Diametro chiller HLT para Herms

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jobsvaldo

Member
Joined
Feb 11, 2014
Messages
10
Reaction score
0
Galera, boa noite
Estou montando meu sistema herms com bomba de re circulação e tenho dúvidas de qual diâmetro usar no chiller de imersão que ficará dentro do HLT.
Os convencionais que vendem de cobre ou alumínio são de 3/8", porem com um fluxo de 1/2" da bomba tenho receio de ser muito forte.
Qual diâmetro de vocês recomendariam?
 
Uso uma serpentina de alumínio de 15m, 3/8", para 20 litros.
Não uso panela independente para o HERMS, mas sim no HLT, como você pretende fazer, pelo que entendi.
Funciona muito bem.
Sobre o fluxo ficar muito forte, qual a bomba que vai utilizar?
Pergunto, pois dependendo de qual, é só colocar uma válvula para controlar a vazão na saída da bomba.
 
Galera, boa noite
Estou montando meu sistema herms com bomba de re circulação e tenho dúvidas de qual diâmetro usar no chiller de imersão que ficará dentro do HLT.
Os convencionais que vendem de cobre ou alumínio são de 3/8", porem com um fluxo de 1/2" da bomba tenho receio de ser muito forte.
Qual diâmetro de vocês recomendariam?


Geralmente usa-se 1/2" ou 3/8".

Quanto ao fluxo, bote um registro esfera na saída da bomba que tá tudo certo, ou use um redutor de 1/2" para 3/8". Eu coloquei um registro na minha, pois libero todo o fluxo para fazer whirlpool.

A entrada da bomba deve estar sempre com a vazão máxima e conectada em mangueiras de 1/2".

Abraços
 
@diogotafas Como assim?


Como é feito o engate da serpentina do herms nas conexoes de saída da panela... Se é soldado ou existe algum nipple que ajude nisso... Pois não sei como ligar o tubo nas conexoes da panela sem ser soldando
 
Como é feito o engate da serpentina do herms nas conexoes de saída da panela... Se é soldado ou existe algum nipple que ajude nisso... Pois não sei como ligar o tubo nas conexoes da panela sem ser soldando

Não é necessário soldar a serpentina.

É só usar mangueiras.

Saída da panela dos grãos -> bomba -> serpentina -> de volta para a panela dos grãos.
 
1/2 polegada, na minha visão é a melhor bitola, pois não restringe muito.

Diminuir o fluxo é sempre fácil pois você pode fazer isso com uma válvula na saída da bomba. O problema do 3/8 é que em certos casos a serpentina por si só é tão restritiva que te limita a usar uma recirculação mais forte quando quiser.

Abraço,
 
Pessoal alguém saberia recomendar algum local em Porto Alegre ou grande Porto Alegre que possa dobrar as serpentinas para encaixar no meu HERMS? Obrigado, Mauro
 
Back
Top