Conversão adega Art des Caves basique 25

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peterthomasu

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2015
Messages
268
Reaction score
74
Boa tarde Confrades, venho com este tópico postar a evolução da conversão de uma adega em um fermentador e solicitar a ajuda dos senhores.

Tenho um equipamento de 30l no sítio e afim de poder fazer brassagens de 5...10l no apartamento eu comecei a correr atrás do que precisaria para manter o padrão e poder realizar testes com quantidades menores para evitar o desperdício de tempo e dinheiro. Resumindo, a ideia é testar receitas no apartamento e as que eu gostar vou para o sítio e braso a receita maior.

Estava com dificuldades de conseguir um frigobar pequeno para fermentação, foi quando caiu a ficha que eu tinha uma adega em casa. Comecei a fuçar nela e para minha alegria ela vem com um termostato TLZ10 de fácil reconfiguração

53D45755-6263-4B1A-A789-DA3D77363A66_zpsma2yl5fp.jpg



O problema é que estava protegido por senha, ou seja, não me permitia alterar nada, testar as 9999 possibilidades estava fora de cogitação, foi quando a internet me salvou e fica a dica para quem tiver o mesmo problema, para entrar diretamente no setup é só ligar o termostato na energia mantendo pressionado o botão P.

Resumindo, o termostato que antes só me deixava chegar nos 9 graus da adega agora poderia ser configurado para temperaturas de fermentação e maturação.

A título de teste coloquei a sonda em um copo d'água setei 01c o termostato, liguei a adega na tomada e voila... Um tempo depois passei para verificar e o termostato já apontava 9,2c e uma camada fina de gelo se formava:

76776418-7565-425C-8BCB-7457FC28D536_zpsahbkx84y.jpg


95F6532C-71DC-41B9-9C96-D14699B67C17_zpsaroyz2gc.jpg



Confiante fui dormir, porém ao acordar fui verificar a temperatura e ela marcava apenas 07c, não chegou perto do que gostaria para maturação.

Então seguem minhas dúvidas:

-Por ser uma adega talvez as paredes não sejam tão bem isoladas?
-Por ser uma adega o motor não aguente baixar tanto a temperatura?
-Revestir as paredes internas com isopor 30mm vale o teste?


Obrigado!!
Abraços!!!
 
A maioria das adegas são termoelétricas e atingem 10 graus menos que a temperatura ambiente. Na maioria dos casos funciona bem para manter temperaturas de vinho, só que para atingir 0 grau não vai rolar mesmo. Tem que ver mesmo se é esse tipo ou ela tem realmente compressor e motor como uma geladeira normal.


Acho que vai funcionar legal para fermentação e controlar bem. Só que pra maturação a 0 grau não vai dar mesmo, talvez pode fazer a maturação no mínimo que ela alcance, mas em dias de muito calor não vai aguentar, e pode gastar bem mais energia trabalhando sempre no máximo.
 
A maioria das adegas são termoelétricas e atingem 10 graus menos que a temperatura ambiente. Na maioria dos casos funciona bem para manter temperaturas de vinho, só que para atingir 0 grau não vai rolar mesmo. Tem que ver mesmo se é esse tipo ou ela tem realmente compressor e motor como uma geladeira normal.


Acho que vai funcionar legal para fermentação e controlar bem. Só que pra maturação a 0 grau não vai dar mesmo, talvez pode fazer a maturação no mínimo que ela alcance, mas em dias de muito calor não vai aguentar, e pode gastar bem mais energia trabalhando sempre no máximo.


Fagner, obrigado pela resposta! Foi falha minha que esqueci de mencionar, a adega trabalha com compressor e motor! Por isso fiquei encabulado jogando a culpa na vedação, porta frontal é de vidro.

Abraços!
 
Matura por mais tempo a 7ºC e faz clarificação com gelatina.

Não precisa ser 0ºC pra clarificar.

[ ] ´s
 
Dá pra ver pela placa de refrigeração ali que não é termoelétrica mesmo, eu tentaria essa insulação melhor.

Mas testa por mais tempo com algo dentro, enche um fermentador de água, pra dar uma massa térmica melhor e ver se muda algo.
 
Matura por mais tempo a 7ºC e faz clarificação com gelatina.

Não precisa ser 0ºC pra clarificar.

[ ] ´s

Obrigado jalexandre !! Vou tentar mais alguns testes, se não der certo é o que farei! Abraçoos!!!


Dá pra ver pela placa de refrigeração ali que não é termoelétrica mesmo, eu tentaria essa insulação melhor.

Mas testa por mais tempo com algo dentro, enche um fermentador de água, pra dar uma massa térmica melhor e ver se muda algo.

Fuçando no manual que encontrei na internet vi que ele tem umas configurações para preservar o motor desligando ele em determinados períodos pré definidos. Desativei essa função por desencargo de consciência e vou fazer mais um teste com 5l de água no fermentador que vou usar.
Assim que tiver os resultados eu volto aqui. Caso não funcione parto para um novo isolamento, afinal só tem que caber um fermentador de 5l dentro!

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões!

Abraços!!
 
Obrigado jalexandre !! Vou tentar mais alguns testes, se não der certo é o que farei! Abraçoos!!!




Fuçando no manual que encontrei na internet vi que ele tem umas configurações para preservar o motor desligando ele em determinados períodos pré definidos. Desativei essa função por desencargo de consciência e vou fazer mais um teste com 5l de água no fermentador que vou usar.
Assim que tiver os resultados eu volto aqui. Caso não funcione parto para um novo isolamento, afinal só tem que caber um fermentador de 5l dentro!

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões!

Abraços!!

De repente é bom isolar melhor de qualquer forma, essa função não devia estar programada a toa! Ajudaria o motor.
 
tb to de olho no topico....
vou estudar bastante antes do meu proximo passo em homebrewing (geladeira dedicada +tic17)..
nao estou a fim de colocar uma geladeira no quintal.. e na minha cozinha consigo um cantinho bacana que um frigobar ou uma adega de vinho com compressor (melhor ainda pela estetica e para agradar a patroa..rs...) cairia como uma luva... para um fermentador de 12L...
sabendo que uma adega de vinho com compressor funciona bem fico com mais esta opcao...
valeu!
 
De repente é bom isolar melhor de qualquer forma, essa função não devia estar programada a toa! Ajudaria o motor.


Fazendo um update e te respondendo, realmente não foi uma boa ideia desativar essa função, não adiantou nada, a temperatura chegou rapidamente a 08c e depois de uma hora estava em 7,8c e permaneceu assim por mais uma hora, por fim desisti, desliguei tudo e fui tirar as medidas para comprar o isopor amanhã. Vou tentar revestir a adega amanhã mesmo e posto as imagens,

Não sei se pelas fotos dá pare perceber, mas há um degrau dentro da adega que é onde fica o motor, nessa parte de cima é que está a placa de refrigeração, se não atingir 0c facilmente revestindo a adega no formato normal, vou confinar somente essa parte superior, amanhã faço os testes!

Abraços e obrigado a todos pelas dicas e comentários.
 
Atualização rápida aqui,

Parti direto para o plano B para testar. Realmente o problema era vedação, fiz um esquema mequetrefe só posicionando placas nas laterais em cima e em baixo. Liguei o termostato setado para 0c, quando voltei para verificar o termostato indicava 0,5c, tudo normal, dentro da histerese de 1c programada.

Agora que eu vi que funciona vou refazer todas as placas e tentar vedar o melhor possível. Utilizei chapas de 25mm. A versão final terá uma placa na frente também, o vidro fica bem frio o que indica uma grande perda térmica por ali.

CADC3EC6-3264-4DA2-9A1D-862B8E808A4A_zps7vv0z7re.jpg


15ADE2D4-7BCC-4F78-840E-AC72FA129F67_zpsxugbyodh.jpg



Quando tiver pronto comento o resultado final.


Obrigado a todos pelas dicas,

Abraços!!
 
Como está o resultado final? Acha que vale mesmo a pena utilizar uma adega como fermentador? Estou pensando seriamente em adquirir uma usada pq realmente não tenho espaço para uma geladeira. Quanto ao termostato, ele é da própria adega?
 
Como está o resultado final? Acha que vale mesmo a pena utilizar uma adega como fermentador? Estou pensando seriamente em adquirir uma usada pq realmente não tenho espaço para uma geladeira. Quanto ao termostato, ele é da própria adega?

Boa tarde amigo,

Estou na minha terceira brassagem com ela e funciona muito bem, o único problema é o tamanho, só cabe um balde de 10l. Esse termostato é da própria adega, nisso eu dei sorte porque é programável e serve perfeitamente para gente, funciona como o TIC17 por exemplo.

Resumindo, da pra fermentar perfeitamente na adega, você só tem que estar atendo porque hoje em dia existem muitas que são termoeletricas, trabalham sem compressor, essas certamente não conseguem atingir as baixas temperaturas que precisamos.

Abraços
 
Boa tarde amigo,

Estou na minha terceira brassagem com ela e funciona muito bem, o único problema é o tamanho, só cabe um balde de 10l. Esse termostato é da própria adega, nisso eu dei sorte porque é programável e serve perfeitamente para gente, funciona como o TIC17 por exemplo.

Resumindo, da pra fermentar perfeitamente na adega, você só tem que estar atendo porque hoje em dia existem muitas que são termoeletricas, trabalham sem compressor, essas certamente não conseguem atingir as baixas temperaturas que precisamos.

Abraços

O recomendável seria uma adega termoeletrica então? Não me preocupo inicialmente com o cold crash pq tenho um espaço razoável para fazer isso por um curto período de tempo. Desculpe a quantidade de perguntas, mas é que gostaria de esgotar ao máximo esse assunto.
 
Boa tarde amigo,

Estou na minha terceira brassagem com ela e funciona muito bem, o único problema é o tamanho, só cabe um balde de 10l. Esse termostato é da própria adega, nisso eu dei sorte porque é programável e serve perfeitamente para gente, funciona como o TIC17 por exemplo.

Resumindo, da pra fermentar perfeitamente na adega, você só tem que estar atendo porque hoje em dia existem muitas que são termoeletricas, trabalham sem compressor, essas certamente não conseguem atingir as baixas temperaturas que precisamos.

Abraços

Não para lager, mas para Ale e apenas 10L, até a minha adega peltier de 16 garrafas consegue. O ideal com uma termo eletrica é abaixar a temperatura ao minimo (~12C), com um dia de antecedencia, depois regular para a temp de fermentação (17 a 21) e ajuda-la, pelo menos nos primeiros dias de fermentação, colocando alguns daqueles ice packs dentro para que funcionem como um buffer e ajudem a adega a manter a temperatura desejada. Melhor ainda se for possível usar o sensor de temperatura da propria adega junto com um poço termico, senão, tem que regular a temp manualmente, monitorando a temp com aqueles adesivos-termometros.
 
Back
Top