Deu ruim...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacolino

Member
Joined
Feb 20, 2018
Messages
14
Reaction score
0
Pessoal,
Comecei no domingo (18/02) a fazer 10L de Monroe Blonde Ale da WE. A minha mosturação deu meio ruim... na metade não tinha acusado amido e no final acusou... e não me lembrava que era para deixar um pouco mais :( (total de 1hora de mostura), fiz a filtração, fervura nos tempos certos, hidratei um pacotinho de S-04, resfriei o msto e coloquei o mosto sobre o fermento no fermentador (uns 5-10ºc de diferença), chacoalhei, lacrei e botei o airlock, 5 horas depois já estava dando sinal de vida, no outro dia la pelo final da tarde o alcool do airlock já estava quase no final (acredito que devido ao trabalho de tanto borbulhar), coloquei ate a marca e no outro dia quase não tinha mais pressão e o alcool se manteve quase no mesmo nivel... ai no final do dia eu abri e já senti o cheiro de cerveja e o de alcool (de cerveja, não o do airlock), hoje (21/02) falei com umas pessoas e me disseram que pela quantidade que deu (uns 8L), quantidade de fermento, e amido ainda presente, é aceitavel que se conclua em 2 dias a fermentação..... li que dava para colocar mel no fermentador para dar um UP e me falaram que era para deixar quieto..... mas..... como sou teimoso.. botei uns 50ml :pipe: será que deu muito ruim? acho que vou esperar mais uns dias e colocar para maturação e seja que Deus quiser... ou será que já coloco e aproveito para usar como priming depois?
é como aquele ditado " É fazendo c..... que se aduba a vida" :D
 
Esse mel que você colocou não deve fazer quase diferença, até porque é muito pouco.. vai só aumentar bem pouco o teor alcólico... Eu desconsideraria e continuaria a programação normal de fermentação, maturação, etc..
 
Amigo, você está tendo aquela ansiedade comum que todos temos no começo. A resposta mais rápida é o que disseram: atividade do airlock é um parâmetro péssimo de atividade de fermentação.

A melhor forma é avaliar a densidade com um densímetro. E não apenas uma vez: ver a curva de alteração com o tempo, como por ex. duas medições com dois dias de espaçamento.

Agora a dica mais difícil: tenha paciência. Fazer cerveja é um treino para ter calma. Deixe as coisas tomarem seu tempo. E toda vez que ficar ansioso e com dúvida: se intere do assunto, dê uma lida nos posts fixos e na literatura. Aqui vão algumas máximas que você vai ouvir por ai que não poderiam faltar:

- Airlock não é densímetro
- RTFP (Read the F%$# Palmer) - leia o livro do Palmer (How to Brew)

Abs :mug:
 
haja paciência kkkk hj fui ver e apareceu umas 20-30 larvinhas do tamanho da ponta de uma agulha na volta do airlock e na tampa dele:s olhei internamente do airlock e do fermentador e não vi sinal delas... espero que não entrem hehe
 
WTF?? :smack: eu entraria em pânico! kkkkk
acabei de tirar uma amostra... ta bem clarinha... mas densa... cheiro ta bom, mas não senti muito gosto... o gosto do alcool veio depois.. não sei pq.... mas ta indo a bagaça kkkk
 
Cara, apareceram larvas de mosca em volta do air-lock do seu fermentador?? PQP !!

E vc preocupado com 50 ml de mel...

Amigo... Reveja seus estudos sobre limpeza, sanitização e acondicionamento. Está muito ruim.
 
Cara, apareceram larvas de mosca em volta do air-lock do seu fermentador?? PQP !!

E vc preocupado com 50 ml de mel...

Amigo... Reveja seus estudos sobre limpeza, sanitização e acondicionamento. Está muito ruim.

1º - as larvinhas foi 1 dia depois de colocar o mel
2º - apareceu somente do lado externo, internamente esta limpo, sem sinal delas
3º - em nenhum momento disse que eram de moscas... podem ser qualquer coisa... como falei são do tamanho da ponta de uma agulha....
4º - elas já desapareceram...
5º - se a minha limpeza foi "muito ruim" como vc disse... que alias... nem viu como ela esta armazenada e foi limpada... imagina se tu for olhar a de muitos outros que estão fazendo a 1ª brassagem.... ia acabar chamando a vigilância sanitária para essas pessoas... pq que deve ter coisas muito piores...
 
Cara, não trate isso como coisa pessoal... Não estou te rotulando como pior ou melhor que ninguém. Se eu fosse tentar arrumar explicações e conjecturas para cada cag@da que já fiz, eu estaria escrevendo ou falando até ontem, rs.

Vc poderia tentar entender como "apareceram" larvas no seu fermentador, para evitar outros eventuais transtornos. Não tenho muita experiência, me considero um aprendiz e até agora, nunca tinha lido algo como larvas no fermentador, por isso meu espanto. O que eu penso é que para ter larvas tem q ter havido um modo de elas chegarem até ali, elas não simplesmente "aparecem". Creio q alguma mosca posou e depositou os ovos. E mesmo sendo estas do tamanho de cabeças de agulha, podem muito bem ser de moscas (hipótese q acredito), pois até crescerem e ficarem com a aparência habitual conhecida demora certo tempo.

Continuando, para moscas terem depositado ovos alí, ou elas o fizeram antes de vc armazenar na geladeira ou conseguiram entrar na sua geladeira (ou já estavam lá, de algum modo) por alguma abertura. Mas só colocaram seus ovos alí pq existia matéria orgânica disponível, ou seja, uma possível deficiência na limpeza (possível, não certa).

De qualquer forma, ter larvas espalhadas pela tampa do seu fermentador, incluindo o orifício do airlock não é NADA BOM. Agora vc escolhe encarar isso como um toque, uma crítica construtiva ou um ataque direto meu a sua pessoa:)confused:), coisa que é inútil num fórum sobre cerveja artesanal...

Não conheço as pessoas que vc está se comparando, mas no meu caso por exemplo, nas minhas primeiras brassagens gastava 1 dia só pra limpar tudo e um rio de sanitizante para "lavar" toda parafernália na parte fria da brassagem:D... um exagero, coisa de iniciante bitolado com limpeza e sanitização.

Boas brejas.
 
Cara, não trate isso como coisa pessoal... Não estou te rotulando como pior ou melhor que ninguém. Se eu fosse tentar arrumar explicações e conjecturas para cada cag@da que já fiz, eu estaria escrevendo ou falando até ontem, rs.

Vc poderia tentar entender como "apareceram" larvas no seu fermentador, para evitar outros eventuais transtornos. Não tenho muita experiência, me considero um aprendiz e até agora, nunca tinha lido algo como larvas no fermentador, por isso meu espanto. O que eu penso é que para ter larvas tem q ter havido um modo de elas chegarem até ali, elas não simplesmente "aparecem". Creio q alguma mosca posou e depositou os ovos. E mesmo sendo estas do tamanho de cabeças de agulha, podem muito bem ser de moscas (hipótese q acredito), pois até crescerem e ficarem com a aparência habitual conhecida demora certo tempo.

Continuando, para moscas terem depositado ovos alí, ou elas o fizeram antes de vc armazenar na geladeira ou conseguiram entrar na sua geladeira (ou já estavam lá, de algum modo) por alguma abertura. Mas só colocaram seus ovos alí pq existia matéria orgânica disponível, ou seja, uma possível deficiência na limpeza (possível, não certa).

De qualquer forma, ter larvas espalhadas pela tampa do seu fermentador, incluindo o orifício do airlock não é NADA BOM. Agora vc escolhe encarar isso como um toque, uma crítica construtiva ou um ataque direto meu a sua pessoa:)confused:), coisa que é inútil num fórum sobre cerveja artesanal...

Não conheço as pessoas que vc está se comparando, mas no meu caso por exemplo, nas minhas primeiras brassagens gastava 1 dia só pra limpar tudo e um rio de sanitizante para "lavar" toda parafernália na parte fria da brassagem:D... um exagero, coisa de iniciante bitolado com limpeza e sanitização.

Boas brejas.

tranquilo...
é que em nenhum momento vi moscas na volta... e eu na limpeza eu me preocupei mais com o interior do que o exteriror... dentro botei Qboa, alcool 94, detergente, iodo, etc..... e por fora uma boa lavada, mas com menor intensidade do que a que foi do interior... e quando botei o mel eu limpei com alcool 94% o airlock e entorno, o que pode ter acontecido é ter ficado uma ponta de mel mais abaixo e por fora que não tenha visto e surgiu algo dali e foram subindo as desgramas.... hj vou começar a baixar a temperatura e preparar pra trocar de recipiente pra maturar... e cuidar pra não ter contaminação com elas ;)

"A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde"
- Pagodinho, Zeca
 
Tira uma foto destas larvas e poste aqui, por favor.


Sent from my iPhone using Tapatalk

o problema que nem com zoom da pra ver... é um bolinha do tamanho ou menor do que uma ponta de alfinete... tive que olhar bem de perto pra ver se mexendo.. :s
 
o problema que nem com zoom da pra ver pela foto.. é um bolinha do tamanho ou menor do que uma ponta de alfinete... tive que olhar bem de perto pra ver se mexendo.. :s
 
tranquilo...
é que em nenhum momento vi moscas na volta... e eu na limpeza eu me preocupei mais com o interior do que o exteriror... dentro botei Qboa, alcool 94, detergente, iodo, etc..... e por fora uma boa lavada, mas com menor intensidade do que a que foi do interior... e quando botei o mel eu limpei com alcool 94% o airlock e entorno, o que pode ter acontecido é ter ficado uma ponta de mel mais abaixo e por fora que não tenha visto e surgiu algo dali e foram subindo as desgramas.... hj vou começar a baixar a temperatura e preparar pra trocar de recipiente pra maturar... e cuidar pra não ter contaminação com elas ;)

"A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde"
- Pagodinho, Zeca

Use Álcool 70. O Álcool 94% não é indicado.

https://foodsafetybrazil.org/afinal...ficaz-como-bactericida-que-o-alcool-absoluto/
 
segue uma foto... vou colocar duas garrafinhas já para carbonar e maturar ao mesmo tempo... o resto vou deixar maturando de boa...
Obs.: a garrafa é transparente, mas estou cobrindo ela para não pegar iluminação...
 

Attachments

  • 28378730_2046140122079294_8062392870194541830_n.jpg
    28378730_2046140122079294_8062392870194541830_n.jpg
    46.8 KB · Views: 34
Back
Top