Como Carbonatar no Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Boa tarde, pessoal!

Tenho uma curiosidade grande. Vi que alguns fermentadores de inox são projetados para que seja feita a carbonatação em seu interior.

A carbonatação é feita se fechando as válvulas durante a fermentação e controlando a pressão pelo manômetro, apenas usando CO2 externo para manter a pressão quando a temperatura abaixar? Ou é feita exclusivamente inserindo CO2 externo?

Caso for o primeiro caso, a pressão não iria atrapalhar as leveduras? Iria afetar a produção de esteres/fenóis?

Gostaria muito de saber sobre isto, pois tenho forte interesse em comprar um fermentador de 250l e isto já seria uma mão na roda gigante, além de parecer ser muito legal.
 
Existem 2 tipos de fermentadores em inox, um que só fermenta e outro com mais reforço que permite a carbonatação (bem mais caro é lógico).

Nos que permitem carbonatação, se faz a purga do fermento antes de carbonatar. Nestes, a carbonatação pode ser natural (priming) ou forçada.
 
Tem um mais “barato” fermentasaurus que permite carbonatar tem alguns videos de seu uso, mas ele Ainda é caro mesmo sendo feito de plástico. Se comparar a um fermentador cônico comum, mas pelo que eu vi é. Como o colega descreveu vc purga o fermento depois carbonata.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A carbonatação durante a fermentação nos fermentadores inox, é feita da seguinte forma, quando atenuou 2/3 a 3/4 do esperado fecha a válvula e controla a pressão na válvula de alívio. Ou vc espera o término da fermentação purga o fermento e injeta CO2. Cervejaria geralmente faz da primeira forma.

André Wenderosck
 
Back
Top