como medir resistência elétrica?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabioRolfsen

Member
Joined
Jul 2, 2013
Messages
20
Reaction score
6
Olá,

Comprei num desmanche uma "bacia" de inox, que era usada num banho maria de supermercado. Ela possui uma resistência instalada, que estava funcionando.

Não sei a potência, tensão, nada... Preciso saber para instalar TIC, contatora, dimensionar os cabos, etc...

Existe alguma forma de eu medir a resistência (tenho um pequeno multímetro) pra descobrir se ela vai ser útil para esquentar água? Ou só testando mesmo?


Obrigado,

Fábio Rolfsen
 
tem e é medindo os Ohms dela;
photo.jpg



mas você tem que saber que voltagem ela trabalha no mínimo.

Pois se ela for 110v e ligar em 220v ela queima, se for ao contrário você não trabalhará com ela corretamente.



Utilizando seu multímetro você mede os Ohms dela,

quanto menor esse valor maior será a potencia dela, o meu multímetro possui uma escala de 200 ohms 2000 ohms 20k ohms 200k ohms e 2000k ohms.

comece colocando em 200 ohms. e as ponteira de teste uma em casa terminal da resistência. (a resistência não deve estar ligada em nenhuma fonte de energia)

Espere uns segundos pois o valor oscila, quando ele estabilizar é o valor real.

nesse site coloque os valores que você sabe que ele calcula o que você não sabe.

http://www.audioacustica.com.br/exemplos/Lei_de_Ohm/Lei_de_Ohm-2.html

por isso a importância de saber pelo menos a voltagem dela.


lembrando que será um valor aproximado. mas já da para ter a ideia de potência.
 
Sombra:

Tentei medir com meu multímetro vagabundinho, que só tem uma escala de 1k ohm. O ponteiro dava uma balançadinha e voltava para o zero.

Levei a resistência na casa de um amigo, cujo multímetro tinha escala de 200 ohm, e deu 10,7 ohm.

Assumindo que o equipamento original deva ser 220v, a resistência da em torno de 4.500W, o que já me serve para aquecer água, pois não é de baixa densidade.

Obrigado! Valeu.
 
Back
Top