Cilindro de O2 para aeração

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandopavao

Well-Known Member
Joined
Feb 14, 2014
Messages
47
Reaction score
3
Olá a todos!

Quero comprar um cilindro pequeno de O2 para fazer aeração de mosto com pedra difusora mas tenho algumas duvidas

*Vale a pena esse investimento? Faço levas de 30 litros e acho um saco ficar agitando baldes por um tempão

*Onde acho um cilindro pequeno (1.7L).

Abraços!
 
Que tipo de fermento tu usa normalmente? Se usa o fermento seco, há controvérsias em relação a necessidade de aerar o mosto. Dá uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084
Se realmente achar necessário, não vale mais a pena comprar um compressor? Tem na WE por pouco mais de R$40,00.
 
Que tipo de fermento tu usa normalmente? Se usa o fermento seco, há controvérsias em relação a necessidade de aerar o mosto. Dá uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084
Se realmente achar necessário, não vale mais a pena comprar um compressor? Tem na WE por pouco mais de R$40,00.

Uso sempre Bio4. Até tenho um compressor, mas usando ele o tempo de exposição é bem maior...
 
Compressores normais não devem ser utilizados pois eles tem óleo dentro para lubrificar e sem micropartículas do mesmo junto com o ar.

Sobre valer a pena o investimento......... vai ser uma grana considerável.... e isso vai melhorar proporcionalmente a qualidade da tua cerveja comparando com uma boa agitação, ou com bomba de aquário? Não.... não vai fazer uma imensa diferença.

Agora, hobby é isso..... tem certas luxúrias que muitas vezes a gente simplesmente QUER porque QUER... e ponto final.

Exemplo....... eu tenho um Sensor de Oxigênio Dissolvido da Milwalkee, que comprei dos EUA... coisa que praticamente nenhuma cervejaria que conheço tem........ mas eu tenho..... porque eu quero! :)

Abraço,
 
Qual seria a melhor forma para aerar levas maiores, por ex, 200 litros? Sei que se usa oxigenio puro, porém como se coloca isso no fermentador? Direto pelo cilindro com uma mangueira pra dentro do tanque? Alguém com experiencia poderia explicar melhor?
Abraço
 
Compressores normais não devem ser utilizados pois eles tem óleo dentro para lubrificar e sem micropartículas do mesmo junto com o ar.

Compressores de aquário servem? Alguma dica para diferenciar quais servem?

Não quis atropelar a pergunta do colega, favor respondam ele também!!

Qual seria a melhor forma para aerar levas maiores, por ex, 200 litros? Sei que se usa oxigenio puro, porém como se coloca isso no fermentador? Direto pelo cilindro com uma mangueira pra dentro do tanque? Alguém com experiencia poderia explicar melhor?
Abraço
 
Qual seria a melhor forma para aerar levas maiores, por ex, 200 litros? Sei que se usa oxigenio puro, porém como se coloca isso no fermentador? Direto pelo cilindro com uma mangueira pra dentro do tanque? Alguém com experiencia poderia explicar melhor?
Abraço

Dessa forma mesmo, mas utiliza-se uma pedra difusora inox(geralmente de 0.5 micra pra cilindro de oxigênio), cria várias micro-bolhas, o que aumenta a superfície de contato com o líquido e, consequentemente, a absorção.

Compressores de aquário servem? Alguma dica para diferenciar quais servem?

Sim, são bastante usados, também com a pedra difusora. Ouvi dizer que alguns não tem força pra empurrar o ar nas de 0.5 micra, eu tenho uma de 2 micra e funciona que é uma beleza. Não é muito superior à chacoalhar(na verdade chacoalhar aera até mais rápido), mas quem vai chacoalhar 50kg+ né? É o caso aqui em casa.

Com a bomba de aquário é recomendado um filtro bacteriológico entre a bomba e a pedra.
 

Latest posts

Back
Top