porque o componente usado para fabricação deles é impreciso.

Os termometros que eu uso variam até 0,5ºC pra mais ou pra menos (de acordo com a especificação do fabricante), o que tá bem dentro dessa tua medição.

Honestamente, não encana, pega qualquer um e usa até morrer. Os livros podem até dizer que tem diferença, mas aqui, no mundo real, não muda.

Mostura é um processo que varia de equipamento pra equipamento, e isso inclui os instrumentos de medição.

Naturalmente tu vai começar a corrigir seu processo baseado no resultado da cerveja pronta e não por números.

Se quiser investir em qualidade, invista em fermentação, não em mostura.

Mostura perdoa, fermentação não.

Abraços.
 
E mesmo assim, um grau a mais ou a menos na fermentação, se ficar estável não vai arruinar a cerveja. Se a primeira ficar fora do esperado é só aplicar uma correção A mais ou a menos na próxima.

Uma sugestão de controlador: comprei a algum tempo no ali express o stc1000. US$12.00 Aprox.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top