Correto Uso do Densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

czerwinski

Member
Joined
Oct 8, 2013
Messages
14
Reaction score
0
Bom Dia Pessoal,

minha última brasagem foi uma Weiss com aveia. Meu equipamento é um Mecbier hobby de 30 litros. Uso uma proveta de plástico de 250ml e um densímetro com escala até 1,100 da we.

Quando terminei a mostura (durante 60 min + 10 min de mash out) eu medi a densidade e encontrei uma densidade de 1,044. Fiquei super animado pois foi acima do que o beersmith tinha estimado. Ou seja, significava que tinha conseguido melhorar minha eficiência. Porém após a fervura, minha medição deu uma densidade menor, 1,035. O que pode causar isso, somente má utilização do densímetro? A aveia causa algum comportamento diferente? Eu utilizei aveia maltada e esses valores de densidade estão considerando tabela de correção por temperatura acima de 20 graus. Sempre que for usar o densímetro, entre uma medição e outra devo lavá-lo? Pode ser somente água normal ou preciso usar água fervendo para sanitizar? Tem algum cuidado especial na hora de tirar a densidade? Obrigado!
 
Uso a tabela em anexo.

Entre uma medição e outra eu passo uma água e deixo escorrer.

Eu encho a proveta até uns 230ml e depois coloco o densímetro.
 

Attachments

  • densimetro.pdf
    36.4 KB · Views: 212
Bom Dia Pessoal,

minha última brasagem foi uma Weiss com aveia. Meu equipamento é um Mecbier hobby de 30 litros. Uso uma proveta de plástico de 250ml e um densímetro com escala até 1,100 da we.

Quando terminei a mostura (durante 60 min + 10 min de mash out) eu medi a densidade e encontrei uma densidade de 1,044. Fiquei super animado pois foi acima do que o beersmith tinha estimado. Ou seja, significava que tinha conseguido melhorar minha eficiência. Porém após a fervura, minha medição deu uma densidade menor, 1,035. O que pode causar isso, somente má utilização do densímetro? A aveia causa algum comportamento diferente? Eu utilizei aveia maltada e esses valores de densidade estão considerando tabela de correção por temperatura acima de 20 graus. Sempre que for usar o densímetro, entre uma medição e outra devo lavá-lo? Pode ser somente água normal ou preciso usar água fervendo para sanitizar? Tem algum cuidado especial na hora de tirar a densidade? Obrigado!
Cara, tu disse que mediu a densidade depois de terminar a mosturação+mashout. De onde tu coletou esse mosto? Da panela de mosturação? Ou da panela de fervura já com o volume total (mosto filtrado e lavado) pré-fervura?

Abraço,
 
Eu uso um equipamento rims mec bier, então é uma panela só. Medi depois da lavagem. Tirei a amostra pela torneira que tem na parte inferior da panela.

A temperatura era entre 60 e 70 graus. Pois se eu esperar abaixar a temperatura para medir, so terei o resultado depois que a fervura estiver na metade mais ou menos.
 
Pode ser que vc tenha coletado uma amostra mais densa/concentrada. Sei que não é o mesmo caso, mas na minha ultima brassagem fiz uma medição do mosto pré fervura ao final da lavagem e encontrei um valor muito baixo (coletei amostra para o refratometro no topo da panela). Desconfiei do resultado e misturei bem o mosto. Fiz uma nova medição e o resultado pulou de 1,044 pra 1,064. No meu caso, faço fly sparge, por isso o mosto do topo da panela estava menos concentrado que o restante...
 
Valeu, na minha próxima brasagem quando terminar a lavagem vou dar uma circulada no mosto antes de tirar a amostra para o densímetro.
 
Back
Top