compensa colocar mais um pct de fermento???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MCmelo

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
23
Reaction score
1
Bom dia gente, estou na duvida. estou com uma imperial stout com nove dias fermentando. OG 1.095, estimativa de FG 1.022. Utilizei apenas dois pct de t-58 para 50 litros. com sete dias estagnou em 1.033. Será que vale a pena jogar mais um pct... rampas. 45-10 50-15min
67-40min
70-30min
78-10min.
açúcar mascavo 1kg 5min finais da fervura.
totalde maltw 19.5 kg maltes pilsem 50%

Melano 80 + pale ale 30% Café+chocolate malt+escuro 10% (castle Trigo maltado + aveia 10%
obrigado
 
Cara teve mto malte especial... Pessoalmente acredito que sua densidade tenha estabilizado em 1033 mesmo o que não é tão estranho se considerar que a inicial foi de 1095

abçs
 
Acha que a quantidade de fermento utilizada deve ter contribuido para isso. Uma quantidade baixa de levedura?
 
Concordo com o bode, é bastante malte especial pra uma OG tão grande. Pra OGs assim, procure ter açucares mais simples pra começar a fermentação.
Se vai fazer rampas usa 65 em vez de 67.

como foram as temperaturas da sua fermentação? quanto tempo ta fermentando?
como está o gosto da cerveja?

Não necessariamente adicionar mais fermento vai te ajudar agora.
Devia ter começado com 4 pacotes em vez de 2, pra não estressar o fermento.

Sempre que tiver dúvida use o pitching calculator:
http://www.mrmalty.com/calc/calc.html

Só por curiosidade, pq t-58 numa imp. stout?
 
Opa, blz. a escolha do T-58 foi por ter acreditado que seria o único a aguentar trabalhar com uma densidade inicial tão alta. Eu tinha como escolha US-05 e o S-04 apenas.
Usei malte especial para não ter uma cerveja muito seca acreditando que ele poderiam me ajudar no corpo. Gostaria de uma Imperial Stout com mais dulçor.
A fermentação iniciou com em torno de 20ºC nos quatro primeiros dias quando atingiu a densidade de 1.041. depois aumentei a temperatura para 24 no intuito de terminar a fermentação porém trabou em 1.033.
O gosto esté bom, um dulçor resudual perseptivel e contrastando com o amargor que está perdendo de leve.
Quando fiz sabia que estava utilizando a quantidade mínima de fermento. Preciso começar a acreditar mais na teoria do que na tentativa. Tinha toda a informação disponível porém não quis usar.
Inclusive nessa eu fiz o teste de adicionar os três maltes torrados nos 15 finais da brassagem. no início achei que não daria certo pois a cor não estava para uma stout mas no início da recirculação o efeito foi de mágico rsrsrsr e a cor no seu devido lugar.
O que poderia ter usado no lugar dos maltes especiais (melano, pale ale)?
abraços e obrigado pelas dicas.
 
o pale não é especial, é base.. seria o melano e a aveia, se foram perto dos 30 e 10%, senão, eles não são problema. Tenha em mente tambem que com uma OG bem alta vc precisaria se esforçar bastante pra ter dificilmente terá um final seco... Mesmo sem maltes especiais.

Enfim, se vc acha que a cerveja ta boa, balanceada e não doce demais, na verdade nao há problemas. Se na próxima vez q vc fizer uma cerva de alta OG e quiser atenuar mais o que vc pode fazer é mosturação numa temperatura mais baixa e quantidade ideal de fermento. Não economize nele, vc ja gastou tanto nos outros ingredientes.
Ainda outra opçao a pensar é adicionar o açucar na fermentação.

O t-58 é forte, mas o gosto dele também é e pode ficar fora do estilo numa stout, a nao ser q vc queira. Vc pode começar a fermentaçao com um us05 ou s04 e adicionar o t-58 depois de uns dois dias que vc n terá o gosto dele, terá o gosto do primeiro e atenuação do segundo.

Abç
 
Back
Top