Dúvida: Carbonatação e a luz?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbguitel

Well-Known Member
Joined
Jun 16, 2016
Messages
69
Reaction score
19
Galera, aqui na minha cidade estava bem frio e eu resolvi carbonatar as cervejas nas garrafas dentro da geladeira, com a lâmpada, para ficar entre 18 e 20 graus.

A dúvida é a seguinte: a luz faz mal para a cerveja nesse período? Estraga? Oxida? Sei lá...

Valeu!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
de modo geral a luz sim altera a cerveja. existem vários artigos sobre isso com o nome tecnico do efeito que ela causa. Isso é explicado pelo motivo de as garrafas terem a cor que tem, tem até curiosidades sobre o caso da heiniken.

agora se isso ai vai destruir tua cerveja, absolutamente não. Sendo assim se quiser cobrir colocar um papelao na frente da lampada como muitos fazem sem crise.
 
de modo geral a luz sim altera a cerveja. existem vários artigos sobre isso com o nome tecnico do efeito que ela causa. Isso é explicado pelo motivo de as garrafas terem a cor que tem, tem até curiosidades sobre o caso da heiniken.

agora se isso ai vai destruir tua cerveja, absolutamente não. Sendo assim se quiser cobrir colocar um papelao na frente da lampada como muitos fazem sem crise.


Blz! É que eu fiz uma weiss e ela ficou extremamente ácida e não consigo achar um motivo, já criei um tópico sobre isso aqui e não deu em nada...

Por isso perguntei, pra ver se de repente não foi isso que alterou a cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
de modo geral a luz sim altera a cerveja. existem vários artigos sobre isso com o nome tecnico do efeito que ela causa. Isso é explicado pelo motivo de as garrafas terem a cor que tem, tem até curiosidades sobre o caso da heiniken.

agora se isso ai vai destruir tua cerveja, absolutamente não. Sendo assim se quiser cobrir colocar um papelao na frente da lampada como muitos fazem sem crise.


Blz! É que eu fiz uma weiss e ela ficou extremamente ácida e não consigo achar um motivo, já criei um tópico sobre isso e não deu em nada...

Por isso perguntei, pra ver se de repente não foi isso que alterou a cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Blz! É que eu fiz uma weiss e ela ficou extremamente ácida e não consigo achar um motivo, já criei um tópico sobre isso e não deu em nada...

Por isso perguntei, pra ver se de repente não foi isso que alterou a cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A acidez não deve estar relacionada a luz...
A luz traz sabor vegetal pra cerveja devido aos lúpulos...
Cuidado ao envolver a lâmpada como disseram, pois pode causar um incêndio...
As garrafas âmbar já protegem da luz, mas se puder cobri-las evitando passagem de luz, com certeza será melhor
 
Eu coloco as garrafas na geladeira com a lâmpada pra fazer o priming tambem, pra garantir, coloco dentro de uma caixa de papelão com a tampa meio aberta e o sensor dentro da caixa junto com as garrafas.
Só cuidado pra não encostar o papelão na lâmpada, pq vai pegar fogo.
 
Blz! É que eu fiz uma weiss e ela ficou extremamente ácida e não consigo achar um motivo, já criei um tópico sobre isso e não deu em nada...

Por isso perguntei, pra ver se de repente não foi isso que alterou a cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Lucas, pelo que li a respeito, o off flavor causado pela luz (lightstruck) é o famoso cheiro de gambá da heineken e da stella (ambas utilizam a garrafa verde). Portanto sua acidez não deve ter a ver com isso. Um detalhe, que talvez o pessoal mais experiente do fórum possa esclarecer melhor, é que só encontro referências a luz solar e fluorescente, não achei nada a respeito da utilização de lampadas incandescentes.
 
Back
Top