cilindro de CO2 não baixa pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Depois de não consegui carbonatar decentemente uma leva, achei o suspeito: o cilindro (ou o regulador) de CO2. Tinha carbonatado dois postmix com 2 kgf/cm2 mas a pressão de entrada do cilindro não caia (na verdade, até subiu).

Resolvi fazer um teste ontem à noite "enchendo" um postmix com a tampa aberta. Inicialmente a pressão caiu mas hoje de manhã já tinha voltado para o nível anterior. Em resumo, acho que nem devo ter mais CO2 no cilindro. Ainda não entendi o que aconteceu porque se fosse vazamento, era para a pressão ter caído, não era ?

Estou pensando em esvaziar o cilindro e enchê-lo novamente, mas gostaria de saber o que pode estar acontecendo antes de fazer isto. Já agradeço qualquer ajuda.
 
Cara, sinceramente, não consegui entender o problema, especialmente o teste de "encher um post-mix com a tampa aberta"...
 
Vou detalhar:
comprei um cilindro de CO2, cuja pressão de entrada veio 900 lbf/pol2.
Carbonatei uma leva em dois postmixs e enchi as garrafas por contrapressão. A pressão de entrada caiu um pouco e a carbonatação ficou perfeita.
Na leva seguinte, repeti o procedimento mas notei que a pressão de entrada aumentou e foi para 1000 lbf/pol2. Mesmo com o postmix há uma semana no freezer a 1C, não carbonatou nada e ainda ficou com gosto oxidado. A pressão no postmix não caiu (1 kgf/cm2).

Ou seja, parece que algo entrou no cilindro e o que está saindo não é CO2. Eu enchi uma bexiga com CO2 e não pareceu mais denso que ar (como era de se esperar). Então esvaziei o cilindro para a pressão de entrada cair bastante, até 600 lbf/pol2. Fechei e na noite seguinte, estava novamente marcando 1000 lbf/pol2.

Para esvaziar o cilindro, sem tirar a mangueira conectada ao conector pin lock, eu o liguei em um postmix com a tampa aberta.
 
Eu acho que esse aumento de pressão é simplesmente por causa da variação da temperatura do cilindro. Quando você carbonata a cerveja o cilindro esfria e a pressão diminui. Depois volta ao normal.
 
Sim, isso faz sentido. Um cilindro de 4.5kg carbonataria quantos postmixs de 19l ? Só para ter uma ideia
 
Ah cara, entendi....

Tá, primeiro de tudo........ ESQUECE completamente essa "pressão de entrada" que tu falas.... que na verdade seria a pressão interna do cilindro..... essa marcação NÃO é precisa em relação à quantidade de CO² que tem dentro do cilindro. Ocorre que o CO² sob pressão fica líquido, e uma parte dele evapora até atingir uma pressão X...... como 1000, por exemplo. Aí, digamos que você usa bastante CO² numa tarde... seja carbonatando ou servindo um barril. O CO² que você está usando é o CO² do cilindro já em estado gasoso, e a medida que você vai utilizando, a pressão de dentro do cilindro baixa, e com isso mais CO² começa a se transformar de líquido pra gás......... como se fosse um líquido gaseificado perdendo carbonatação. :)

A questão é que essa evaporação não é instantânea..... então, digamos que você usou um monte de CO², e a pressão interna do cilindro caiu (pq você usou grande parte daquele CO² já evaporado)....... então... vai demorar um bom tempo até que o CO² líquido vá evaporando até chegar naquela "pressão X" que tava antes.... pois a partir dessa pressão, o CO² não consegue mais evaporar.

Ou seja...... se o cilindro de CO² estiver cheio, ou com 1/3...... se deixar ele quieto, vai ficar na mesma pressão, que é a pressão limite de evaporação/transformação do CO² líquido em gasoso.

Aquele manômetro basicamente sempre vai marcar alta pressão, e então quando o cilindro estiver PRESTES A ACABAR.... (pois não há mais CO² líquido pra evaporar), aí sim ele começa a baixar.

------

Sobre o gosto "oxidado" que tu falou, cara, isso pode ser por N motivos....... menos por causa do CO² do cilindro. Te digo tranquilamente que podes esquecer essa possibilidade, até porque oxigênio sob-pressão tem um comportamento totalmente diferente de CO². Uma FORTÍSSIMA tendência de oxidação em barril é não purgar cuidadosamente o oxigênio do barril antes de transferir a cerveja pra dentro dele. Pra ti teres uma ideia. eu purgo até o interior do sifão antes de fechar o barril.

Sobre o teste da bexiga........ hehehehe.... cara.. que teste foi esse? Se tu encher uma bexiga com AR.... ela não já não sai voando... então qual foi o parâmetro pra fazer esse teste? E quando tu diz que não pareceu ser mais denso...... bom, isso é impossível... até porque mesmo que fosse ar, o balão iria cair do mesmo jeito. Se tu esperavas que o balão caísse no chão como uma pedra.... não vai acontecer. :)

Por fim, vou repetir algo que eu citei naquele meu post fixo da área de iniciantes ("Se você e iniciante, leia isso..."): NUNCA tente resolver um problema que você não tem CERTEZA que é, de fato, um problema. E eu acho que esse post aqui com tudo que tu relataste é um exemplo clássico disso....

Na verdade, por tudo que eu vi, nada que tu estás usando tem problema....... absolutamente nenhum defeito com nenhum dispositivo teu..... só tem falta de experiência e conhecimento, coisas que a gente adquire com o tempo..... exemplo clássico disso é tu levar em conta a pressão de entrada do barril.

Exemplo, essa frase: "Carbonatei uma leva em dois postmixs e enchi as garrafas por contrapressão. A pressão de entrada caiu um pouco e a carbonatação ficou perfeita.
Na leva seguinte, repeti o procedimento mas notei que a pressão de entrada aumentou e foi para 1000 lbf/pol2."

Primeiro.... tu falaste que carbonatou uma leva....... mas não citou a pressão ESTABILIZADA do barril (que é o que realmente interessa), e depois disse que carbonatou outra...... e que ficou ruim.... e novamente não citou a pressão estabilizada."

Bom... nesse caso tu não estás cuidando justamente o que define 99% da carbonatação da cerveja em um barril.

Quando tu vê as pessoas falando que "fiz primming na garrafa e a pressão chegou a 2,5kg e parou". Bom, aquela é a pressão estabilizada da garrafa!

Pra quem embarrila, tem que saber a pressão estabilizada do barril. Pressão do cilindro.... ESQUECE.... como eu disse antes, aquela pressão só começa a baixar quando a carga de CO² está prestes a terminar pela falta de CO² líquido dentro pra evaporar e subir a pressão novamente.

Abraço,
 
Obrigado pelas respostas. Agora estou mais tranquilo :) Entendi como funciona o cilindro e o registro.

Quanto à bexiga, eu fiz porque é uma experiência comum em laboratórios de ensino para o ensino médio. Coloque a bexiga em uma garrafa com vinagre e bicarbonato, essa vai se encher de CO2 e é sensivelmente mais pesada que outra cheia de ar, com o mesmo volume.

Voltando à cerveja. Eu deixei ambas à 2 kgf por dois dias (dei umas chacoalhadas) e depois deixei na calculada em http://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/, cerca de 1 kgf, por uma semana, tudo a 1C.
 
Obrigado pelas respostas. Agora estou mais tranquilo :) Entendi como funciona o cilindro e o registro.

Quanto à bexiga, eu fiz porque é uma experiência comum em laboratórios de ensino para o ensino médio. Coloque a bexiga em uma garrafa com vinagre e bicarbonato, essa vai se encher de CO2 e é sensivelmente mais pesada que outra cheia de ar, com o mesmo volume.

Voltando à cerveja. Eu deixei ambas à 2 kgf por dois dias (dei umas chacoalhadas) e depois deixei na calculada em http://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/, cerca de 1 kgf, por uma semana, tudo a 1C.
O importante é entender que a técnica de carbonatação tanto faz (sacudir, deixar conectado a X pressão, etc)....... o importante é a pressão final estabilizada, ou seja, a pressão que fica no barril depois que passa 1 ou 2 dias sem ele estar conectado. Isso é que vai te dizer o nível de carbonatação que tu tens na tua cerveja.

No geral, eu gosto de 1kg de pressão estabilizada com o barril gelado.

Abraço,
 
Back
Top