Dica de receita Dado Bier Belgian / Leffe Brune

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romulo1

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
216
Reaction score
38
Pessoal,

Ano passado fiz uma cópia da Leffe Brune que foi agradável a diversos odiadores de lúpulo, principalmente o público feminino. Que estilo ela se encaixa? Adaptei a receita pra conseguir mais ácool (8%). Mas como eu sou um exímio destruidor de receitas no beersmith, acabei sobrescrevendo essa receita que eu estava usando pra aprender a mexer no software.

Recentemente experimentei a Dado Bier Belgian Ale. Que seria o que eu estava esperando em termos de malte/doçura/álcool.
Alguém tem alguma receita pra isso?

Abraços
 
Olá @romulo

No site da revista tem uma receita: https://byo.com/stories/item/2827-belgian-blond-style-profile

Abraços,

Pessoal,

Ano passado fiz uma cópia da Leffe Brune que foi agradável a diversos odiadores de lúpulo, principalmente o público feminino. Que estilo ela se encaixa? Adaptei a receita pra conseguir mais ácool (8%). Mas como eu sou um exímio destruidor de receitas no beersmith, acabei sobrescrevendo essa receita que eu estava usando pra aprender a mexer no software.

Recentemente experimentei a Dado Bier Belgian Ale. Que seria o que eu estava esperando em termos de malte/doçura/álcool.
Alguém tem alguma receita pra isso?

Abraços
 
Ops, distração (essa blonde eu já fiz)

Nessa eu não vou poder ajudar..

Abraço,
 
pois é... Essas duas, a dado bier e a leffe brune, são relativamente parecidas. ó que não sei o estilos delas.
Já provei outras belgian dark, belgian strong...e elas são mais maltadas e menos dcoes que dado bier belgian e a leffe brune.

Se conseguirem me ajudar a definir o estilo doce/álcoolico/maltado, já é uma boa ajuda!
 
Pessoal,

Ano passado fiz uma cópia da Leffe Brune que foi agradável a diversos odiadores de lúpulo, principalmente o público feminino. Que estilo ela se encaixa? Adaptei a receita pra conseguir mais ácool (8%). Mas como eu sou um exímio destruidor de receitas no beersmith, acabei sobrescrevendo essa receita que eu estava usando pra aprender a mexer no software.

Recentemente experimentei a Dado Bier Belgian Ale. Que seria o que eu estava esperando em termos de malte/doçura/álcool.
Alguém tem alguma receita pra isso?

Abraços

Oi Romulo,

A Leffe Brune é uma Belgian Dubbel. Eu diria que o principal elemento dessa cerveja é o fermento, em segundo o malte juntamente com o candi sugar escuro usado pra dar o sabor característico.

Então se vc quiser fazer um ótimo exemplar, em primeiro lugar escolha bem seu fermento. Acho que o único nacional disponível é da dr. yeast, senão pode tentar White Labs. A bio4 não possui fermento especifico pro estilo, sendo o mais próximo o trappist, mas será algo diferente.

Quanto aos maltes e candi sugar vc pode usar base pilsen ou pale ale, uns 10% de candi sugar escuro, e de 3 a 5% de maltes special b, caramelo (pelos 120 ebc) e aromático/biscuit/algum tostado nessa faixa de cor (40~50 ebc), deve te dar a cor e o perfil certos, se o candi sugar for escuro.

Pro candi sugar vc pode fazer vc mesmo, utilizando cal virgem ou soda culinária. Existe um tópico aqui no fórum que traz informações e referências pra isso.

Abraço
 
Pois é Tiago.
Já tinha chegado a isso, só que a Leffe Brune é a mais diferente das outras Belgian Dubbels que experimentei. A leffe é bem mais adocidada e segundo o bjcp, tem que ter >7.5% ABV. A leffe tem 6,8, mas tá ok.

Já a Dado Bier sim acho que é uma Belgian Dubbel (18B), mas de novo vem a doçura, sendo a Dado Bier Belgian Ale também mais doce que as outras Belgian Dubbels que provei...

Minha "querência" é que a receita fique adocicada. Não quero que todo o açúcar da receita vire álcool. Parto pra um underpitch?
 
Back
Top