Cold Break - Whirlpool - Whirlfloc

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasCSP

Well-Known Member
Joined
May 31, 2016
Messages
142
Reaction score
36
Geral, não consegui localizar (dentro de inúmeras duvidas de resfriamento) um post dedicado a ele...
O que encontrei foram informações divergentes e variadas, uns até resfriam em 1 dia!!!

O problema é que eu nunca consigo (fiz minha 5ª Brassagem sabado) ser eficaz em "não levar trub" para o fermentador.
Vejo relatos e fotos da galera com um montinho todo lindo no meio do balde, ou com uma lama assentada direitinho e tal... mas o meu nunca fica assim.

O meu está mais para uma névoa de proteinas que me atrapalha pra caramba na hora de seguir com ele para o fermentador.

O processo:
15 minutos antes de concluir a fervura, Whirlfloc e chiller de imersão pro caldeirão (15 Litros).
Ao final da fervura, faço o Whirlpool (movimentos circulares por 1 minuto mais ou menos) e dou inicio ao resfriamento com o Chiller (sem espera)
Quando vejo que já gastei agua demais, vou para o bom e velho resfriamento com o gelo na pia, ele me ajuda a chegar no máximo em 1 hora nos 20º que preciso para inoculação.
Na hora de ir para o fermentador, nos primeiros litros beleza, tudo claro como deve, mas nos ultimos 7 litros o negocio começa a engrossar e a névoa de proteinas começa a ir pro cano!

Onde estou errando?
Eu ja tentei até não movimentar o chiller (ou seja, não retirar ele da panela) até completar a trasfega, mas mesmo assim não tive sucesso.
Devo fazer uma pausa entre o whirlpool e o resfriamento pelo chiller? - neste caso, não vou ter problemas por demorar ao resfriar?
 
Geral, não consegui localizar (dentro de inúmeras duvidas de resfriamento) um post dedicado a ele...
O que encontrei foram informações divergentes e variadas, uns até resfriam em 1 dia!!!

O problema é que eu nunca consigo (fiz minha 5ª Brassagem sabado) ser eficaz em "não levar trub" para o fermentador.
Vejo relatos e fotos da galera com um montinho todo lindo no meio do balde, ou com uma lama assentada direitinho e tal... mas o meu nunca fica assim.

O meu está mais para uma névoa de proteinas que me atrapalha pra caramba na hora de seguir com ele para o fermentador.

O processo:
15 minutos antes de concluir a fervura, Whirlfloc e chiller de imersão pro caldeirão (15 Litros).
Ao final da fervura, faço o Whirlpool (movimentos circulares por 1 minuto mais ou menos) e dou inicio ao resfriamento com o Chiller (sem espera)
Quando vejo que já gastei agua demais, vou para o bom e velho resfriamento com o gelo na pia, ele me ajuda a chegar no máximo em 1 hora nos 20º que preciso para inoculação.
Na hora de ir para o fermentador, nos primeiros litros beleza, tudo claro como deve, mas nos ultimos 7 litros o negocio começa a engrossar e a névoa de proteinas começa a ir pro cano!

Onde estou errando?
Eu ja tentei até não movimentar o chiller (ou seja, não retirar ele da panela) até completar a trasfega, mas mesmo assim não tive sucesso.
Devo fazer uma pausa entre o whirlpool e o resfriamento pelo chiller? - neste caso, não vou ter problemas por demorar ao resfriar?

1 - Faça o mosto
2 - Faça o whirlpool
3 - Espere 20 minutos (essencial, essa parte, eu diria...)
4 - Transfira para o balde fermentador
5 - Resfrie no fermentador usando o chiller de imersão.
6 - Veja o lindo montinho que ficou na panela e fique feliz.

É isso. Eu resfrio meu mosto direto no balde fermentador.

Tem N posts sobre o assunto.

Use o google pra procurar no fórum:

site:homebrewtalk.com.br termos de busca
 
1 - Faça o mosto
2 - Faça o whirlpool
3 - Espere 20 minutos (essencial, essa parte, eu diria...)
4 - Transfira para o balde fermentador
5 - Resfrie no fermentador usando o chiller de imersão.
6 - Veja o lindo montinho que ficou na panela e fique feliz.

É isso. Eu resfrio meu mosto direto no balde fermentador.

Tem N posts sobre o assunto.

Use o google pra procurar no fórum:

site:homebrewtalk.com.br termos de busca

Cara, obrigado pela dica de processo, mas a melhor dica foi a do google com site!!! eu não sabia e acabei achando um milhão de posts sobre resfriamento rs... vou dar uma lida aqui.
Muito obrigado
 
Lucas, também sou novato como vc fiz minha 6ª brassagem semana passada.
Estudei resposta para isso. Essa névoa é decorrente do uso de whirfloc (pelo menos EU só consigo formação de "nuvem" de proteínas quando o uso). E o aparecimento dela, segundo estudos, é quando o resfriamento é rápido e eficiente.
O trub é realmente o morrinho de partículas sólidas que se forma no centro da panela. Com um bom whirlpool se consegue esse cone.
Com relação a proteína do cold break, li (aqui no fórum mesmo) que levar alguma para o fermentador é até desejável (mesmo pq, não levar nenhuma, sua perde seria monstruosa). Já o trub, não deve ir nenhuma. Eu costumo perder cerca de 3l na panela de fervura (levando algumas proteínas).
Uma coisa que passei a fazer foi, desligar o fogo fazer whirlpool, esperar 15min e por o chiller com cuidado. Dessa forma melhorei muito a formação. Tome cuidado com contaminação por por o chiller depois da fervura.
E se estiver posto nos últimos 5min de fervura lúpulo para aroma e deseja esse aroma bem presente, daí faça o resfriamento tão logo desligue o fogo, para que os óleos do lúpulo não evapore com o mosto aquecido por muito tempo.

Bem, comigo tá funcionando, mas em breve aparece pessoas mais qualificadas para te explicar melhor e corrigir alguma besteira que possa ter escrito.

Boa brassagem
:mug:
 
Quando eu usava chiler de imersão, fazia como o amigo descreveu acima e formava um cone lindo, verdinho. Rsrs


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Pessoal,

Eu ainda não fiz nenhuma brassagem mas estou planejando fazer o resfriamento com o chiller depois da fervura ... e somente apos fazer o whirlpool ...deixo descansar por 20 min e depois transfiro para o fermentador .. assim evito mexer no mosto quando tiver usando chiller ...
 
Descobri que eu estava botando whirfloc de mais. E ele pode fazer efeito contrário se for a mais.

Não sei é seu caso também, eu usava uma pastilha pra 13L de mosto. Uma pstilha é para 100L.

Achei uma dica legal:
https://maltenocaneco.com.br/2016/02/07/como-utilizar-o-whirfloc-de-maneira-eficiente/


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Vou testar fragmentando a pastilha, depois eu vou testar como sugeriu o sgozzi, e depois usar o chiller no fermentador como o jalexandre comentou.
Assim testo as 3 possibilidades e vou postando o resultado aqui.

Obrigado pessoal, ja tenho 3 brassagens teste!!!
 
1 - Faça o mosto
2 - Faça o whirlpool
3 - Espere 20 minutos (essencial, essa parte, eu diria...)
4 - Transfira para o balde fermentador
5 - Resfrie no fermentador usando o chiller de imersão.
6 - Veja o lindo montinho que ficou na panela e fique feliz.

É isso. Eu resfrio meu mosto direto no balde fermentador.

Tem N posts sobre o assunto.

Use o google pra procurar no fórum:

site:homebrewtalk.com.br termos de busca

jalexandre, com relação a levar o mosto direto para o balde fermentador,
alguém sabe qual a temperatura que nossos baldes fermentadores aguentam? será que não há risco nenhum em largar o mosto muito quente direto lá?

[]'s
 
jalexandre, com relação a levar o mosto direto para o balde fermentador,
alguém sabe qual a temperatura que nossos baldes fermentadores aguentam? será que não há risco nenhum em largar o mosto muito quente direto lá?

[]'s


Os baldes brancos alimentícios são seguros até 100C .

Não l lembro o número exato, mas eles começam a soltar resíduos químicos em temperaturas bem acima da nossa faixa de utilização.
 
Procura qual plástico é. Hdpe (normalmente usado nesses baldes) suporta até 120°. Da pra resfriar dentro dele tranquilamente.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Outra coisa, transfere da panela de fervura para o fermentador/balde bem devagar. Fluxo bem pequeno para não mexer no trub.

Existe ainda artefatos que ajudam a driblar um pouco isso, como usar um tubo pescador voltado para a periferia da penela.

Eu uso uma conexão de cobre em "U" com uma mangueira de silicone adaptado na entrada da válvula. Com ele dá até para aproveitar um pouco mais do mosto fervido.

Outra medida é usar uma peneira tipo Chinois (bem fina) sanitizada para peneirar o mosto.

Se bem que de acordo a relatos, um pouco de trub no fermentador não vai influencia o sabor da breja.

Contudo, eu procuro fazer de forma a levar menos trub possível para o fermentador.
 

Attachments

  • 20160513_141925a.jpg
    20160513_141925a.jpg
    179.1 KB · Views: 124
Procura qual plástico é. Hdpe (normalmente usado nesses baldes) suporta até 120°. Da pra resfriar dentro dele tranquilamente.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk


que maravilha, uma panela a menos para limpar novamente.. rsrs
obrigado pela informação, bem pertinente!
 
Galera só atualizando o POST!

Resolvi seguir as dicas que vi aqui e literalmente desencanar e ir na boa...
Basicamente a resposta é simples... Basta irmos devagar!!!

O que eu mudei no processo:
. Não usei a pastilha toda de Whirlfloc, usei 1/10 dela (As pastilhas são para 100L mesmo e isto deve fazer diferença.
. Desta vez nem tirei a panela do fogão, deixei la mesmo do jeito que comecei a fervura até ir pro fermentador. (Evitaria qualquer chacoalhão)
. Não fiz resfriamento com o gelo pra não tirar ela do lugar.
. Após o resfriamento, deixei mais meia hora (sim sei que é bom não deixar tanto tempo, mas acho que aqui foi o pulo do gato)

Percebi que logo depois que fazemos o resfriamento, uma névoa sobe normalmente; Se esperarmos ela baixar, tudo fica bem.

E por ultimo, mas nao menos importante, deixei escorrer beeeem lento, basicamente um fio, pra minha surpresa foi um fluxo continuo do inicio ao fim! e o fim foi ver a proteina toda quietinha la no fundo da panela!

Enfim, a dica que eu dou pra quem tem este problema.... não se desespere, tenha calma e faça as coisas com pausas, dará tempo da proteína decantar e de quebra voce curte o momento ao invés de ficar se matando pra fazer o que o tempo faz por nós.
Lembrei do surfe!
 
Galera só atualizando o POST!

Resolvi seguir as dicas que vi aqui e literalmente desencanar e ir na boa...
Basicamente a resposta é simples... Basta irmos devagar!!!

O que eu mudei no processo:
. Não usei a pastilha toda de Whirlfloc, usei 1/10 dela (As pastilhas são para 100L mesmo e isto deve fazer diferença.
. Desta vez nem tirei a panela do fogão, deixei la mesmo do jeito que comecei a fervura até ir pro fermentador. (Evitaria qualquer chacoalhão)
. Não fiz resfriamento com o gelo pra não tirar ela do lugar.
. Após o resfriamento, deixei mais meia hora (sim sei que é bom não deixar tanto tempo, mas acho que aqui foi o pulo do gato)

Percebi que logo depois que fazemos o resfriamento, uma névoa sobe normalmente; Se esperarmos ela baixar, tudo fica bem.

E por ultimo, mas nao menos importante, deixei escorrer beeeem lento, basicamente um fio, pra minha surpresa foi

Enfim, a dica que eu dou pra quem tem este problema.... não se desespere, tenha calma e faça as coisas com pausas, dará tempo da proteína decantar e de quebra voce curte o momento ao invés de ficar se matando pra fazer o que o tempo faz por nós.
Lembrei do surfe!

Quase todos os processos na fabricação de cerveja são nessa pegada de "sem pressa"...

Quanto ao trub que vai pro fermentador...a gente sabe que quanto menos, melhor para clarificar depois, porém usando a gelatina e um bom Chill Haze essa etapa de Whirlpool, se não for tão eficiente, passa a ser praticamente desprezível.

Resfriando rápido em temperatura adequada para a inoculação, fazendo um Whirlpool e aguardando uns 20 min, com certeza será mais que suficiente.

Já fiz levas sem Whirlfloc inclusive...o resultado é praticamente igual... (lembrando que uso gelatina é claro)
 
De 0 a 10 a importância de um whirpool para a sua cerveja eh próximo de 1. Se a sua cerva não for uma ipa com 1 tonelada de lúpulo o seu efeito eh desprezível . Pois o trub eh formado principalmente por proteínas precipitas que se tornam insolúveis . A nata do leite não volta ao leite concorda . O problema eh quando há muito lúpulo , pois sua massa vegetal pode afetar o gosto da cerveja. Cerveja translúcida eh resultado de uma brassagem bem feita, fervura vigorosa, resfriamento rápido e uma boa maturação .


Sent from my iPad using Tapatalk
 
Galera só atualizando o POST!

Resolvi seguir as dicas que vi aqui e literalmente desencanar e ir na boa...
Basicamente a resposta é simples... Basta irmos devagar!!!

O que eu mudei no processo:
. Não usei a pastilha toda de Whirlfloc, usei 1/10 dela (As pastilhas são para 100L mesmo e isto deve fazer diferença.
. Desta vez nem tirei a panela do fogão, deixei la mesmo do jeito que comecei a fervura até ir pro fermentador. (Evitaria qualquer chacoalhão)
. Não fiz resfriamento com o gelo pra não tirar ela do lugar.
. Após o resfriamento, deixei mais meia hora (sim sei que é bom não deixar tanto tempo, mas acho que aqui foi o pulo do gato)

Percebi que logo depois que fazemos o resfriamento, uma névoa sobe normalmente; Se esperarmos ela baixar, tudo fica bem.

E por ultimo, mas nao menos importante, deixei escorrer beeeem lento, basicamente um fio, pra minha surpresa foi um fluxo continuo do inicio ao fim! e o fim foi ver a proteina toda quietinha la no fundo da panela!

Enfim, a dica que eu dou pra quem tem este problema.... não se desespere, tenha calma e faça as coisas com pausas, dará tempo da proteína decantar e de quebra voce curte o momento ao invés de ficar se matando pra fazer o que o tempo faz por nós.
Lembrei do surfe!

Cara, deixa eu compartilhar minha experiência. Também sou iniciante e faço levas pequenas de 10 a 15 litros como você. Não uso chiller nem whirlfloc. Como minhas levas são pequenas resfrio na velha bacia com gelo. Até coloquei uma torneira na bacia pra drenar a água do derretimento do gelo. Consigo resfriar em poucos minutos, não levo trub pro fermentador e deixo as proteínas coaguladas na panela. Acredito que quanto maior a demora, maior o risco de levar DMS pra sua breja. Tá aí meu resfriador simples mas eficiente.
bacia.jpg
 
Mas essas "proteínas" não são importantes para a cerveja?
 
Alguma proteína sim mas não aquela "nuvem" coagulada no fundo da panela.
 

Latest posts

Back
Top