Construção herms: são necessarios 3 pids?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tonyldo

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2015
Messages
60
Reaction score
16
Bom dia amigos do forum, iniciei a construção de um herms utilizando 3 barris de 50 litros e comecei minhas leituras aqui no forum sobre o tema. Desde o início olhando figuras variadas de paineis eletricos para herms verifiquei a existência de 3 pids e meu primeiro pensamento foi "3 PIDS, 3 resistências". Me aprofundando mais nas listas de equipamentos necessários sempre constava os 3 pids mas para minha surpresa 2 resistências uma para o hlt e outra para boil kettle, e pra mim faz todo sentido ter apenas 2 resistência em um sistema herms, mas então pra que o terceiro pid!?
Seguindo mais recomendações do grupo iniciei a leitura do site http://www.theelectricbrewery.com onde encontrei a seguinte informação na sessão "step 9: wire up pid controllers"

"Our*Mash/Lauter Tun*PID*controller does not control anything. It simply displays the temperature of the*wort as it exits the Mash/Lauter Tun, providing us*feedback as to how the brewing process is proceeding."

Resumindo, o pid para o MLT é um preciosismo onde ele trabalha apenas como um termometro ordinário que irá "apenas" comprovar que o sistema herms está funcionando?! É um gasto desnecessário ja q pid não estão tão baratos assim?! Né melhor comprar um termometro desses digitais mais baratos que um pid!?
 
Concordo. E se parar para pensar não sei se é necessário um PID para a panela de fervura. Acredito que um dimmer já da conta.
 
pra fervura nao precisa, porem se tu for pedir da china o rex c100 aquele, custao TAO barato que ja vale a pena pegar 3 de uma vez, porque um dimmer aqui no brasil tu vai pagar o valor do pid!
 
Ando estudando a construção de um sistema HERMS também. O site The Electric Brewery serve de base para muita gente que constrói os próprios sistemas, mas vários fazem adaptações, e já vi alguns "aperfeiçoamentos" do original que me agradam.

Em relação à questão 3 PIDs - 2 resistências, no projeto original eu também não achei que faz sentido, já que eles mesmos dizem que o PID da panela de mostura não controla nada, só que eles colocam o termostato que controla a mostura no HLT, de forma que eu acho que o PID da mostura nem termostato tem.

Pelo que eu já andei lendo, o posicionamento ideal do termostato que controla a temperatura da mostura é na entrada da panela, depois de passar pela serpentina. Neste caso, usar PIDs separados para HLT e MLT começa a fazer sentido. O que eu pensei (e já vi em alguns sistemas na internet) é em alternar qual dos dois PIDs controla a resistência da HLT por meio de um switch. Assim, quando a água inicial estiver sendo aquecida na HLT, a temperatura é controlada pelo termostato que fica dentro da HLT (o termostato que está na entrada da MLT não vai ter água passando, então o PID permaneceria ligando a resistência e acabaria fervendo a água se ficar sem supervisão). Ao transferir a água da HLT para a panela de mostura, se muda o switch e o PID da MLT passa a controlar a resistência da HLT (assim, não existe a necessidade de programar a temperatura para x graus acima da temperatura da brassagem, pois o PID já está se baseando na água que entra, ou seja, a perda de temperatura no caminho não tem impacto nenhum).

Quanto ao PID para a panela de fervura, aí sim ele é um pouquinho de preciosismo e poderia tranquilamente ser substituído por um dimmer. Agora, como o hampel falou, eles custam muito baratos na china, então talvez nem exista uma economia real aí. Além disso, existe a praticidade de poder ligar o PID da fervura durante o a lavagem dos grãos (que deve levar em torno de uma hora). Assim que o mosto passar da resistência, dá pra colocar ele no automático e manter o mosto aquecido sem ferver (tipo 85, 90 graus) e, assim que a lavagem acabar, se chega na fervura muito mais rapido e economiza tempo...

Enfim, só estou colocando aqui uns pensamentos meus depois de pesquisar bastante sobre o sistema... Fiquem à vontade para discordar...
 
pra fervura nao precisa, porem se tu for pedir da china o rex c100 aquele, custao TAO barato que ja vale a pena pegar 3 de uma vez, porque um dimmer aqui no brasil tu vai pagar o valor do pid!

O rex c100 não tem controle manual de pulso, então ele não substitui um dimmer, no caso de ser usado na fervura.

Pra esse propósito tem que ser outro PID que possua esse tipo de modo, mypin alguma coisa é o mais comum que tem da china, se não me engano.
 
O rex c100 não tem controle manual de pulso, então ele não substitui um dimmer, no caso de ser usado na fervura.

Pra esse propósito tem que ser outro PID que possua esse tipo de modo, mypin alguma coisa é o mais comum que tem da china, se não me engano.

@Tiago,

Você já operou um Rex C100? Ele funciona bem pra mostura?

Estou planejando um BIAB elétrico simples e quero colocar um Rex pra controlar a mosturação apenas.

Andei dando uma olhada nas soluções com arduino e achei mais sensato pular para algo comercial pronto.
 
@Tiago,

Você já operou um Rex C100? Ele funciona bem pra mostura?

Estou planejando um BIAB elétrico simples e quero colocar um Rex pra controlar a mosturação apenas.

Andei dando uma olhada nas soluções com arduino e achei mais sensato pular para algo comercial pronto.

Não operei ainda.

A informação anterior foi porque eu pesquisei sobre isso, to há tempos já agregando material pra um equipamento elétrico...

Mas tirando esse mypin que eu peguei pra fervura, o restante foi tudo rex c100. Eu acho que ele funciona bem sim, é extensivamente usado pelo pessoal daqui e de fora também.
 
Bom dia amigos do forum, iniciei a construção de um herms utilizando 3 barris de 50 litros e comecei minhas leituras aqui no forum sobre o tema. Desde o início olhando figuras variadas de paineis eletricos para herms verifiquei a existência de 3 pids e meu primeiro pensamento foi "3 PIDS, 3 resistências". Me aprofundando mais nas listas de equipamentos necessários sempre constava os 3 pids mas para minha surpresa 2 resistências uma para o hlt e outra para boil kettle, e pra mim faz todo sentido ter apenas 2 resistência em um sistema herms, mas então pra que o terceiro pid!?
Seguindo mais recomendações do grupo iniciei a leitura do site http://www.theelectricbrewery.com onde encontrei a seguinte informação na sessão "step 9: wire up pid controllers"

"Our*Mash/Lauter Tun*PID*controller does not control anything. It simply displays the temperature of the*wort as it exits the Mash/Lauter Tun, providing us*feedback as to how the brewing process is proceeding."

Resumindo, o pid para o MLT é um preciosismo onde ele trabalha apenas como um termometro ordinário que irá "apenas" comprovar que o sistema herms está funcionando?! É um gasto desnecessário ja q pid não estão tão baratos assim?! Né melhor comprar um termometro desses digitais mais baratos que um pid!?


Eu já li esse projeto umas 3 vezes, e a cada vez que leio, chego a conclusão que ele foi projetado para ser:

1. Bonito
2. Impressionar os amigos (e nos matar de inveja vendo as fotos...)
3. Fazer cerveja

Eu não tenho intenção de montar um HERMS (20 litros, não compensa), mas se fosse faze-lo, adotaria o modelo da 'panelinha de 10 litros' e PID para o aquecimento indireto e deixaria a água do sparge quieta no canto dela.

Procurando aqui no fórum, vai achar um tópico com esse modelo de funcionamento e as explicações sobre o porque é melhor tem uma panelinha menor com serpentina dedicada para o aquecimento indireto do mosto.

Abraços,
 
Bom dia amigos do forum, iniciei a construção de um herms utilizando 3 barris de 50 litros e comecei minhas leituras aqui no forum sobre o tema. Desde o início olhando figuras variadas de paineis eletricos para herms verifiquei a existência de 3 pids e meu primeiro pensamento foi "3 PIDS, 3 resistências". Me aprofundando mais nas listas de equipamentos necessários sempre constava os 3 pids mas para minha surpresa 2 resistências uma para o hlt e outra para boil kettle, e pra mim faz todo sentido ter apenas 2 resistência em um sistema herms, mas então pra que o terceiro pid!?
Seguindo mais recomendações do grupo iniciei a leitura do site http://www.theelectricbrewery.com onde encontrei a seguinte informação na sessão "step 9: wire up pid controllers"

"Our*Mash/Lauter Tun*PID*controller does not control anything. It simply displays the temperature of the*wort as it exits the Mash/Lauter Tun, providing us*feedback as to how the brewing process is proceeding."

Resumindo, o pid para o MLT é um preciosismo onde ele trabalha apenas como um termometro ordinário que irá "apenas" comprovar que o sistema herms está funcionando?! É um gasto desnecessário ja q pid não estão tão baratos assim?! Né melhor comprar um termometro desses digitais mais baratos que um pid!?
Boa Noite Tonyldo, montei meu HERMS da seguinte forma:
Panela do HERMS com controlador PID.
Panela de Fervura sem controlador.
HLT com controlador "tipo TIC" (mas com 2 reles, uso ele para a geladeira apos a brasagem).
Igor Rodas.
 
@Tiago,

Você já operou um Rex C100? Ele funciona bem pra mostura?

Estou planejando um BIAB elétrico simples e quero colocar um Rex pra controlar a mosturação apenas.

Andei dando uma olhada nas soluções com arduino e achei mais sensato pular para algo comercial pronto.

Tenho 2 Rex C-100 (Um para HLT e outro para a mostura), mas meu equipamento é um RIMS. No meu caso, o PID serve perfeitamente para a mostura. O único problema que tive foi quando eu utilizava um termopar tipo K (muita imprecisão na leitura), isso foi resolvido depois q troquei para uma termorresistência PT100.

Mas se decidiu por montar um HERMS concordo com a observação do @tdo, sobre a diferença no controle do HLT e MT.

Att
 
Tenho 2 Rex C-100 (Um para HLT e outro para a mostura), mas meu equipamento é um RIMS. No meu caso, o PID serve perfeitamente para a mostura. O único problema que tive foi quando eu utilizava um termopar tipo K (muita imprecisão na leitura), isso foi resolvido depois q troquei para uma termorresistência PT100.

Mas se decidiu por montar um HERMS concordo com a observação do @tdo, sobre a diferença no controle do HLT e MT.

Att

Encomendei um Rex C-100 e já peguei um PT100 de 4mm, pois o poço termométrico que eu tenho pra panela é de 5,5mm (WTF!!!) e não caberia um termopar tipo K.

Meu equipamento é um single vessel, nada elaborado. Controle de temperatura com o C-100, recirculação e um bag para os grãos.

Tudo 'on the cheap'.
 
O rex c100 não tem controle manual de pulso, então ele não substitui um dimmer, no caso de ser usado na fervura.

Pra esse propósito tem que ser outro PID que possua esse tipo de modo, mypin alguma coisa é o mais comum que tem da china, se não me engano.

Achei esse bypass para a falta do modo manual:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=zeEi1dZAovM[/ame]

Se funcionar, me atenderá bem na mosturação E fervura. :D
 
Back
Top