Comprando Equipamento. Ajuda na conferência!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kadupenido

Active Member
Joined
Mar 5, 2016
Messages
40
Reaction score
2
Fala pessoal tudo beleza?
Gostaria da ajuda de vocês na compra do meu primeiro equipamento, para verificar se esta faltando ou devo retirar algo levando em conta economia financeira e facilitadores para produção.
Pretendo fazer 20lts, inicialmente tudo manual, depois talvez adicionar resistências e tentar automatizar alguns processos.

Segue a lista:

Brassagem
• Balança digital 1g-10kg
• Moedor de disco Guzzo
• Fogareiro alta pressão 1 boca 6 caulins 70 cm altura
• Caldeirão em alumínio Nº32 22,5lts + Válvula 1/2" + Fundo Falso
• Pá de polietileno atoxica 45cm
• Termômetro analógico 300mm ou Termômetro digital(Tipo espeto)
• Medidor de Ph digital
• Jarra 1,5lts graduada
• Escumadeira Nº 14
• Pipeta de vidro graduada
• Iodo 0,05N
• Placa de toque com 3 cavidades

Fervura/Resfriamento

• Caldeirão em alumínio Nº34 27,2lts + Válvula 1/2"
• 2x Chiller em cobre 7,5mts + Mangueira
• Densímetro 1000-1100
• Proveta 250ml

Fermentação/Maturação

• Balde plastico alimentício 22lts
• Torneira atoxica ou torneira anti-sedimentos
• AirLock 3 peças
• Cotovelo pneumático
• Poço termométrico em INOX + Vedação
• Mini-Densímetro 1000-1100
• Proveta 100ml
• Termostato FULL Gauge TIC17
• Erlenmeyer de Vidro 500ml​

Limpeza/Sanitização

• Borrifador 500ml
• Iodophor 1lt​

Envase

• Arrolhador tradicional
• Escova alimentícia
• Enchedor de Garrafas​

Duvidas

Sei que o volume de água vai variar por vários fatores, mas em média esses tamanhos de panela pra produção de 20lts vão ficar no limite? Devo optar por panelas 34 e 36?
Preciso de outra balança(precisão) para pesar os lúpulos ou posso usar a mesma do malte?
Qual a opinião de vocês em relação ao termômetro, acredito que o digital seja mais pratico, algum questionamento a ele?
Ter apenas o balde do fermentador prejudica em algo? Devo comprar mais um?
No site do lamas tem uma torneira anti-sedimentos para fermentador, alguém já usou ? Alguma vantagem?
Qual a confiabilidade do mini-densímetro? Posso utilizar apenas ele ou é melhor ter os dois?

Desde já agradeço a todos, desculpem pelo post grande mas é por causa da lista. :mug:
 
Eu também produzo levas para 20 litros e acredito que os itens são estes mesmos, eu não faço teste de iodo depois que comecei a fazer 90 minutos para todas as brassagens.

Vamos lá as dúvidas:

1 - Eu compraria as panelas 1 número maior, tenho essas mesmas panelas e levas acima de 5,5KG de malte já não cabe tudo na panela de fundo falso
2 - Se a balança for de precisão para gramas, sem problemas
3 - A diferença é que termômetro digital mostra a temperatura mais rápido
4 - Tenha 2 baldes, sendo 1 deles você pode usar para primming
5 - Tenho mas ela é compatível apenas com 1 tipo de torneira, não vejo muita vantagem
6 - O meu mini densímetro vai até 1.060, quando a OG é acima disso tenho um que vai até 1.100. A vantagem é que o mini necessita de 100ml enquanto o grande precisa de 250ml

Abraço
 
Conforme já disse o Diego não é legal você ter as panelas com o volume no limite, é bom ter uma folga pois vai passar perrengue tanto na hora de brassar quanto na hora de ferver, nos dois casos poderá ter transbordamento . Falo por experiência própria, quando comecei utilizava uma panela de 25 Litros e sempre tinha que ficar contornando o problema, se vai começar do zero gaste um pouquinho maisrecomendo panela de pelo menos uns 30 litros pra ficar tranquilo.
 
Pessoal muito obrigado pela ajuda.
Vou olhar então as panelas de número 34 e 36 e um fermentador de 30lts com torneira comum mesmo e outro pra priming e envase.
 
Fala pessoal tudo beleza?
Gostaria da ajuda de vocês na compra do meu primeiro equipamento, para verificar se esta faltando ou devo retirar algo levando em conta economia financeira e facilitadores para produção.
Pretendo fazer 20lts, inicialmente tudo manual, depois talvez adicionar resistências e tentar automatizar alguns processos.

Segue a lista:

Brassagem
• Balança digital 1g-10kg
• Moedor de disco Guzzo
• Fogareiro alta pressão 1 boca 6 caulins 70 cm altura
• Caldeirão em alumínio Nº32 22,5lts + Válvula 1/2" + Fundo Falso
• Pá de polietileno atoxica 45cm
• Termômetro analógico 300mm ou Termômetro digital(Tipo espeto)
• Medidor de Ph digital
• Jarra 1,5lts graduada
• Escumadeira Nº 14
• Pipeta de vidro graduada
• Iodo 0,05N
• Placa de toque com 3 cavidades

Fervura/Resfriamento

• Caldeirão em alumínio Nº34 27,2lts + Válvula 1/2"
• 2x Chiller em cobre 7,5mts + Mangueira
• Densímetro 1000-1100
• Proveta 250ml

Fermentação/Maturação

• Balde plastico alimentício 22lts
• Torneira atoxica ou torneira anti-sedimentos
• AirLock 3 peças
• Cotovelo pneumático
• Poço termométrico em INOX + Vedação
• Mini-Densímetro 1000-1100
• Proveta 100ml
• Termostato FULL Gauge TIC17
• Erlenmeyer de Vidro 500ml​

Limpeza/Sanitização

• Borrifador 500ml
• Iodophor 1lt​

Envase

• Arrolhador tradicional
• Escova alimentícia
• Enchedor de Garrafas​

Duvidas

Sei que o volume de água vai variar por vários fatores, mas em média esses tamanhos de panela pra produção de 20lts vão ficar no limite? Devo optar por panelas 34 e 36?
Preciso de outra balança(precisão) para pesar os lúpulos ou posso usar a mesma do malte?
Qual a opinião de vocês em relação ao termômetro, acredito que o digital seja mais pratico, algum questionamento a ele?
Ter apenas o balde do fermentador prejudica em algo? Devo comprar mais um?
No site do lamas tem uma torneira anti-sedimentos para fermentador, alguém já usou ? Alguma vantagem?
Qual a confiabilidade do mini-densímetro? Posso utilizar apenas ele ou é melhor ter os dois?

Desde já agradeço a todos, desculpem pelo post grande mas é por causa da lista. :mug:

Voce ja comprou o equipamento? tem ideia de quanto gastou ?
Obrigado
 
Comecei com bem menos. Se você quiser pode até diminuir alguma coisa e ir comprando depois mas vai do bolso de cada um. Lembre de uma balança de precisão pra pesar o lúpulo, mais baldes plásticos e uma bomba pra recirculação.
 
Um ano depois e com algumas brassagens, vejo que daria pra ter começado com bem menos que isso. Como fui comprando tudo aos poucos e em vários lugares diferentes nao faço ideia de quanto gastei. Mas vamos a algumas considerações.

Compre uma bombona a diferença de preco é pequena e as vantagens enormes em relação ao balde. Comprei uma bombona de 30 lts com poço termometrico, airlock S e torneira comum mesmo. Pode comprar so uma pra economizar e faça o envase com a panela, tem funcionado muito bempra mim.

Pra fazer 25 lts a panela 34 é pequena na mostura pra receitas de alta OG.

Moedor e balança pra mim foram desnecessários. Onde eu compro ja faço a moagem na loja e o cara coloca os lupulos em pacotes diferentes ja pesados.

1 chiller ja é suficiente pra resfriar 25 litros.

E muito importante, o fogareiro. O primeiro que comprei era muito ruim e demorei horas pra consefuir uma fervura fraca.
Compre um caga fogo é o melhor custo benefício.

No mais é isso!

Voce ja comprou o equipamento? tem ideia de quanto gastou ?
Obrigado


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Back
Top