Dúvida referente a OG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Boa noite caros amigos!!! Desde algum tempo a minha OG e FG não tem batido conforme o programado.
Embora não seja um motivo tão preocupante gostaria de saber o porque.
Hoje precisamente brassei uma weiss que a OG pretendida era 1.047 ,. Utilizei 5.125 kg de malte ,. Com relação de água primária para 12,8 litros e lavagem com 19 aprox.
Minha OG fico em 1.060,. Completamente fora da grade para o estilo. Gostaria de saber onde está o erro,. Já que as informações calculei pelo beersmith.
Desde já obrigado por contribuir com meu conhecimento.
 
Alvaro, quanto está a % de eficiência no seu software? Com 75% de eficiência, seriam precisos +- 4kg de malte para 1044 de OG, então pode ser que além de ter uma boa eficiência, você esteja usando malte demais, por isso a OG mais alta.

Abraço.
 
Coloquei 65% na eficiência.
Será que não está me faltando lavar mais os grãos para baixar mas a OG?
 
Alvaro, quanto está a % de eficiência no seu software? Com 75% de eficiência, seriam precisos +- 4kg de malte para 1044 de OG, então pode ser que além de ter uma boa eficiência, você esteja usando malte demais, por isso a OG mais alta.

Abraço.[/



Coloquei 65% na eficiência.
Será que não está me faltando lavar mais os grãos para baixar mas a OG?
Tu acha que para 18-20 litros 5 kg de malte e muito?

Abraço
 
Last edited:
drelimainacio entorno disso , mas teoricamente beersmith estava programado para 19 L
 
Alvaro, abre sua receita, não mexe em nada de ingredientes. Muda a eficiência até a OG ficar em 1060, que é o que você alcançou. Depois disso (imagino que deva ficar acima de 75%), ai você baixa a carga de malte até chegar nos 1047 e verá como usou malte a mais e seu sistema está muito bom de eficiência.
 
drelimainacio ok! Mas para minhas próximas levas , como procedo para configurar a eficiência???
 
drelimainacio ok! Mas para minhas próximas levas , como procedo para configurar a eficiência???

Antes de mexer na eficiência vc tem que descobrir exatamente quanto vc tá levando pro fermentador, 2 ou 3 litros a menos fazem diferença grande na OG.

Vc ainda pode medir isso nessa leva quando for fazer priming, marcando a litragem, de 1 em 1 ou 2 em 2 litros, no balde do priming e depois medindo quanto de lodo sobrou no fermentador, soma os dois e vc vai ter uma medida mais precisa.

Daí depois vc insere esse valor na litragem da leva no beersmith e vê quanto foi sua eficiencia real.

Cair exatamente na OG planejada é uma questão de experiência com o equipamento que vc usa, tem que ir conhecendo as perdas, taxa de exaporação, espaço morto, perda pra trub, etc etc... leva um tempo medindo com cautela tudo isso aí...

Abraço
 
Tiago,.,
Balew pela resposta!
Eu não faço priming a algum tempo.
Mas vou tentar ir mais a fundo,. Fazendo esses cálculos antes de largar no post-mix.
Uma outra duvida que me surgiu agora.,., se numa leva temos menos litros do que esperado ,. Isto afeta diretamente nos IBU'S ,.!?
E correto?

Obrigado
Abraço
 
Tiago,.,
Balew pela resposta!
Eu não faço priming a algum tempo.
Mas vou tentar ir mais a fundo,. Fazendo esses cálculos antes de largar no post-mix.
Uma outra duvida que me surgiu agora.,., se numa leva temos menos litros do que esperado ,. Isto afeta diretamente nos IBU'S ,.!?
E correto?

Obrigado
Abraço

tanto no IBU, quanto na densidade, quanto na coloração, etc.
é fácil de visualizar isso alterando o batch size (volume de líquido dentro do fermentador) no beersmith.
 
Tiago,.,
Balew pela resposta!
Eu não faço priming a algum tempo.
Mas vou tentar ir mais a fundo,. Fazendo esses cálculos antes de largar no post-mix.
Uma outra duvida que me surgiu agora.,., se numa leva temos menos litros do que esperado ,. Isto afeta diretamente nos IBU'S ,.!?
E correto?

Obrigado
Abraço

Se ter menos litros finais significar maior OG, sim, tanto na percepção quanto efetivamente altera o IBU.

Efetivamente eu quero dizer que quanto mais alta a OG durante a fervura, menos eficiente é a utilização do lúpulo, isso é, menos alfa-ácidos isomerizados. Na percepção é que quanto mais alta a OG mais doçura residual de malte pode haver, o que contra-balanceia a percepção do amargor.

Abraço
 
alemonez
Opaaa,. Essa e nova!! Eu sou ruim de beersmith.
Onde tu configura isso?
 
Tiago: então a minha hipóteses de ter lavado com menos água que o necessário pode ter lógica?
 
alemonez
Opaaa,. Essa e nova!! Eu sou ruim de beersmith.
Onde tu configura isso?

sugiro que procure tutoriais na net sobre como utilizar o beersmith. esse vídeo aqui vai te ajudar a entender um pouco melhor o programa, mas não se detenha apenas a ele: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=O7stiypaj4E[/ame]
 
Certo Tiago,. De aqui a uma semana mais o menos quando tirar do fermentador terei essa informação mais detalhada.
Obrigado pela ajuda

Abraço
 
caros amigos!!!
Finalmente consegui fazer um ajuste na minha panela que melhorou notavelmente a OG/FG.
POREM:
fiz uma leva de 10 litros como teste com eficiência a 65% e deu certo. fiz também uma leva para 20 litros com a mesma eficiência e deu errado. Nas compensação teria que colocar mais dois litros e pouco de água para chegar a o valor real de eficiência.
Isto pode acontecer? Quanto maior e a quantidade de grão maior e a eficiência:???

Abraços
 
Back
Top