Como maturar em barril de madeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Buenas,

Pretendo comprar um barril de 10L de carvalho que já guardou whisky e tenho algumas dúvidas referente ao processo:

- Qual é o tempo de maturação minimo (considerando, por exemplo, uma barley wine)?
- Como sanitizar o barril na primeira vez que for utilizado?
- Uma vez que a cerveja foi maturada, como guardar o barril para ser usado novamente?
 
Buenas,

Pretendo comprar um barril de 10L de carvalho que já guardou whisky e tenho algumas dúvidas referente ao processo:

- Qual é o tempo de maturação minimo (considerando, por exemplo, uma barley wine)?
- Como sanitizar o barril na primeira vez que for utilizado?
- Uma vez que a cerveja foi maturada, como guardar o barril para ser usado novamente?

kidh0,

O tempo de maturação vai variar muito de receita pra receita e de barril pra barril. Se o seu ja foi usado, depende do quão usado ele está, quanto de sabor de madeira resta ali pra ser extraído.

O método mais simples é ir provando a cada dia, semana ou intervalo de tempo que vc quiser definir, até atingir o sabor desejado. Isso é um problema pra barril de 10 litros, porque quando estiver no ponto, pode ser que reste pouca cerveja.

Tem várias formas de sanitizar barril, como o que vc pretende adquirir de whisky, não queime enxofre, esse método não é indicado pra barril de destilados, porque pode explodir. Terá que usar vapor, água fervendo ou outro método.

Pra guardar, segundo indicação do paulo em outro tópico sobre barril, pode usar uma mistura de ácido citrico com metabissulfito de potássio/sódio. Não lembro das concentrações, pode usar a busca do forum pra mais detalhes...

Abraço
 
@Tiago então não adianta, tem que ir testando e vendo o que agregou na cerveja.

Creio que também seja uma opção deixar a cerveja quieta lá no barril por X tempos (vi alguém falando no forum que no mínimo uns 6 meses) e se o resultado for muito forte, fazer um blend com uma cerveja não maturada em barril.

Acho que vale a experiência para ver como ela vai ficar.

Vou procurar o post do Paulo.
 
@Tiago então não adianta, tem que ir testando e vendo o que agregou na cerveja.

Creio que também seja uma opção deixar a cerveja quieta lá no barril por X tempos (vi alguém falando no forum que no mínimo uns 6 meses) e se o resultado for muito forte, fazer um blend com uma cerveja não maturada em barril.

Acho que vale a experiência para ver como ela vai ficar.

Vou procurar o post do Paulo.

Pode até ser uma opção, quando o barril é muito pequeno, deixar o sabor de madeira ficar forte além do desejado e depois fazer um blend com a mesma cerveja guardada em um barril de inox por ex...
 
Back
Top