Dúvidas quanto aos Cálculos (Tinseth e Pitching Rate)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marceloforpresident

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
88
Reaction score
58
Pessoal,

Durante minha primeira brassagem, como esperado, foi uma baita correria, um pouco de afobação com pitadas de nervosismo.

Possuo uma planilha com alguns cálculos, que planejei ajustar na hora H.
O problema é que, no nervosismo, esquecia quando deveria computar OG pré-fervura ou OG pós-fervura.

1. A Fórmula TINSETH baseia-se na densidade Pré-fervura, para 'determinar' o IBU da ceva, correto?

2. A fórmula de PITCHING RATE baseia-se na densidade Pós-fervura, para determinar a quantidade de fermento, correto?

3. Se não for pedir demais, poderiam me dizer se o cálculo que fiz de pitching rate está correto?
- Mosto: 17,3 Litros
- OG pós-fervura: 1.082
- Fermento utilizado: Fermentis US-05 - 2 pacotes de 11,5gr

(23*6000) / 17300 / 19,103 = 0,42 -> Muito abaixo do indicado, que seria 0,75 para Ales, correto?

-> Supondo que o cálculo esteja certo, acho que eu teria que utilizar 4 pacotes de fermento, totalizando 0.84 de pitching rate, levando em conta que, "Se for para errar, erre para mais".
 
Opa!

1. As fórmulas se baseam no volume da batelada/tempo de fervura pra isomerizar os alfa-ácidos/quantidade de alfa-ácidos e peso
pro Tinseth, leva em consideração a fator de utilização.. sg por tempo.. tem uma tabela nesse site mostrando a relação: http://www.brewersfriend.com/ibu-calculator/




se for com FWH, ou com mash hoping, levam em consideração tb mudanças de isômeros desse ácidos e mais umas coisas

2. Sim, densidade pós-fervura (OG)

3. Ideal: 0,75 Bi x Litros x Platos ... 0,75x17,3x20 ~260bi
Sua conta: y x 17,3 x 20 = 115bi
piching rate de 0,33

o US-05 é guerreiro, boto fé nele! haheuae

mas falando sério, deu um underpiching grande.. se for pra fazer com OG alta, já pense numa taxa de 1 ao invés de 0,75..

acompanha a fermentação.. se ela terminar uma FG alta, considere adiconar mais fermento. O ideal nessa caso seria ativa-lo previamente num mosto ao invés de simplismente hidratar e jogar.. (ou um krausen tb serve)

abraço!
 
1. As fórmulas se baseam no volume da batelada/tempo de fervura pra isomerizar os alfa-ácidos/quantidade de alfa-ácidos e peso
pro Tinseth, leva em consideração a fator de utilização.. sg por tempo.. tem uma tabela nesse site mostrando a relação: http://www.brewersfriend.com/ibu-calculator/

Cara, se entendi certo, esse calculo do Brewerfriend já mostra qual a Densidade do Mosto antes de iniciar a fervura, no campo Estimated Boil Gravity... PERFEITO

acompanha a fermentação.. se ela terminar uma FG alta, considere adiconar mais fermento. O ideal nessa caso seria ativa-lo previamente num mosto ao invés de simplismente hidratar e jogar

Neste caso teria que ser mais uns 2 pacotes, né?
 
Cara, se entendi certo, esse calculo do Brewerfriend já mostra qual a Densidade do Mosto antes de iniciar a fervura, no campo Estimated Boil Gravity... PERFEITO



Neste caso teria que ser mais uns 2 pacotes, né?

Isso... só pra complementar.. se quiser saber certinho as fórmulas, pode achar aqui: http://goronah.blog.br/2014/artesanato/o-be-a-ba-da-lupulagem-calculando-o-lupulo

O beersmith é um ótima programa que facilita o calculo do IBU, além dessas ferramentas online de fazer receitas

Acho que fica bom com mais 2 pacotes..
abraço!
 
Back
Top