Controle de Temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
Olá. Já discuti em outros tópicos as limitações do meu equipamento, principalmente no que confere ao controle de temperatura da fermentação/maturação. Eu não possuo um termostato/controlador e por mais que eu entenda o quão importante é, não tenho previsão de quando poderei instalar um. Isso, porém, não vai me impedir de produzir brejas. Afinal, só agora comecei a maturar minha primeira breja (uma Blonde Ale que veio com o kit) e estou ainda planejando a compra de insumos pra minha segunda, uma APA personalizada, que devo fazer no início de dezembro.

Dito isso, estou tentando as possibilidades de adaptação de temperatura aqui em casa. Até agora tenho o seguinte:

-Uma geladeira velha
-Uma geladeira atual
-Uma caixa térmica de isopor
-Garrafas de gelo

Com uma PET de 2l de gelo, a temperatura dentro da caixa fica lá pros 10ºC, o que deve deixar a temperatura da cerveja fermentando dentro do balde nuns 14ºC mais ou menos, certo? Então é muito frio.

Com uma garrafinha dessas de levar água pra faculdade, que deve ter uns 500 ~ 600ml, a temperatura fica nuns 14 ~ 15ºC, deixando a temperatura interna nuns 18ºC, certo? Então é OK, mas a garrafinha derrete relativamente rápido e eu não passo tanto tempo em casa.

Imergir o balde em água até mais ou menos 3/4 dele parece manter bem a temperatura, e ela fica mais amena. Mas como tá calor em BH, fica por volta dos 25ºC a temperatura interna de um balde fermentador vazio qu eu testei. As leveduras devem aumentar isso pra 26ºC ~ 27ºC. Então é meio quente.

O que eu to pensando é que talvez dê pra colocar a água + uma PET de 2l, e talvez deixar a tampa da caixa aberta. Ainda tenho que testar e medir a temperatura dessa gambiarra. O que vocês acham? Alguma dica? Observem que eu não pretendo e nem posso mexer em nada de parte elétrica por agora, incluindo a instalação de um termostato, e meu budget vai todo pra próxima receita + um caga-fogo (meu fogão é um lixo e minha primeira brassagem levou 12h, terminando às 3:30 da madrugada).

Agradeço a ajuda!

OBS: a receita da APA que vou tentar fazer tá aqui http://brewgr.com/recipe/60135/apa-tryout-american-pale-ale-recipe?public=true

Aceito sugestões sobre ela. Estava pensando se não é possível ou até recomendável subir um pouco os lúpulos. Gosto de amargor mas pra essa, talvez, eu esteja mais contente com aroma/sabor do que com amargor elevado. Os maltes no site são só porque só tem esses, mas o base é o Pilsen da Agrária Nacional e o Melano é o da Weyermann.
 
Controlador de chocadeira, custa no maximo 20 reais no mercado livre. Imaginando que seu problema seja financeiro te dou essa dica. Faz uma cream ale nessa segunda brassagem, vai economizar nos insumos e sobrar grana. Vc ta deixando de lado a parte mais importante do processo que é a fermentaçao.
Compre um w1209 e seja feliz.
 
Controlador de chocadeira, custa no maximo 20 reais no mercado livre. Imaginando que seu problema seja financeiro te dou essa dica. Faz uma cream ale nessa segunda brassagem, vai economizar nos insumos e sobrar grana. Vc ta deixando de lado a parte mais importante do processo que é a fermentaçao.
Compre um w1209 e seja feliz.

Cara o problema nem é a grana em si. Em alguns posts anteriores mencionei, mas eu ainda moro com os pais e não rola de instalar na geladeira velha que tem aqui. Já tentei o máximo da diplomacia mas não ta indo kk. Então eu vou continuar, pelo menos no futuro próximo, com as gambiarras mesmo.

E sobre a Cream, porque? Assim, eu não tenho muito interesse e quero tentar a APA mesmo, que tá bem barata pelos meus cálculos.
 
Olha
Controlador de chocadeira, custa no maximo 20 reais no mercado livre. Imaginando que seu problema seja financeiro te dou essa dica. Faz uma cream ale nessa segunda brassagem, vai economizar nos insumos e sobrar grana. Vc ta deixando de lado a parte mais importante do processo que é a fermentaçao.
Compre um w1209 e seja feliz.

Opa a situação deu uma guinada. Aparentemente consegui convencer meu pai a instalar esse termostato. Alguma dica sobre ele? Coisas que eu deva saber antes da instalação? Da pra colocar ele numa geladeira antiga? Ou ate mesmo um freezer Electrolux mais novo? Acho que todos os eletrodomésticos lá de casa sao 110, o termostato aguenta de boa? Além dos fios, plugs e da fonte, alguma outra coisa que eu devia adquirir junto?

Eu dei uma olhada no STC-1000 também. A opinião geral é de que ele é melhor. A instalação dele parece mais complexa e a diferença de preço é um pouco incomoda visto que tem outras coisas que eu ainda preciso comprar. Abraço!
 
O STC-1000 é muito bom e a instalação não é assim tão difícil.
Tem como vantagem possuir duas saídas, uma para esfriar e outra para aquecer.
Sim, aguenta na boa.
Na verdade ele só faz ligar e desligar a geladeira. Com as mais antigas é bom configurar um intervalo mínimo entre desligar e religar maior para evitar problemas com o motor.
 
Stc1000 é melhor, eu tenho dele. eu falei do chocadeira pq pensei que era financeiro seu problema, para saber se seu controlador aguenta, vc deve olhar a amperagem, a maioria dos controladores aguenta ate 10amperes. Dificilmente sua geladeira ou frezer vai chegar a isso, deve puxar nos maximo uns 3amperes, entao pode comprar de boa.
Eu falei da cream ale pelo lado financeiro tb, por ser uma cerveja barata de fazer, usa muito pouco lupulo e da pra fazer com 100% pilsem.
 
Boa tarde Maycon. Sou iniciante na produção, mas quando pesquisei sobre controladores eu vi que existem vários modelos...
Aqui onde moro, (Maringá/PR), não conseguia achar nas lojas de equipamentos, e estava quase desistindo, quando descobri que um confrade cervejeiro que vende insumos tinha um controlador para venda e comprei com ele, pelo preço de R$ 160,00.

No final das contas, foi a melhor coisa que eu fiz: ele vende o controlador pronto para uso. O aparelho é bivolt, com uma chave seletora de voltagem, e você liga a tomada da geladeira direto no plug dele, ou seja, já vem pronto para usar, não é necessária a instalação.

O único fio que você utiliza é do sensor de temperatura, que é só passar pela porta da geladeira mesmo, não precisa furar nada na geladeira. E ainda por cima, o kit acompanha um poço térmico, caso você queira instalar no balde fermentador para plugar o fio com o sensor e ter uma leitura mais exata.

Hoje a noite quando chegar em casa vou tirar uma foto dele e mando aqui.
 
Kra.. colocar um TIC ou STC na geladeira não muda em nada a geladeira.. talvez você tá explicando isso errado pro seus pais.. A tomada da geladeira vai na entrada do controlador e a tomada do controlador vai na parede, e o fio do sensor vai pela porta, não precisa furar nada... o dia que não quiser mais ou for mudar da casa dos seus pais é só tirar o controlador e ligar a geladeira direto na parede que a geladeira funciona normal...

A não ser que seus pais usem a geladeira para outra coisa.. pq vai ficar na faixa dos 18 graus e não serve para conservar alimentos... não dá pra usar para as duas coisas, ou ela só fermenta cerveja ou só conserva alimentos.
 
Olha


Opa a situação deu uma guinada. Aparentemente consegui convencer meu pai a instalar esse termostato. Alguma dica sobre ele? Coisas que eu deva saber antes da instalação? Da pra colocar ele numa geladeira antiga? Ou ate mesmo um freezer Electrolux mais novo? Acho que todos os eletrodomésticos lá de casa sao 110, o termostato aguenta de boa? Além dos fios, plugs e da fonte, alguma outra coisa que eu devia adquirir junto?

Eu dei uma olhada no STC-1000 também. A opinião geral é de que ele é melhor. A instalação dele parece mais complexa e a diferença de preço é um pouco incomoda visto que tem outras coisas que eu ainda preciso comprar. Abraço!

Olá Maycon!

Minha humilde solução foi...

Controlador:

Fullgauge Mt512e 2hp Bivolt. Na época foi o melhor custo-benefício.

No geral, eles são meio chatinhos de instalar sim, no que diz respeito aos "jumps" (ligações) dos polos corretos de entrada, saída, acionamento ou desligamento. Mas nada que a internet ou um amigo não ajude.

Ele tem opções de gelar e aquecer, graduações de temperatura fracionadas e um ótimo manual de instruções (se atente a isso)!

Geladeira:

A vantagem da opção "aquecer" do controlador, é que instalei 3 lâmpadas (3x30W) dentro da geladeira e no inverno (ou em mudanças bruscas de clima) inverto o controlador de "gelar" para "aquecer", e assim a geladeira assumi a função de aquecimento hehehe. Pra isso ser possível, há dois plugs atrás da geladeira: um da geladeira; outro do fio duplo que acende as lâmpadas.

Importante: quando altera a função do controlador, também deve-se alterar o plug: gelar = plug geladeira / aquecer = plug lâmpadas.

Na geladeira é importante você desativar o controle interno dela, pois os dois trabalhando juntos (controlador externo e interno) podem entrar em conflito e ficar ligando/desligando o motor da geladeira constantemente e até danificar.

Na minha geladeira velha, consegui passar o sensor do termostato e o fio das lâmpadas por dentro da saída de água que fica na parede do fundo dela, e sai na parte de trás, junto ao motor.

Também fiz uma pequena caixa em madeira, onde fica o controlador dentro, fixado na parede ao lado da geladeira. Não fiz nenhum furo na geladeira e os fios estão todos atrás, escondidos.

No meu Instagram (mauricio_santaliestra) há fotos nas primeiras postagens.

A partir das alterações na instalação, a única diferença na geladeira é que ela passará a ser controlada externamente e com mais precisão. Por exemplo, quando vou fazer churrasco, regulo o controlador Fullgauge em torno de 2ºC, e ele assume a função de manter nessa temperatura.

O dia que você não for mais utilizar a geladeira, basta apenas religar o fio do controlador interno.

Ps: Fiz cerveja por mais de 1 ano sem controle exato. Primeiro, tinha cuidado com a escolha de um fermento que trabalhasse em faixas de temperaturas da época. Segundo, utiliza dois pontos de minha casa onde havia pouca circulação de ar, o que mantinha a variação menor.

No verão, utilizava apenas um ventilador durante o dia e lâmpada a noite. No inverno, cheguei a utilizar até 5 lâmpadas em volta do fermentador para mantê-lo aquecido a noite e menos lâmpadas durante o dia. E tudo com termômetro em cima do fermentador.

Via de regra, a temperatura padrão era definida pela temperatura do dia, e corria a temperatura da noite.

Nunca perdi uma garrafa se quer hehehehe. Aliás, só vim a ter problemas de fermentação após dobrar o volume de cerveja recentemente.

Boa sorte!
 
Back
Top