Cilindro de macarrão como moedor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu lembro desses cilindro aí, hehe

Parece funcional né André, mas será que nao tem que recartilhar esses rolos? Será q o malte vai passar com o rolo liso ?

Quanto ao espaçamento tem como regular correto?

Faça um teste aí e nos diga como resultou?

Abraço!
 
No youtube tem um monte de vídeo onde os gringos transformam uma máquininha de fazer macarrão de inox em um moinho de rolos! dão uma buscada! parece que funciona mesmo! mas o trabalho maior é desmontar e serrilhar os rolos!

Uma maquina de fazer macarrão caseiro em casa de inox custa uns 100 reais nova, igual a que os caras transformam, talvez seja negócio mesmo!

Abraço
 
link da parte 1

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ayT4ZqRT48w[/ame]

Só um exemplo! tem a parte 2 e outro video funcionando

Parece bala!
 
Cara, esse de inox acima não tem jeito.
Isso é produto chinês e de baixíssima qualidade, esses cilíndros de massa invadiram o mercado a alguns anos. Pra fazer massa é bom, mas é cheio de erros de projeto, primeiro porque a manivela não se encaixa corretamente, segundo, que as vezes não corta direito a massa. Enfim, é uma bela porcaria.

Temos dois cilíndros de massa em casa, um que era da minha bisavó ainda, de ferro fundido, e essa porqueira chinesa de inox ai, que é uma bela bosta hahaha

No ínicio quando não tinha moedor eu tentei fazer essa mão, no de inox, além de lento, ele quase quebrou a manivela, e no de ferro fundido, eu simplesmente desisti, pq é muito lento o processo.

Esses cílindros de massa são lisos, pra que de boa aderência ao grão e quebre o malte adequadamente, o cílindro tem que ter algumas pequenas ranhuras/oríficios.

Enfim... comprem malte moído ou então comprem um moinho de discos haha
 
mas acredito que se vc fizer ranhuras nos cilindros no fim das contas fica tão bom quanto
 
Nada como alguem que já colocou "a mão na massa"

Cara, que pena! eu tava até afim de comprar esse chinês ai pra fazer umas pastas caseiras, eu curto! Mas value pela dica, vou continuar esticando na mão mesmo! hahahahahahahahaha
 
eu fiz um com um cilindro de massas antigo, cara pra mim não existe coisa melhor, Faso a moagem de 10 kg de malte em uns 15 minutos, e tenho eficiências de 95%, a moagem fica excelente, nem precisou de ranhuras nos rolos, e o bom que só gastei 100 reais.....
 

Eu comprei um bem parecido com esse.

Só usei uma vez para moer uns 5 Kg de grãos, funcionou bem.

Demorei mais para ajustar o espaço entre os rolos para moer do jeito que eu queria do que para realmente moer os grãos.

Achei até razoavelmente resistente, vamos ver quanto tempo vai durar. Espero que dure alguns anos, pelo menos.
 
Pessoal vcs utilizam ele manual ou com algum motor acoplado?

Furadeira é adaptável nesses moedores?
 
Espero que dure mesmo Antonio, pq o valor pago é alto para o moinho se desmanchar em poucas brassagens.... :cross:

O moinho é de Inox ou de alumínio?
 
Espero que dure mesmo Antonio, pq o valor pago é alto para o moinho se desmanchar em poucas brassagens.... :cross:

O moinho é de Inox ou de alumínio?

Pois é Jesse... Concordo plenamente.

O moinho é todo de alumínio.

Uma coisa que eu acho que ajuda a aumentar a vida útil dele é não ficar mexendo muito no ajuste da abertura. Acha o ponto que se deseja e deixa quieto.
 

Acho que estes moinho são bem bons, comprei uma torneira italiana pelo aliexpress e é de boa qualidade.
Só que o moinho não vale a pena porque tem que pagar frete, que é quase o mesmo preço do produto e mais os 60% da receita, sem contar que demora e o correio pode extraviar tua encomenda como aconteceu comigo.
 
Bom ta ai as fotos, fiz um vídeo mas é muito grande, uma boa alternativa boa e barata, pra agilizar mais ainda a moagem seria bom fazer uns frisos nos rolos, pois com a abrasão das cascas eles ficam mais lisos,,,,mas por 100 reias já ta bom...abraço
 

Attachments

  • DSC00828.jpg
    DSC00828.jpg
    36.8 KB · Views: 459
  • DSC00829.jpg
    DSC00829.jpg
    38.8 KB · Views: 469
  • DSC00830.jpg
    DSC00830.jpg
    38.5 KB · Views: 414
  • DSC00832.jpg
    DSC00832.jpg
    39.1 KB · Views: 391
  • DSC00834.jpg
    DSC00834.jpg
    53.6 KB · Views: 380
Bom ta ai as fotos, fiz um vídeo mas é muito grande, uma boa alternativa boa e barata, pra agilizar mais ainda a moagem seria bom fazer uns frisos nos rolos, pois com a abrasão das cascas eles ficam mais lisos,,,,mas por 100 reias já ta bom...abraço

Ola amigo vc tem algum projeto aí pra ajudar . qual tamanho o cilindro... Valewe
 
Eu adaptei um rolo de macarrão nacional como moinho. Já tinha visto o vídeo postado. Só que gostei mais (e usei como guia pra fazer o meu) esse aqui:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=i2Qv18weGUY[/ame]

O meu não ficou exatamente como esse, mas funciona super bem. A única coisa é que eventualmente precisará passar os grãos no moinho mais de uma vez para conseguir o moagem que te dê o equilíbrio eficiência/filtragem.
 
Eu adaptei um rolo de macarrão nacional como moinho. Já tinha visto o vídeo postado. Só que gostei mais (e usei como guia pra fazer o meu) esse aqui:


O meu não ficou exatamente como esse, mas funciona super bem. A única coisa é que eventualmente precisará passar os grãos no moinho mais de uma vez para conseguir o moagem que te dê o equilíbrio eficiência/filtragem.

Estou pensando em fazer um moinho com rolo de macarrão, seguindo este mesmo vídeo que você postou.

Estou de olho nos da marca la cuisine (+/- R$ 115,00), mas não consegui achar se as engrenagens são de plástico ou metal.

Qual a marca do rolo de macarrão que você utilizou?
 
fabricioedgar, eu usei um desse da La Cuisine mesmo.

Não sei da engrenagem dele, mas que ele quebra um galhão isso quebra.

Aposentei um Guzzo que nunca me dei bem com ele.

Fixei o moinho num balde sem fundo e uso ele com uma furadeira na boa. Adaptei também uma garrafa plástica como funil para abastecer de grãos.

A única coisa é que tenho de passar os grãos mais de uma vez para chegar no ponto desejado de trituração pra aproveitar melhor a eficiência.

Abs
 
fabricioedgar, eu usei um desse da La Cuisine mesmo.

Não sei da engrenagem dele, mas que ele quebra um galhão isso quebra.

Aposentei um Guzzo que nunca me dei bem com ele.

Fixei o moinho num balde sem fundo e uso ele com uma furadeira na boa. Adaptei também uma garrafa plástica como funil para abastecer de grãos.

A única coisa é que tenho de passar os grãos mais de uma vez para chegar no ponto desejado de trituração pra aproveitar melhor a eficiência.

Abs

Opa... obrigado xykomarcal... já vou dar uma pesquisada como está o preço desse rolo.
 
Back
Top