Cone Whirlpool a Frio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcohistorico

Active Member
Joined
Nov 1, 2016
Messages
41
Reaction score
12
Olá amigos!

Realmente estou tendo dificuldades com o trub.
O assunto é martelado, repetitivo, mas eu pesquisei bastante e não encontrei uma resposta.
Não estou conseguindo formar o cone, não importa como eu faça o whirlpool.

Estou fazendo assim:

Uso BIAB e não faço recirculação.
Quando termina a fervura, inicio o resfriamento
Consigo resfriar cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool com uma furadeira e uma haste. Dá pra ver o fundo da panela de tão forte que é o redemoinho.
Espero 20 min; uma vez esperei 2 horas, não faz diferença
Sifono.
Usar whirlfloc ou não, dá na mesma em relação ao cone.

Ao final, a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub.
Mesmo que exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone, ou porque o peso do cold break o desmanchou.
O fato é que ao final, fica tudo esparramado no fundo da panela como se eu não tivesse feito whirlpool algum. Frustrante! :(

Alguém pode me ajudar?
 
Creio que você está ficando com muito pó de malte no mosto. Você não recircula nem manualmente ao elevar para o mash-out?

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
 
Olá amigos!

Realmente estou tendo dificuldades com o trub.
O assunto é martelado, repetitivo, mas eu pesquisei bastante e não encontrei uma resposta.
Não estou conseguindo formar o cone, não importa como eu faça o whirlpool.

Estou fazendo assim:

Uso BIAB e não faço recirculação.
Quando termina a fervura, inicio o resfriamento
Consigo resfriar cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool com uma furadeira e uma haste. Dá pra ver o fundo da panela de tão forte que é o redemoinho.
Espero 20 min; uma vez esperei 2 horas, não faz diferença
Sifono.
Usar whirlfloc ou não, dá na mesma em relação ao cone.

Ao final, a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub.
Mesmo que exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone, ou porque o peso do cold break o desmanchou.
O fato é que ao final, fica tudo esparramado no fundo da panela como se eu não tivesse feito whirlpool algum. Frustrante! :(

Alguém pode me ajudar?

Cone é pra lúpulo e partículas sólidas mais pesadas no mosto, não pra proteína coagulada (o cold break), essas não vão formar cone por mais forte que vc faça o whirlpool.

Isso não é problema, faça o whirlpool e sifone pelo cantinho da panela que o lúpulo ficará no centro. Ele não precisa ser tão forte/intenso, uma colher e braço vão ter o mesmo efeito que uma furadeira.

De qualquer forma vc está com um excesso de proteína coagulada ("break material") no mosto. Isso se deve provavelmente a sua técnica de mosturação, a recirculação ajuda a limpar o mosto, então a falta dessa etapa pode estar prejudicando, torcer ou espremer o saco de grãos também é uma prática que libera muita sujeira no mosto, caso vc esteja fazendo.

Abraço
 
Não se preocupa tanto com o trub, ele ajuda o fermento a fazer o trabalho dele. Se o resultado final da sua cerveja na garrafa/barril lhe agrada no ponto de vista de claridade, o trub proteico no fermentador só ajuda. Abraço
 
Eu faço whirpool a quente e resfrio jogando direto no fermentador. O cold break vai pro fundo junto com a levedura morta.

Não precisa se preocupar tanto com o cold break, não é prejudicial a cerveja.
 
Tente fazer o whirlpool a quente, trasfegue para o fermentador e lá vc faz o resfriamento. A frio é mto mais difícil.
 
Olá amigos!

Realmente estou tendo dificuldades com o trub.
O assunto é martelado, repetitivo, mas eu pesquisei bastante e não encontrei uma resposta.
Não estou conseguindo formar o cone, não importa como eu faça o whirlpool.

Estou fazendo assim:

Uso BIAB e não faço recirculação.
Quando termina a fervura, inicio o resfriamento
Consigo resfriar cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool com uma furadeira e uma haste. Dá pra ver o fundo da panela de tão forte que é o redemoinho.
Espero 20 min; uma vez esperei 2 horas, não faz diferença
Sifono.
Usar whirlfloc ou não, dá na mesma em relação ao cone.

Ao final, a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub.
Mesmo que exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone, ou porque o peso do cold break o desmanchou.
O fato é que ao final, fica tudo esparramado no fundo da panela como se eu não tivesse feito whirlpool algum. Frustrante! :(

Alguém pode me ajudar?

Dúvida de iniciante: Como fica a tua cerveja ao final do processo? Fica límpida ou turva? Fica residual no gosto da cerveja?
 
A trasfega para resfriar no fermentador só é indicada para inox. Fermentados de plástico não são feitos para receber líquidos a altas temperaturas.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
 
A trasfega para resfriar no fermentador só é indicada para inox. Fermentados de plástico não são feitos para receber líquidos a altas temperaturas.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

se for de PEAD/HDPE suporta até 156°C sem liberar compostos, bem acima da temperatura de fervura.
 
se for de PEAD/HDPE suporta até 156°C sem liberar compostos, bem acima da temperatura de fervura.
A maioria dos baldes fermentador vendidos no mercado não suporta.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
 
Olá amigos!

Realmente estou tendo dificuldades com o trub.
O assunto é martelado, repetitivo, mas eu pesquisei bastante e não encontrei uma resposta.
Não estou conseguindo formar o cone, não importa como eu faça o whirlpool.

Estou fazendo assim:

Uso BIAB e não faço recirculação.
Quando termina a fervura, inicio o resfriamento
Consigo resfriar cerca de 13 litros em 20 min para 25 - 28º
Depois faço o whirlpool com uma furadeira e uma haste. Dá pra ver o fundo da panela de tão forte que é o redemoinho.
Espero 20 min; uma vez esperei 2 horas, não faz diferença
Sifono.
Usar whirlfloc ou não, dá na mesma em relação ao cone.

Ao final, a quantidade de cold break é tão grande que ocupa mais de 1/3 do volume e não da pra ver nada de trub.
Mesmo que exista um cone de trub ali em baixo, quando vou sifonar o mosto não tem como identificar o trub em si, e acabo levando os dois pro fermentador.
Não sei se é porque não formou cone, ou porque o peso do cold break o desmanchou.
O fato é que ao final, fica tudo esparramado no fundo da panela como se eu não tivesse feito whirlpool algum. Frustrante! :(

Alguém pode me ajudar?

Eu faço exatamente como vc faz, resfrio e faço o whirlpool a frio. Espero entre 30 e 45min e mando pro fermentador pela torneira mesmo.
Vou tirando o maximo possivel de cerveja limpida e no final, carrego um pouco do cold break junto pra aproveitar tudo que der de liquido, esse cold break até ajuda na nutrição das leveduras (pelo que eu li) e no final, não interfere em nada na cerveja.
Minha cerveja fica cristalina, mesmo sem uso de gelatina.
 
O mais indicado é fazer whirlpool a quente (Não e regra) e fazer o resfriamento e mandar pro fermentador.
Cold break no fermentador não e problema, caso contrário ninguém usaria chiller de placa ou contra-fluxo.

André Wenderosck
 
Primeiramente, muito obrigado a todos pelo auxílio.

Creio que você está ficando com muito pó de malte no mosto. Você não recircula nem manualmente ao elevar para o mash-out?

Eu estou achando que é isso mesmo.
Não recirculo NADA. Mas não é essa a idéia de BIAB?

Isso não é problema, faça o whirlpool e sifone pelo cantinho da panela que o lúpulo ficará no centro. Ele não precisa ser tão forte/intenso, uma colher e braço vão ter o mesmo efeito que uma furadeira.

De qualquer forma vc está com um excesso de proteína coagulada ("break material") no mosto. Isso se deve provavelmente a sua técnica de mosturação, a recirculação ajuda a limpar o mosto, então a falta dessa etapa pode estar prejudicando, torcer ou espremer o saco de grãos também é uma prática que libera muita sujeira no mosto, caso vc esteja fazendo.

Abraço

Eu sifono pelo canto mesmo.
Definitivamente eu torci e espremi o saco. (isso tem um duplo sentido muito inconveniente)

Não se preocupa tanto com o trub, ele ajuda o fermento a fazer o trabalho dele. Se o resultado final da sua cerveja na garrafa/barril lhe agrada no ponto de vista de claridade, o trub proteico no fermentador só ajuda. Abraço

A cerveja costuma ficar bem cristalina, independente do trub. Uso gelatina
O problema é a possibilidade de aromas e sabores indesejaveis decorrentes do excesso de lupulo.

Eu faço whirpool a quente e resfrio jogando direto no fermentador. O cold break vai pro fundo junto com a levedura morta.

Não precisa se preocupar tanto com o cold break, não é prejudicial a cerveja.

O cold break não é o problema. Eu jogo ele todo pra dentro do fermentador.
O negoço é que ele está se misturando com o trub. Não está dando para diferenciar.

Tente fazer o whirlpool a quente, trasfegue para o fermentador e lá vc faz o resfriamento. A frio é mto mais difícil.

O mais indicado é fazer whirlpool a quente (Não e regra) e fazer o resfriamento e mandar pro fermentador.
Cold break no fermentador não e problema, caso contrário ninguém usaria chiller de placa ou contra-fluxo.

André Wenderosck

Já fiz a quente e deu certo em uma cerveja de trigo.
Só que nesta (IPA) não gostaria de fazer a quente porque quero aromas do lúpulo bem nítidas, e ainda tem a questão do DMS

Dúvida de iniciante: Como fica a tua cerveja ao final do processo? Fica límpida ou turva? Fica residual no gosto da cerveja?

Cristalina. Mas uso gelatina e Cold Crash

------------------------------------------

Baseado no que vocês disseram, vou fazer um teste na próxima leva.
Aceito críticas e sugestões, claro.

Tenho um sistema de fundo falso aqui, só estava usando biab por preguiça. Então, vou recircular para clarificar e assim diminuir a quantidade de proteínas no mosto.

Estive pensando, e pode ser que o excesso desse cold break misturado ao trub esteja o lubrificando. Em outras palavras, deixando o trub escorregadio a ponto de não sustentar o cone.
 
Tb faço igual a você: BIAB, sem recircular (até pq se eu recircular pra tentar "clarificar" a cerveja qnd eu retirar o bag mistura td denovo...), fervo, resfrio, whirlpool à frio (pras IPAs, tentar deixar os lúpulos de aroma o menor tempo possível em altas temperaturas ) e forma akela sujeira q ocupa quase o fundo da panela todo... daí pra frente com sifonamento bem feito, fermentação, trasfegas, maturação, cold crash, gelatina ... etc... tem tantos procedimentos q podemos fazer q é conseguimos perfeitamente uma cerveja limpinha no final das contas (se assim desejar) . Então, fique tranquilo e pode seguir com seu método!

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
Back
Top