Dúvida na minha Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoRamos

New Member
Joined
Aug 12, 2016
Messages
4
Reaction score
0
Amigos, estou pra fazer uma witbier pela primeira vez esta semana e gostaria da opinião de vocês. Pesquisei bastante informações sobre o estilo e cheguei a seguinte receita.

Leva de 60L

Mostura

5,00 kg Pilsen
3,00 kg Pale Ale
3,00 kg Trigo não maltado
1,50 kg Malte de Trigo
0,30 kg Aveia

Fervura

15,00 g Sterling - Fervura 60,0 min
35,00 g Sterling - Fervura 30,0 min
21,00 g Coentro - Fervura 10,0 min
35,00 g Sterling - Fervura 10,0 min
150,00 g Casca de Laranja - Fervura 5,0 min
15,00 g Gengibre - Fervura 5,0 min

Estou um pouco em dúvida se a proporção de malte está boa e PRINCIPALMENTE o tempo de fervura e quantidade do coentro, casca de laranja e gengibre. Pretendo fazer as rampas de temperatura: 20min 50ºC / 30min 64ºC / 30min 68ºC / Mash Out 10min 76ºC

Como nunca fiz Witbier, aceito sugestões... hehe
 
Eu colocaria todo o lúpulo a 60 min, witbier não tem como característica o aroma de lúpulo. 150g de casca de laranja pra 60l eu acho muito. A última que fiz coloquei 0,5g de coentro por litro e 1g de casca de laranja por litro. Ficou muito bacana, lembrando bastante a mãe das witbier, a hoegaarden. Quanto ao gengibre, nunca usei em witbier.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Witbier normalmente leva só pilsen

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Se quiser uma wit tradicional utilize Pilsen e Trigo..

Mas é aquele negócio, a cerveja é sua, se achar que o Pale Ale vai ficar bom, toca o pau e depois conta como ficou..
 
Se quiser uma wit tradicional utilize Pilsen e Trigo..

Mas é aquele negócio, a cerveja é sua, se achar que o Pale Ale vai ficar bom, toca o pau e depois conta como ficou..

Use só pilsen e trigo, 50% pilsen, 25% malte de trigo e 25% trigo em flocos.

Pale vai deixar ela mais maltada e concorrer com as especiárias.
 
Use só pilsen e trigo, 50% pilsen, 25% malte de trigo e 25% trigo em flocos.

Pale vai deixar ela mais maltada e concorrer com as especiárias.

Engarrafei a minha segunda leva de wit ontem, e as duas foram com essas medias, Jander, exceto pelos 5% de aveia em flocos a mais.

Concordo com o slavik. Minhas medidas foram bem parecidas, algo como 1g/l laranja e 0,6g/l coentro, e o resultado foi bem satisfatório. Só lembrando que, fazendo o que recomendam, quebrei bem as sementes de coentro. Não moí nem deixei elas inteiras.

Outra coisa é que eu inverteria o tempo de fervura das especiarias. Faria a 10min a casca de laranja e a 5min o coentro. Só 5min pra laranja, nessa proporção de 1g/l, aqui praticamente não apareceu. Ou então, dá pra ferver tudo 10min. Na segunda leva fiz assim.
 
Olá pessoal, este é meu primeiro post. Acompanho o forum faz um tempo e tenho vários posts favoritados.

Vou fazer agora em janeiro minha segunda brassagem, uma Witbier. O que acham da minha receita ?

Witbier 10 Litros (Biab)

Mostura:
60% Pilsen Agrária
40% Trigo claro Schill

Fervura:
7g Northern Brewer (60 m)
6g Hallertauer Hersbrucker (45 m)
30g Camomila (45 m)
30g Semente de Coentro (15 m)
10g Casca de laranja (5 m)
T-58

Beersmith:
SG 1055
IBU 19,5%
Cor 7%
ABV Est 5,1%

Estive lendo sobre adicionar cerca de 0,05g de açucar cristal junto dos maltes. Será ?
Estou em dúvida também em colocar Trigo em Flocos.

O que acham ?
 
Back
Top