Controle PH

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Olá pessoal, estou com alguma dificuldade de encontrar algumas informações, mesmo aqui no fórum.
Em minhas brassagens anteriores, nunca me importei com o controle de PH.
Agora com a inauguração de meu novo sistema HERMS, tenho a intenção de controlar meticulosamente.
Não quero utilizar o PH stabilizer 5,2. Gostaria de usar outras alternativas...
Já vi falar sobre ácido lático, mas afinal? onde encontro e com que nome? E qual a medida por litro?
grato
Pellin.
 
A água que eu uso (concessionária) tem ph acima de 7. Minhas brassagens estavam bem demoradas (cheguei a levar 2 horas para converter).
Passei a usar malte acidificado. Em torno de 200 g para cada 10 kg de malte e o tempo voltou para o que normalmente demorava (em torno de 1 hora).
Nas próximas brassagens pretendo corrigir também a água da lavagem. Para isto pretendo usar ácido cítrico.
 
Sou muito leigo com essas medições de PH. O que eu devo fazer? Primeiramente medir o PH da minha água com aquelas fitas? E depois? Como corrijo? E com qual produto?
 
Eu ia indicar a Cia da Cerveja também...

Pra mim é um pouco mais fácil, pois a loja fica do lado da minha casa.. hehe
 
Pra quem prentende fazer controle de pH, é interessante medir o pH da água pura que será utilizada e também o pH inicial do mosto. Depois, dá pra utilizar sais e ácidos para controle, caso o pH do mosto esteja muito longe de 5,2 - 5,4.
Existem vários modos de fazer controle de pH e o mais interessante, principalmente pra quem útiliza água com baixo teor de calcio, é utilizar sulfato de calcio (CaSO4).
Além do Ca ser um nnutriente essencial para a levedura, ele ajuda a clarificar tua breja e baixa o pH do mosto através da precipitação de fosfatos presentes na cevada (formação de hidroxiapatita, produção de H+).
Caso o teor de Ca na água de partida seja muito elevada, daí sim seria interessante utilizar um ácido (nítrico, sulfúrico, etc.).
 
Aliá, gosto muito dessa loja, sempre peço lá, apesar do frete ficar uma fortuna, não por culpa deles.
 
Back
Top