CO2 residual após um longo período de lagering

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Buenas gente!

Seguinte: fiz uma lager de OG 1.042 com o W34/70 no dia 14/03. Comecei fermentando a 8ºC e aí fui subindo aos poucos. Como eu precisava viajar, no 9º dia, quando chegou a 1.019, subi para 16ºC para fazer o descanso do diacetil e ajudar a atenuar o resto que faltava. Deixei mais 4 dias assim e medi: 1.009. Fiz o cold crashing e, no dia seguinte (26/03), fiz a trasfega para tirar fora o grosso do fermento.

Beleza. Aí ficou... minha geladeira não baixa mais que 4ºC... Hoje voltei de viagem, 7 semanas e meia desde que trasfeguei pra fazer o lagering, e fui direto provar a bicha. Velho, tá tão carbonatada que quase dá pra beber direto da torneira do fermentador. Imagino que o fermento ficou agindo ali durante todo esse tempo, digerindo a maltotriose etc entre outras coisas.

Agora tô bem perdido, não sei o que fazer de priming pra evitar que ela fique supercarbonatada. Não faço idéia de qual é o CO2 dissolvido na ceva, nem da quantidade de açúcar que eu devo usar no priming. Certo que se eu fizer 5g/L vai ficar carbonatada demais.

O que vocês acham que eu devo fazer?

Abraços
Rodrigo
 
Tua breja está num equilíbrio de CO2 dissolvido e Co2 em fase gasosa em 4oC.
Consulte uma tabela pra checar qual a quantidade de CO2 que vc tem nessa temperatura e então adicione açucar apenas pra completar a quantidade do priming. O Beersmith pode fazer isso por vc tbém.
Agora, na dúvida, deixa a breja por umas 48h a temperatura ambiente e depois engarrafa. O CO2 que foi dissolvido a 4oC vai embora.
Até!
 

Latest posts

Back
Top