Como vcs içam o cesto de grãos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 10, 2019
Messages
14
Reaction score
4
Location
Conceição do Mato Dentro
Boa tarde, confrades!!!
Estou com um probleminha p tratar!

Tenho a SV da Inversa de 70 litros.

Como faço a brassagem numa mesa, para dar gravidade de por direto da panela para o fermentador, tenho feito o içamento da cesta de grão com um tirffor.
Içar é fácil, sem problemas, mas desce a maldita cesta de grãos é FOD#@#!!!!
Ou não sei usar o tirfor ou hpa de haver um jeito mais fácil desse negócio içar e descer automaticamente.
Pensei num motor de portão que tenho parado, mas não consegui idealizar nada.

Alguém tem uma gambiarrinha boa aí pra compartir?

Cheers!!!🍻🍻🍻🍻
 
Cara, eu já tive esse impasse aí. Não conheço seu equipamentos, mas enfim... Daí, pra solucionar (e solucionou) peguei um pallet, reduzi ele para a metade da largura e ele ficou meio que uma "mesa", só que da altura do pallet (cerca de 15cm) e coloquei ele no chão. Como uso um "caga fogo", boto a "mesa de pallet" no chão e com o caga fogo minha panela N60 fica a cerca de 30cm do piso. Com isso, costumo içar o cesto (que é uma panela N45 toda furadinha) no braço. Claro, precisa da ajuda de um segundo ser humano mas funciona bem.
Iço o cesto, apoio em duas barras de aço na boca da panela maior e deixo escorrer. Ali, já faço a lavagem e, pouco antes de subir a fervura retiro o cesto, as barras e taca-lhe-pau.
Acho que pra você, compensa muito investir em uma bomba. Ela serve para recirculação continua e também para jogar o mosto para o fermentador. Hoje faço levas de 50 a 60L e a bomba me poupa muuuuuuito trampo. Pense nisso!

Saúde!
 
Boa tarde, confrades!!!
Estou com um probleminha p tratar!

Tenho a SV da Inversa de 70 litros.

Como faço a brassagem numa mesa, para dar gravidade de por direto da panela para o fermentador, tenho feito o içamento da cesta de grão com um tirffor.
Içar é fácil, sem problemas, mas desce a maldita cesta de grãos é FOD#@#!!!!
Ou não sei usar o tirfor ou hpa de haver um jeito mais fácil desse negócio içar e descer automaticamente.
Pensei num motor de portão que tenho parado, mas não consegui idealizar nada.

Alguém tem uma gambiarrinha boa aí pra compartir?

Cheers!!!🍻🍻🍻🍻

Minha gambiarra está nas fotos, comprei essas polias no aliexpress e fiz um suporte com ferro velho (cantoneira de ferro e elo de corrente) e coloquei no teto, não é belo mais é funcional. Estou montando um brew stand e pretendo colocar um guincho catracado ou fazer algo caseiro, mais estou sem tempo e verba pra prosseguir.
 

Attachments

  • IMG_20201205_101632.jpg
    IMG_20201205_101632.jpg
    37.9 KB · Views: 125
  • IMG_20201205_101621.jpg
    IMG_20201205_101621.jpg
    40.8 KB · Views: 119
Eu tenho o mesmo equipamento que o teu.

nunca pensou em tirar pela saída da bomba de recirculação?

falam que tem o risco de entupir, mas já fiz 3 brassagens nela e foi tranquilo.

assim você pode brassar com ela no chão. eu tiro o cesto na braço mesmo, é pesado sim, mas rola.
 
Eu tenho o mesmo equipamento que o teu.

nunca pensou em tirar pela saída da bomba de recirculação?

falam que tem o risco de entupir, mas já fiz 3 brassagens nela e foi tranquilo.

assim você pode brassar com ela no chão. eu tiro o cesto na braço mesmo, é pesado sim, mas rola.
O problema não é erguer e sim manter erguido, colocar um suporte por baixo seria necessário outra pessoa, e faz muita cagada, por isso iço, recirculo para melhora a clarificação (tenho a bomba e faço continua) e deixo escorrer, faço a lavagem e já empurro pra lavanderia pra terminar de escorrer e limpar. Eu trabalho numa area que consegui umas barras de ferro e montei um brew stand, vou colocar rodas e um motor com redutor ou guincho manual com catraca, falta pintar e comprar as coisas, mas por hora tá de lado, consegui de inox tmb, mas vou montar o protótipo de ferro se funcionar bem, monto o de inox com melhorias que naturalmente aparecem.
 
O problema não é erguer e sim manter erguido, colocar um suporte por baixo seria necessário outra pessoa, e faz muita cagada, por isso iço, recirculo para melhora a clarificação (tenho a bomba e faço continua) e deixo escorrer, faço a lavagem e já empurro pra lavanderia pra terminar de escorrer e limpar. Eu trabalho numa area que consegui umas barras de ferro e montei um brew stand, vou colocar rodas e um motor com redutor ou guincho manual com catraca, falta pintar e comprar as coisas, mas por hora tá de lado, consegui de inox tmb, mas vou montar o protótipo de ferro se funcionar bem, monto o de inox com melhorias que naturalmente aparecem.

ah então não é a mesma que a minha.
acho que entendi errado.
realmente, se não tem suporte, ai tem de fazer uma gambi forte.

a minha tem uns ganchos na lateral do cesto que dá pra erguer em 3 estágios, ai no ultimo ela fica sobre a panela e da pra meter recirculação com uma mangueira ou ir pra lavagem.
 

Attachments

  • DAAAAAAAAAAAAAAAAAA.PNG
    DAAAAAAAAAAAAAAAAAA.PNG
    56.5 KB · Views: 59
Eu to montando um cesto em uma panela de 32 litros que furei o fundo, e me veio essa duvida de como deixar ele içado, to pensando em comprar uns ganchos desse da foto, ai da pra colocar eles meio de lado e na hora que içar eles ficam na posição certa
 

Attachments

  • s.png
    s.png
    161.4 KB · Views: 1
Last edited:
tem esses também, mas acho que vai ficar muito fundo e o cesto ainda vai ficar dentro do mosto
 

Attachments

  • l.png
    l.png
    112.3 KB · Views: 7
Last edited:
Fuçando em sites gringos.... achei isso aqui....
Vejam o que acham

https://images.app.goo.gl/jsrjtdYjxgysQrWS9
Penso que seria viável!!! até um sisteminha de catraca..... Iça o cesto, escorre no suporte, faz lavagem, recircula, etc... sobre mais um pouquinho e termine de escorrer.... visualize o nivel de fervura, tire medições pré-fervura, etc.... e depois veste o cesto com um saco e tira dali... lembrando que após escorrer, um cesto de 13 KG de malte terá no máximo uns 22 kg.... talvez... me ajudem aí nas contas!!!

Abraços
 
Tinha esse mesmo problema, tenho uma panela de 55l com cesto de inos que cabe uns 10kg de grãos, que depois da mostura fica bem pesado e quente.... resolvi usando um par de moitão, que reduz o esforço pra levanta e manter o cesto no alto para o mosto escorrer.

Prendi no teto, passei uma corda pelas polias, e ficou show.

Pra que não conhece, esse é o moitão:


moitao_cadernal_aco_80_x_3_x_5_8_pol_1200_kg_vonder_4986_1_20190710111357.jpg
 
Pessoal,

Eu tenho paquerado este modelo no mercado livre...

https://produto.mercadolivre.com.br...ger-para-refletor-e-filtro-cultivo-indoor-_JM
O interessante é que ele é com catraca. Ou seja, imagino que dê pra puxar e ele ficar parado na altura desejada.

View attachment 126116

View attachment 126117
Nesta foto marquei o botão para soltar a trava da catraca.

Alguém conhece?
Será que serve pra suspender o cesto?

Abraços
Eu vi esse no aliexpress e fiquei um tempão pesquisando opiniões, mas achei frágil a aparência e desisti dele.
 
Boa, galera, muito obrigado pelo compartilhamento.

Então, o confrade Leonardo Mantoani falou correto. A inversa 70 tem os suportes e dá p deixar o cesto pendurado por um bom tempo.

meu ponto é que nunca usei a bomba de recirculação para transferir. Deixo a panela em cima de uma mesa, iço com o tirfor e dps preciso tirar do guincho do tirfor e levar pro chão.
Aí é que tá a sofrência! Uma brassagem com 13kg de malte, mais a água retida....

Mas talvez só de por a bichona no chão e transferir pro fermentador com a bomba já resolva.

Cara, pensei em por tipo um motor de portão eletrônico p puxar e retornar um cabo de aço, mas não consigo engenheirar a coisa.

Abraço!
 
Boa, galera, muito obrigado pelo compartilhamento.

Então, o confrade Leonardo Mantoani falou correto. A inversa 70 tem os suportes e dá p deixar o cesto pendurado por um bom tempo.

meu ponto é que nunca usei a bomba de recirculação para transferir. Deixo a panela em cima de uma mesa, iço com o tirfor e dps preciso tirar do guincho do tirfor e levar pro chão.
Aí é que tá a sofrência! Uma brassagem com 13kg de malte, mais a água retida....

Mas talvez só de por a bichona no chão e transferir pro fermentador com a bomba já resolva.

Cara, pensei em por tipo um motor de portão eletrônico p puxar e retornar um cabo de aço, mas não consigo engenheirar a coisa.

Abraço!
Já pensou em usar aqueles guincho que pedreiro usa pra erguer balde de massa, um que eu vi aguentava 150kg.
 
Boa, galera, muito obrigado pelo compartilhamento.

Então, o confrade Leonardo Mantoani falou correto. A inversa 70 tem os suportes e dá p deixar o cesto pendurado por um bom tempo.

meu ponto é que nunca usei a bomba de recirculação para transferir. Deixo a panela em cima de uma mesa, iço com o tirfor e dps preciso tirar do guincho do tirfor e levar pro chão.
Aí é que tá a sofrência! Uma brassagem com 13kg de malte, mais a água retida....

Mas talvez só de por a bichona no chão e transferir pro fermentador com a bomba já resolva.

Cara, pensei em por tipo um motor de portão eletrônico p puxar e retornar um cabo de aço, mas não consigo engenheirar a coisa.

Abraço!
Agora que entendi sua questão....
Uma idéia é usar a panela em uma cadeira (reforçada) e para erguer o cesto, subir em outra cadeira ao lado.... assim, na cadeira, fica fácil escoar o mosto para o fermentador.
Salvo engano, o Robinho do canal youtube faz assim.... eu mesmo faço assim.... é bem prático....
Abraços
 
Boa, galera, muito obrigado pelo compartilhamento.

Então, o confrade Leonardo Mantoani falou correto. A inversa 70 tem os suportes e dá p deixar o cesto pendurado por um bom tempo.

meu ponto é que nunca usei a bomba de recirculação para transferir. Deixo a panela em cima de uma mesa, iço com o tirfor e dps preciso tirar do guincho do tirfor e levar pro chão.
Aí é que tá a sofrência! Uma brassagem com 13kg de malte, mais a água retida....

Mas talvez só de por a bichona no chão e transferir pro fermentador com a bomba já resolva.

Cara, pensei em por tipo um motor de portão eletrônico p puxar e retornar um cabo de aço, mas não consigo engenheirar a coisa.

Abraço!
Mas talvez só de por a bichona no chão e transferir pro fermentador com a bomba já resolva.

vai sem medo, bicho! usa hop spider, faz uma boa recirculação, usa whirflock, pra deixar o minimo possivel de "sujeira" no fundo da panela e tira pela bomba.

também uso 13kg de malte, e nao é tão sofrido assim erguer o cesto já que vc vai erguendo ela em 3 estágios.
 
Pessoal,

Eu tenho paquerado este modelo no mercado livre...

https://produto.mercadolivre.com.br...ger-para-refletor-e-filtro-cultivo-indoor-_JM
O interessante é que ele é com catraca. Ou seja, imagino que dê pra puxar e ele ficar parado na altura desejada.

View attachment 126116

View attachment 126117
Nesta foto marquei o botão para soltar a trava da catraca.

Alguém conhece?
Será que serve pra suspender o cesto?

Abraços
Eu uso um desses para até 12kg de grão na bag é muito bom
 
Back
Top