[DICES BIER] Holly Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

crazydices

Well-Known Member
Joined
Feb 27, 2014
Messages
90
Reaction score
14
Depois de engarrafar minha APA e aguardar aprovação vou partir para minha segunda leva. Pensei bem e decidi partir para Witbier.

Fiz uma receita adaptada ao estilo gostaria de saber a opinião de vocês. Aqui vai:

Leva de 25L

3,2 Kg Pilsen
1,9 Kg Trigo em Flocos não maltado
0,3 Kg Aveia em Flocos
0,2 Kg Malt Munich

30g Cascade 60min

20g casca de laranja 5min
11g semente de coentro 5min

1pkt *SafBrew Ale Fermentis S-33

Deixando a cerveja com
OG - 1052
IBU - 15,5
EBC - 6,6
ABV - 5,3%

Dentro do estilo pretendido.

:mug:
 
Eu tiraria o Munich e a aveia tbm, e deixaria em 50% Pilsen e 50% trigo não maltado.

Usaria um lúpulo como o magnum em 60min, que tem um amargor suave e é bem neutro.

Também usaria uma levedura própria para witbier, tal como o bio4 wit ou o wlp400/410. O S33 vai deixar muito genérico e não vai trazer muito o estilo.
 
Eu tiraria o Munich e a aveia tbm, e deixaria em 50% Pilsen e 50% trigo não maltado.

Usaria um lúpulo como o magnum em 60min, que tem um amargor suave e é bem neutro.

Também usaria uma levedura própria para witbier, tal como o bio4 wit ou o wlp400/410. O S33 vai deixar muito genérico e não vai trazer muito o estilo.

Valeu Rodrigo pela sua opinião, só explicar o porque.

Tanto o Munich quanto a aveia tem 5% cada do total da receita, aveia ajuda a manter aquela espuma cremosa até o fim do copo, já o munich é só pra dar aquela cor.

Com relação ao lupulo Magnum tem 14% de AA enquanto o cascade tem 5,5% ou seja o amargor do magnum é maior, ou estou enganado?

Vou ver esse esquema da levedura valeu!
 
Valeu Rodrigo pela sua opinião, só explicar o porque.

Tanto o Munich quanto a aveia tem 5% cada do total da receita, aveia ajuda a manter aquela espuma cremosa até o fim do copo, já o munich é só pra dar aquela cor.

Com relação ao lupulo Magnum tem 14% de AA enquanto o cascade tem 5,5% ou seja o amargor do magnum é maior, ou estou enganado?

Vou ver esse esquema da levedura valeu!

Então, o trigo não maltado já deixa com bastante retenção e persistência de espuma, por conta de seu alto teor protéico (não se esqueça da parada protéica).

A característica visual básica da witbier é a palidez (wit é branco em flamengo), portanto, ela tem que ser o mais sem cor possível.

Já o lúpulo, o amargor do magnum é maior, mas ele é mais neutro. Como tem mais AA, deve ser usado menos para manter na mesma faixa de IBU.
 
Eu fiz uma wit com 50%/50% malte e trigo em grão, usando bazuka não houve entupimento.

desculpe, mas quando se faz 50/50 vc não esta fazendo uma weiss?? uma wit não teria que ter uma porcentagem menor de trigo/aveia?
 
desculpe, mas quando se faz 50/50 vc não esta fazendo uma weiss?? uma wit não teria que ter uma porcentagem menor de trigo/aveia?

Segundo o bjcp pode-se usar até 50% de trigo não maltado numa wit (estilo 26a). Mas tenho que me corrigir, verificando a receita vi que usei na verdade 40% de trigo.
 
para ser uma cerveja de trigo alemão, vc obrigatoriamente usaria trigo maltado em pelo menos 50% da composição dos grãos, e usaria leveduras próprias da cerveja de trigo alemão, como wlp300, bio4 heffeweizen, wb-06...
 
Ae galera, ontem saiu a produção da primeira Witbier. Fiz alteração na receita de lupulo com a dica de alguns amigos, usei 11grs de Magnum, usei casca de laranja. Espero que fique boa.

24 litros com OG 1053 e fermentando a 18ºC. Agora só aguardar 1 semana e verificar atenuação, então partiu segunda fermentação aumentando temp pra 23~

Detalhe que senti bastante dificuldade foi na hora da recirculação/lavagem, o volume que saia da panela era beeeem pequeno.
 
Alguém sabe me dizer o que aconteceu na hora da recirculação/filtragem?? Os ingredientes usados são esses ai que citados, senti uma dificuldade grande, o sistema não estava entupido, mas a quantidade de mosto que saia da panela era muuuito pequena. Será que se colocasse casca de arroz melhora a filtragem?
 
Alguem pode me dar uma luz.. domingo agora bateu 7 dias de fermentação, agora já quase não sai bolhas fementou a semana toda a 18ºC e de sabado pra hoje subi pra 21ºC. Fiz o starter no fermento como manda o procedimento guenther heheh.

Porem quinta feira medi a densidade bateu 1,021 e domingo tb os mesmo 1,021.

Será que espero chegar ao esperado 1,013? será que aumento mais a temperatura pra uns 22ºC?? será que coloco mais fermento? o que fazer?

HELP AI
 
Back
Top