Contaminação, sim ou não?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Boa tarde galera.
Hj fui engarrafar uma ipa que fiz para comemorar o meu filho que está chegando e me deparei com isso que eu nunca tinha visto:

76ba788a7e4c649389f02a7fa2cb6662.jpg


Essa colônia branca parece-me um contaminante, será?

Depois de transferido pro balde de envase via-se essa leve película branca:

c541df44ebb27e3e47fc1763129a12f2.jpg


Obs: essa leva levou 100g de mandarina Bavária no dry hop por 12 dias (7 a 18 graus e 5 a 0 graus) para 22l.

Se for contaminação, puta raiva! O fermentador é novo e foi sanitizado com iodofor, 1g/l. A trasfega e coleta de amostras foram feitas com sifão, tb sanitizado com iodofor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, essa "película" que você menciona é como se fosse um plástico? Ou é apenas óleo? Pela foto para mim parece mais óleo do lúpulo mesmo. To com uma leva de Brett que formou película, é bem diferente, a minha ficou como se fosse mesmo um plástico em cima da cerveja.
 
É mais cara de óleo mesmo. Acho que é do lúpulo mas encasquetei com essa massa branca que se formou na borra do krausen. Tinha uns 5-6 "focos" disso aí. Até hj eu não tinha visto isso nas minhas levas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
É mais cara de óleo mesmo. Acho que é do lúpulo mas encasquetei com essa massa branca que se formou na borra do krausen. Tinha uns 5-6 "focos" disso aí. Até hj eu não tinha visto isso nas minhas levas.

Tambem nunca vi isso. Mas calma... pode nem ser nada.

Vá provando a cerveja sem preconceitos. Só se ela começar a ficar supercarbonatada na garrafa ou com características estranhas que evoluem com o tempo, dê por contaminada. Senão não...

Que levedura vc usou?

Mantenha umas garrafas à temperatura ambiente pra avaliar o desenvolvimento de uma possivel contaminação.

Abraço
 
Espero que não seja mesmo. Minha última leva de ipa contaminou e resolvi trocar de fermentador, sem torneira nem nada pra ter um equipamento zerado, sem cantos vivos, rebarbas, peças móveis, etc pra não ter mais riscos...

Então, a levedura que usei foi a BRY-97 da lallemand...

As garrafas estão parte no freezer em temp de fermentação (18 graus) e uma parte de controle em casa num canto da minha casa que não pega sol. Vamos ver qq da...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não me aguentei e abri duas garrafas ontem pra ver... Isso com mais de 3 dias de priming, cedo eu sei...

A primeira, gushing total, parecia champanhe de fórmula 1. Ácida e com aroma bem pungente de álcool, similar a uma outra ipa que teve problemas. Essa tinha ido muito turb de lúpulos pra garrafa, talvez tenha contribuído alguma coisa...

A segunda, já não estava assim, tava mais gostosa mas tb com um aroma alcoólico bem evidente...

Será que é do priming mesmo ou é decorrência de alguma contaminação? Não observei nenhuma película ou corpo estranho na garrafa.

Vou esperar mais uns dias pra ver se arredonda mais.

Estou desconfiado de algum problema nesse processo de transferência e envase. Lavei bem o meu balde onde misturo o priming com o lado amarelo de uma esponja nova depois de te-lo deixado de molho com vanish branco pra desincrustar. O mesmo com a torneira. Sanitizei o balde com iodofor 1g/l.

O sifão é lavado sempre após o uso e sanitizado com iodofor.

As garrafas são lavadas sempre depois de esvaziadas e guardadas secas (porém abertas) e depois lavadas e sanitizadas com vinator (iodofor 1g/l).

Onde é que pode estar dando zebra? Será algum contaminante que tenha entrado na garrafa antes de lavar no vinator?

Alguma sujeira no sifão? Ele é novo e ainda não me habituei bem ao uso...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top