Densidade final não atingida - Brown Porter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeandroAllves

Active Member
Joined
Nov 29, 2013
Messages
32
Reaction score
2
Caros,

Fiz uma Brown Porter há uma semana, porém a densidade final ainda está muito alta, 1,021, medida com densitômetro. A receita foi elaborada no Beer Smith, com densidade final estimada em 1,014. A OG ficou em 1,047, o esperado era 1,052. A mostura foi de 90 minutos à 67ºC, fervura de mais 90 minutos, fermento hidratado e inoculado à 19ºC. Ficou fermentando três dias à 19ºC e subi a temperatura até os 22ºC, temperatura atual.
Ai vem as duvidas: essa densidade final cairá? Fiz alguma coisa errada? Dá para corrigir? Ou agora é dar sequencia no processo sem me preocupar com essa densidade?

Obrigado!
 

Attachments

  • Brown Porter.PNG
    Brown Porter.PNG
    21.7 KB · Views: 104
Vc usou uma quantidade bem alta de maltes especiais, quase 25%, pode ser isso, mas mesmo assim, 1,021 é uma densidade muito alta pra essa OG.

O seu processo parece correto, como descrito, alguma coisa deve estar acontecendo. A fermentação já acabou mesmo? vc manteve os 22ºC até parar de borbulhar/atenuar?

Por curiosidade, vc usou brown malt mesmo? onde conseguiu isso?

Abraço
 
tem certeza que não ta esfriando durante a noite? a geladeira de fermentação fica fora ou dentro da residência?

Dê mais um tempo.

Também to na dúvida do Brown malt. Ele deve ser só um pouco mais tostado né, não é sacarificado e depois seco e tostado? Se for, pode ser que sua cerveja fique muito dulçor residual
Quase 10% de caramunich II pra esse tanto de malte base... eu já acho demais! mais é questão pessoal!
 
Fermento hidratado ok. Mas quantos litros foi pro fermentador?
 
Vc usou uma quantidade bem alta de maltes especiais, quase 25%, pode ser isso, mas mesmo assim, 1,021 é uma densidade muito alta pra essa OG.

O seu processo parece correto, como descrito, alguma coisa deve estar acontecendo. A fermentação já acabou mesmo? vc manteve os 22ºC até parar de borbulhar/atenuar?

Por curiosidade, vc usou brown malt mesmo? onde conseguiu isso?

Abraço

Tiago, parou de borbulhar há dois dias e desde então a densidade se manteve em 1,021.
Comprei o brown malt na malte e cia.
 
tem certeza que não ta esfriando durante a noite? a geladeira de fermentação fica fora ou dentro da residência?

Dê mais um tempo.

Também to na dúvida do Brown malt. Ele deve ser só um pouco mais tostado né, não é sacarificado e depois seco e tostado? Se for, pode ser que sua cerveja fique muito dulçor residual
Quase 10% de caramunich II pra esse tanto de malte base... eu já acho demais! mais é questão pessoal!

Scaranello, a geladeira fica numa área fechada, para aquecer durante a noite, eu ligo uma lampada no TIC, procuro controlar o máximo possível a temperatura. Nunca havia feito uma Porter, tomei como base a receita no livro do Jamil - Brewing Classic Styles.
 
Fermento hidratado ok. Mas quantos litros foi pro fermentador?

Fagner, eu configurei no Beer Smith equipamento para 23 litros no fermentador e foi essa a quantidade que consegui. Acho que pela quantidade de litros 02 pacotes de fermento seriam mais que suficiente, certo? Pode ter ocorrido alguma contaminação?
 
Fagner, eu configurei no Beer Smith equipamento para 23 litros no fermentador e foi essa a quantidade que consegui. Acho que pela quantidade de litros 02 pacotes de fermento seriam mais que suficiente, certo? Pode ter ocorrido alguma contaminação?

Quantidade ok pelo jeito, e contaminação geralmente atenua mais e não ao contrário.
 
Boa noite! !!

Mede a densidade da água com esse densimetro e veja se da algo bem proximo de 1!
 
Back
Top