Cilindro de Co2 chinês, regulagem para carbonatação forçada.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

muanis

Active Member
Joined
Apr 6, 2016
Messages
44
Reaction score
8
Galera,

Após 2 anos brassando e fazendo priming. Inclusive fazia o priming nos dois post mix de 10 litros que tenho e extraia numa boa a cerveja. Do meio pro fim dava umas sacudidas, a cerveja reincorporava o co2 e sangrava ele todo.

O único problema eh que do meio pro fim, nessa sacudida rolava uma certa turbidez na cerveja ao misturar a laminha do fundo.

Então resolvi partir para a Carbonatação Forçada e adquiri esta desgraça no Mercado Livre

https://produto.mercadolivre.com.br...oz-07kg-chopp-barril-keg-regulador-presso-_JM

Digo desgraça, pois logo de cara penei para encontrar um lugar aqui no Rio de Janeiro onde carregasse este modelo de cilindro.

Ajudando, quem quebrou a cara como eu via Mercado Livre, no Rio, este lugar aqui carrega:

Mar & Fire
Endereço: Av. Ten Cel Muniz Aragão, 2405 - Gardênia Azul, Rio de Janeiro - RJ, 22765-007
Telefone: (21) 2427-7311

Perguntei se o Co2 de lá tem alto grau de pureza e pode ser usado em chopp e a moça disse que sim, que este cilindro inclusive é usado em aquário e muitos aquaristas vão lá carregar seus cilindros.

Li aqui no fórum sobre a pressão para carbonatar, e descobri que esse manômetro que vem no cilindro só mede a pressão interna do cilindro e não a do barril.

E agora? Como faço pra carbonatar sem uma medição exata? Conecto tudo, abro um pouquinho, deixo 10 min. Vejo como está, dou umas sacudidas. Dia seguinte 10 min de novo. Faço isso uns 3 dias e deve estar carbonatado?

É melhor carbonatar pela conexão de extração, assim o co2 passa por dentro da cerveja e é mais rápido e eficaz?

Como o cilindro só cabe 1 litro ou um 1 kg de Co2 acho que estourar o post mix meio impossível correto?

Quais cuidados devo tomar?

E essa história aí que essas lojas usam Co2 de extintor de incêndio procede? Isso mata devagarinho mesmo?

Aguardo a ajuda de vocês.

Abs!
 
Galera,

Após 2 anos brassando e fazendo priming. Inclusive fazia o priming nos dois post mix de 10 litros que tenho e extraia numa boa a cerveja. Do meio pro fim dava umas sacudidas, a cerveja reincorporava o co2 e sangrava ele todo.

O único problema eh que do meio pro fim, nessa sacudida rolava uma certa turbidez na cerveja ao misturar a laminha do fundo.

Então resolvi partir para a Carbonatação Forçada e adquiri esta desgraça no Mercado Livre

https://produto.mercadolivre.com.br...oz-07kg-chopp-barril-keg-regulador-presso-_JM

Digo desgraça, pois logo de cara penei para encontrar um lugar aqui no Rio de Janeiro onde carregasse este modelo de cilindro.

Ajudando, quem quebrou a cara como eu via Mercado Livre, no Rio, este lugar aqui carrega:

Mar & Fire
Endereço: Av. Ten Cel Muniz Aragão, 2405 - Gardênia Azul, Rio de Janeiro - RJ, 22765-007
Telefone: (21) 2427-7311

Perguntei se o Co2 de lá tem alto grau de pureza e pode ser usado em chopp e a moça disse que sim, que este cilindro inclusive é usado em aquário e muitos aquaristas vão lá carregar seus cilindros.

Li aqui no fórum sobre a pressão para carbonatar, e descobri que esse manômetro que vem no cilindro só mede a pressão interna do cilindro e não a do barril.

E agora? Como faço pra carbonatar sem uma medição exata? Conecto tudo, abro um pouquinho, deixo 10 min. Vejo como está, dou umas sacudidas. Dia seguinte 10 min de novo. Faço isso uns 3 dias e deve estar carbonatado?

É melhor carbonatar pela conexão de extração, assim o co2 passa por dentro da cerveja e é mais rápido e eficaz?

Como o cilindro só cabe 1 litro ou um 1 kg de Co2 acho que estourar o post mix meio impossível correto?

Quais cuidados devo tomar?

E essa história aí que essas lojas usam Co2 de extintor de incêndio procede? Isso mata devagarinho mesmo?

Aguardo a ajuda de vocês.

Abs!

Esses cilindros de 20oz são os mesmos usados em paintball, pretendo comprar um para um kit portátil e pedi um mini regulador da China que aparentemente é a mesma rosca dele: https://pt.aliexpress.com/item/Home...or-with-ball-lock-5-8-thread/32804790882.html

REGULATOR.jpg

(esse da foto parece ser 12oz)

Carbonatar sem medição exata eu não consigo imaginar. Se tem inúmeros tópicos do pessoal apanhando para carbonatar COM manômetro, imagina sem?

Eu (e acho que a maioria) faço carbonatação forçada pela entrada de gás mesmo, porque é o mais fácil, e nunca tive problema. De qualquer forma você precisará chacoalhar o barril se quiser que seja rápido ou então aguardar dias.

Um cilindro de 20oz tem mais ou menos 0.5kg de CO2 e mesmo assim você deve sim tomar muito cuidado, por isso é importante seu postmix ter válvula de segurança. Segundo [1]:

A 20-ounce CO2 paintball cylinder with a full charge (68% of its water capacity) When a fully charged, 68% full by water capacity, 20-ounce CO2 cylinder warms up to room temperature (70 oF), the pressure inside the cylinder is 837 psi.

Não sei se esse valor de 837psi é para todos os cilindros mas certamente qualquer cilindro de CO2 tem muito mais pressão do que aguenta o PM.

Sobre essa história de CO2 de extintor de incêndio eu nunca ouvi falar, mas tem uma porrada de tópicos sobre "CO2 food grade" no HBT americano e é meio consenso que CO2 é CO2, o que pode mudar é o recipiente (cilindro) estar sujo ou com óleos. Eu não tenho uma opinião formada sobre isso.

[1] https://www.catalinacylinders.com/faqs/dangers-of-overfilling-co2-paintball-cylinders/
 
Então amigo, o regulador que vem no kit que comprei eh parecido com esse da china aí, mas o que li é que ele soh mede a pressão interna do meu cilindro ... como carbonatar apenas com essa medição?
 
Então amigo, o regulador que vem no kit que comprei eh parecido com esse da china aí, mas o que li é que ele soh mede a pressão interna do meu cilindro ... como carbonatar apenas com essa medição?

É parecido, mas não é o mesmo. A escala de 0-90psi é de saída, a escala de 0-3000psi é a interna do cilindro.

Esse do link substitui o que está montado na última foto do anúncio que você linkou (com melhor precisão, pelo que li). Servem também para cartuchos de 16g com rosca (no lugar da pistola).

Até onde eu sei a medição da pressão interna do cilindro não serve para nada em relação a carbonatação. Você precisa de manômetro e regulador de pressão de saída.
 
Conforme o Renato comentou o manômetro instalado só mede a pressão interna do cilindro e não a da carbonatação. De todo modo eu sempre acho prudente manter este manômetro já que ele serve para indicar se não há sobrecarga e quando acaba o gás, e apenas adicionar um segundo que sirva para regular a pressão da carbonatação. Os dois modelos mais utilizados são esses daqui:

Homebrew-kegging-Premium-font-b-Regulated-b-font-font-b-CO2-b-font-Charger-with-ball.jpg

CO2-Mini-Gas-Regulator-corny-keg-ball-lock-disconnect-for-beer-tap-homebrew-GAS-regulator-3.jpg_640x640.jpg


https://www.aliexpress.com/item/Hom...707885759.html?spm=2114.search0104.8.3.LcKlXJ
https://pt.aliexpress.com/item/CO2-...9.html?spm=a2g0s.13010208.99999999.268.xGH4L0

A maioria dos reguladores vendidos possuem um manômetro de 30 psi. Não sei o que os mais experientes acham mas estou montando um sistema idêntico e EU acho que é melhor comprar um manômetro de maior capacidade (60 ou 90 psi). Falo isso porque no começo podemos não ter muita experiência com o regulador e abrir demais, e como a pressão de carbonatação é muito próxima do limite do manômetro corremos o risco de sobrecarregá-lo e danificá-lo.
 
Conforme o Renato comentou o manômetro instalado só mede a pressão interna do cilindro e não a da carbonatação. De todo modo eu sempre acho prudente manter este manômetro já que ele serve para indicar se não há sobrecarga e quando acaba o gás, e apenas adicionar um segundo que sirva para regular a pressão da carbonatação. Os dois modelos mais utilizados são esses daqui:

Homebrew-kegging-Premium-font-b-Regulated-b-font-font-b-CO2-b-font-Charger-with-ball.jpg

CO2-Mini-Gas-Regulator-corny-keg-ball-lock-disconnect-for-beer-tap-homebrew-GAS-regulator-3.jpg_640x640.jpg


https://www.aliexpress.com/item/Hom...707885759.html?spm=2114.search0104.8.3.LcKlXJ
https://pt.aliexpress.com/item/CO2-...9.html?spm=a2g0s.13010208.99999999.268.xGH4L0

A maioria dos reguladores vendidos possuem um manômetro de 30 psi. Não sei o que os mais experientes acham mas estou montando um sistema idêntico e EU acho que é melhor comprar um manômetro de maior capacidade (60 ou 90 psi). Falo isso porque no começo podemos não ter muita experiência com o regulador e abrir demais, e como a pressão de carbonatação é muito próxima do limite do manômetro corremos o risco de sobrecarregá-lo e danificá-lo.

É por aí mesmo, só enfatizando que no HBT americano eles falam que o maior (primeiro link) não é muito preciso, que esse mais compacto (segundo link) é bem melhor.

Sobre a pressão eu peguei de 90psi. Confesso que ordenei pelo preço e peguei o mais barato que tinha o conector ball lock (que aqui é bem mais caro e vale a "compra casada"). O problema é que quanto maior o valor máximo, menor a precisão na escala.

Eu preferiria ter pego um de 60psi, um meio termo bacana, mas não achei na hora que comprei. 30psi eu acho pouco mesmo, fica limitado até para uma eventual carbonatação forçada rápida (chacoalhando), se for necessária em algum momento.
 
Esses brinquedos aí medem a pressão de co2 no Post Mix? Então no caso em uma entrada eu injeto o co2 com o esquema que tenho e no outro conecto isso aí pra medir a pressão interna do post mix. E quando sei que está boa a carbonatação? Quantos psi?
 
Esses brinquedos aí medem a pressão de co2 no Post Mix? Então no caso em uma entrada eu injeto o co2 com o esquema que tenho e no outro conecto isso aí pra medir a pressão interna do post mix. E quando sei que está boa a carbonatação? Quantos psi?
Sim, você usa o regulador para determinar a pressão de gás no postmix.

Pra saber se a carbonatação está boa depende de algumas variáveis como temperatura, estilo de cerveja, etc.

Dá uma olhada neste tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402614
 
Esses brinquedos aí medem a pressão de co2 no Post Mix? Então no caso em uma entrada eu injeto o co2 com o esquema que tenho e no outro conecto isso aí pra medir a pressão interna do post mix. E quando sei que está boa a carbonatação? Quantos psi?

São similares aos "grandões" que usamos nos cilindros de 4kg/6kg, por exemplo. Eles medem a pressão do que estiver fechado na linha após o regulador, pode ser o barril, uma garrafa pet com carbonator, apenas a linha fechada (uso para confirmar que não há vazamento na linha, por exemplo).

Sobre saber quando está boa a carbonatação, aí já é o mesmo método do cilindrão também. Tem que ver quanto você quer de volume de CO2 na cerveja, a temperatura do líquido, e estabilizar a pressão conforme tabelas/cálculos. Exemplo: para 2.5vol a 4ºC você precisa estabilizar a pressão do barril em ~12psi.

Tem calculadoras e vídeos por aí, procura por "carbonatação forçada" que acha bastante coisa.
 
Procede que um Post Mix em temperatura ambiente o ideal eh estabilizar entre 20-25 psi?

Visto que não terei espaço refrigerado para carbonatar ele a frio.
 
Pela tabela, em uns 25 graus, uma Ale, eu teria que estar acima de 30 PSI, eh isso mesmo?

E aí quando eu resfriar ela, automaticamente a pressão diminui, correto?
 
Pela tabela, em uns 25 graus, uma Ale, eu teria que estar acima de 30 PSI, eh isso mesmo?

E aí quando eu resfriar ela, automaticamente a pressão diminui, correto?
Ale, carbonatação média de 2,2 a 2,6 volumes de CO2, considerando a média de 2,4 volumes de CO2 e temperatura de 25 °C, pela calculadora do Brewer's Friend dará uma pressão de 31,3 psi.

Sim, temperatura termodinâmica significa o grau de agitação das moléculas que está relacionada diretamente à pressão do recipiente. Logo, quando diminui a temperatura as moléculas ficarão menos agitadas e consequentemente a pressão diminuirá.
 
Fala @muanis

Recentemente eu descobri, no canal do youtube Cerveja Fácil, um grupo de cervejeiros que fazem compras coletivas na China para importar equipamentos por preços mais acessíveis.
Na compra coletiva eu vi que tinha um cilindro exatamente desse modelo que você postou e, no kit, vem um mini regulador de pressão (para regular a pressão de saída do CO2, ou seja, a que vai para o Barril ou Postmix). Dá uma olhada lá e manda uma pergunta para o pessoal... Tem até grupo de Whatsapp (o link para entrar no grupo tá na página da compra coletiva)

O link da compra coletiva é o seguinte: https://sites.google.com/view/coletivascervejeiras/home

PS: Não participei da compra coletiva e não tenho um cilindro desse modelo.

Abraço.
 
Sim, ele possui dois manômetros: um para a pressão do cilindro e outra para a do barril, MAS há grande chance de os diâmetros e roscas do desta válvula e do seu cilindro serem diferentes.

Este tipo de válvula é feito para utilização naqueles cilindros maiores como este daqui.

nitrogenio_1.jpg
 
E esse aqui galera ....

Resolveria o meu problema?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-946765951-manometro-de-presso-co2-cerveja-chopeira-_JM

Esse me parece que mede a pressão do cilindro e do barril, correto?

Já estou com umas encomendas da China pendente no Aliexpress e tô preferindo pagar um pouco mais caro e comprar algo que já esteja aqui no Brasil.

Eu não compraria. Se entendi bem da foto, ele mede a pressão interna em psi (0-4000) e a saída em l/min... teria que ficar convertendo. Já falaram disso aqui.

Os reguladores para cerveja costumam medir a saída em psi e/ou kgf/cm².

Exemplos (só conheço o último, da Famabras, que uso no meu cilindro grande):

https://produto.mercadolivre.com.br...pressao-co2-pchopeira-escala-kgfcm2-e-psi-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-856691026-regulador-de-presso-co2-chopp-2-vias-econmico-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br...resso-co2-chopp-01-saida-simples-famabras-_JM

A questão é que tem que ver a conexão com seu cilindro. Eu comprei o mini regulador da China porque é compacto mesmo, esses aí dos links são uns trambolhos e feitos para a rosca do cilindro grande que o @Paiakan mostrou acima.

Tem este também:
https://produto.mercadolivre.com.br...para-growler-keg-barril-cerveja-artesanal-_JM

É provável que este último seja compatível com o seu cilindro ou tenha um adaptador mais fácil de encontrar, mas é bom confirmar perguntando ao vendedor.
 
E esse aqui galera ....

Resolveria o meu problema?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-946765951-manometro-de-presso-co2-cerveja-chopeira-_JM

Esse me parece que mede a pressão do cilindro e do barril, correto?

Já estou com umas encomendas da China pendente no Aliexpress e tô preferindo pagar um pouco mais caro e comprar algo que já esteja aqui no Brasil.

Esse que vc mandou, em tese, mede tanto a pressão do cilindro quanto a do barril. Mas, duas coisas me chamaram atenção:

1. A unidade de medida, conforme recomendado pelo colega @renatoat
2. Em um dos manômetros tem escrito ARGÔNIO. Sinceramente, eu não sei se tem diferença no manômetro de CO2 e Argônio. Mas, diante dessa dúvida, eu não compraria.

Além disso, sinceramente não sei te responder se a rosca desse regulador encaixaria no seu cilindro. Eu te passei o endereço da compra coletiva não para vc comprar por lá, mas para você fazer contato com os cervejeiros que compraram (e já estão usando) esse cilindro igual ao seu e te recomendar um regulador de pressão para ele.
Pegando a indicação com eles, vc compra aqui no Brasil mesmo.

Abraços
 
@muanis, minha opinião é a de que qualquer coisa diferente dos minirreguladores que foi sugerido vai exigir algum nível de ATA - Adaptação Técnica Alternativa (também conhecida como Gambiarra).

No seu lugar EU compraria o regulador sugerido pelo Renato no link do MercadoLivre e compraria o outro de melhor precisão do Aliexpress. Quando este chegar da China você revende o do ML para dar uma amortizada no prejuízo, e vai sair mais barato, mais confiável e esteticamente mais apresentável do que tentar adaptar o regulador convencional.
 
Como o cilindro só cabe 1 litro ou um 1 kg de Co2 acho que estourar o post mix meio impossível correto?

Quais cuidados devo tomar?

E essa história aí que essas lojas usam Co2 de extintor de incêndio procede? Isso mata devagarinho mesmo?

Aguardo a ajuda de vocês.

Abs!

Muanis,

1kg de CO2 é bastante coisa. Pelos calculos aqui daria pra carbonatar 20L de cerveja com 27 volumes de CO2, isso é 10x uma carbonatação normal... eu acho que quase dá pra estourar 2 postmix. :D

Se essa válvula de saída do cilindro tem uma redução de pressão, ou um ajuste bem fino, de forma que vc regulando somente ela consiga valores de pressão normais pra cerveja (1~2 kgf), vc pode fazer uma gambiarra simples com um manômetro de 1 a 5 ou 1 a 10kgf. Bastaria colocar esse manômetro em linha com o gás, poderia ser até com um T de latão e umas mangueiras trançadas.

Mas se esse registro de saída do cilindro faz somente um abre e fecha simples, tem que utilizar um regulador de pressão juntamente com o manômetro.
 
Antes de tudo agradeço a aula que vocês estão dando sobre operar cilindros de co2. Quando comprei o cilindro achei que ia plugar ele no meu post mix e estava tudo resolvido. Agora confesso que estou meio cabreiro de explodir a bagaça toda.

Queria entender a montagem que tenho que fazer.

Esse outro manômetro que vou comprar vai conectar no ball lock, que conecta no post mix, e aí do manometro que já está no cilindro e mede a pressão dele sai uma mangueirinha que entra onde no manometro que mede a pressão do barril e está plugado no ball lock?

Ou ignoro a existência do manômetro que vem no cilindro e faço a ligação como a quarta foto deste link aqui? Que seria esse manometro que vou comprar direto no cilindro e dele uma mangueirinha pro Ball Lock?
https://produto.mercadolivre.com.br...esso-co2-chopp-growler-keg-postmix-barril-_JM
 
Ôpa, não faça a ligação como a quarta foto. Este tipo de conexão só deve ser feito com os cartuchos de CO2 de baixa pressão, que não oferecerão nenhum risco.

Mantenha o manômetro com registro que já existe no seu cilindro. Conecte uma mangueira na saída do regulador do cilindro (se não me engano fica na parte de trás) e esta mangueira deve ser conectada na parte de baixo do regulador do anúncio conforme a imagem abaixo.
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    553.3 KB · Views: 80
Valeu Paiakan, o niple do ball lock eu tenho, pois tenho uma pistola de injetar Co2 de cilindros de 16 gramas. Não tenho usado, pois é foda achar cilindrinhos com rosca de 16g padrão alimentício. Quando acho é tipo R$ 11 pratas cada como no Lamas e aí não vale. Os que vendem por aí de rosca a maioria é de encher pneu de bike e não serve, pois tem um oleozinho.

E o espigão tenho alguns também, de vários tamanhos de rosca. Com sorte terei algum que sirva.

Vou esperar minhas tranqueiras da China chegarem pra fazer uma nova compra. Enquanto isso vou fazendo priming no post mix e deixar este cilindro de co2 de stand by. Não era tão simples como pensei.

Valeu muito as dicas de vocês todos aqui!
 
Ôpa, não faça a ligação como a quarta foto. Este tipo de conexão só deve ser feito com os cartuchos de CO2 de baixa pressão, que não oferecerão nenhum risco.

Eu estava pensando em ligar o meu kit portátil semelhante ao que está nessa foto, mas sem ficar pendurado no PM.

Será que esse regulador não suporta a pressão direta da saída do cilindro? Qual o risco?

Talvez o que eles chamam de "válvula on-off" já seja o suficiente.

Na maioria dos lugares que vi para vender, tem foto com essa mesma ligação direta:

https://www.williamsbrewing.com/PAINTBALL-TANK-MINI-REGULATOR-P3933.aspx

https://www.austinhomebrew.com/Mini-CO2-Paintball-Regulator_p_8415.html
 
Manômetro e regulador de pressão não são a mesma coisa, embora eles façam parte do mesmo conjunto na maioria das vezes.

O manômetro é só o relógio. Se a escala dele é de 1 a 10 ou de 1 a 1000 isso não vai fazer diferença na pressão que sai do cilindro.

Pode sim ligar o cilindro direto no REGULADOR (com ou sem manômetro), pq ele baixa a pressão, aí nada explode.

Um regulador de pressão comum tipo desses da famabras que a gente ve em quase todos os cilindro de co2 pra cerveja tem dois manômetros, um deles tem uma escala grande, pra medir a pressão alta de gás que tem dentro do cilindro, o outro tem uma escala pequena que mede a pressão do gás que sai do regulador e vai pro barril.

O caminho do gás tem que ser: Cilindro -> (manômetro alta P) -> Regulador de P -> (manômetro baixa P) -> Barril.

O sistema funcionaria sem os manômetros. Se quiser eliminar o manômetro de alta, pode! Só não ficar sabendo o quanto de carga tem dentro do cilindro, se ele ta ficando vazio, etc... O manômetro de baixa mede a pressão no barril, esse é mais importante ficar, pq necessita saber quanto de gás tá colocando nesse barril.

Espero que isso ajude a buscar as peças corretas pro sistema.

Abraço
 
O caminho do gás tem que ser: Cilindro -> (manômetro alta P) -> Regulador de P -> (manômetro baixa P) -> Barril.

O sistema funcionaria sem os manômetros. Se quiser eliminar o manômetro de alta, pode!

Foi assim que imaginei o sistema, mas colocada a dúvida racionalizei fazendo um paralelo de uma válvula anterior ao manômetro de alta pressão similar ao que temos nos cilindros grandes, a de abertura lenta (ABL).

Os anúncios do mini-regulador não falam nada e ainda colocam foto instalado diretamente.
 
Eu estava pensando em ligar o meu kit portátil semelhante ao que está nessa foto, mas sem ficar pendurado no PM.

Será que esse regulador não suporta a pressão direta da saída do cilindro? Qual o risco?

Talvez o que eles chamam de "válvula on-off" já seja o suficiente.

Na maioria dos lugares que vi para vender, tem foto com essa mesma ligação direta:

https://www.williamsbrewing.com/PAINTBALL-TANK-MINI-REGULATOR-P3933.aspx

https://www.austinhomebrew.com/Mini-CO2-Paintball-Regulator_p_8415.html
Cara, se é possível conectar o regulador+ manômetro de baixa pressão diretamente na saída do cilindro? É.
Alguém já fez isso antes? Já.
Dá certo? Dá.
Pode dar errado? Pode*

* Só deixei minha opinião porque a Pressão e Eletricidade são duas variáveis/grandezas pelas quais tenho muito cuidado/respeito/medo. Basta um apertar de botão, uma válvula aberta para que você despeje em todo o circuito/sistema a variável projetada, instantaneamente. É diferente da Temperatura, por exemplo, que você vai ligar uma resistência e perceber que a água está esquentando gradualmente e consegue retirar a mão antes de queimar.

Um descuido de deixar um único regulador de pressão totalmente aberto pode despejar diretamente no postmix a mesma pressão que está no interior do cilindro e se a válvula de alívio engasgar, vai explodir com certeza.

É possível, vários vendedores colocam foto do sistema em uso desta forma, o Tiago falou que é possível, eu também afirmo que é possível. Mas EU não faria pelo exposto acima.
 
Cara, se é possível conectar o regulador+ manômetro de baixa pressão diretamente na saída do cilindro? É.
Alguém já fez isso antes? Já.
Dá certo? Dá.
Pode dar errado? Pode*

Paiakan,

Qual seria a alternativa correta então? Todo cilindro de gás que eu conheço é ligado diretamente em um regulador de pressão, quando se quer reduzi-la. Inclusive aquele que vc usa na cozinha pra alimentar seu fogão.

Num cilindro de CO2 normal com um regulador normal, se o regulador estiver no máximo de pressão vc também pode explodir um barril.

É muito simples, na dúvida é só regular pra zero a pressão e depois ir aumentando até marcar a pressão desejada, ou abrir o cilindro antes de conectar no postmix, assim marca a pressão da linha sem estar injetando..

Concordo plenamente que se deve ter muito cuidado com cilindro, pressão, etc. Mas também temos que viabilizar as coisas e isso pode ser feito entendendo o funcionamento do equipamento e utilizando as peças corretas.
 
Paiakan,

Qual seria a alternativa correta então? Todo cilindro de gás que eu conheço é ligado diretamente em um regulador de pressão, quando se quer reduzi-la. Inclusive aquele que vc usa na cozinha pra alimentar seu fogão.
Como eu disse há mais de uma conexão possível. Tratando-se de cervejeiro artesanal e DIY é sempre complicado falar em "alternativa correta" porque sempre tem alguém que já fez diferente e teve sucesso.

E apesar de eu não usar botijão de gás para o fogão a ideia é um pouco diferente já que não precisamos realizar nenhum ajuste de pressão para utilizá-lo. MAS se eu tivesse que utilizar um botijão desses hoje eu daria um jeito de instalar pelo menos uma válvula de segurança.
Num cilindro de CO2 normal com um regulador normal, se o regulador estiver no máximo de pressão vc também pode explodir um barril.
Sem dúvida. Por isso minha sugestão é adotar a mesma sistemática, independente do tamanho do cilindro.

Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.

É muito simples, na dúvida é só regular pra zero a pressão e depois ir aumentando até marcar a pressão desejada, ou abrir o cilindro antes de conectar no postmix, assim marca a pressão da linha sem estar injetando..
É simples, mas estes reguladores de pressão geralmente tem operação inversa. O regulador da pressão no cilindro gira no sentido anti-horário para abrir/liberar a pressão enquanto o regulador da pressão na linha gira no horário para liberar a pressão. Basta um descuido, uma cerveja a mais pra confundir.

Concordo plenamente que se deve ter muito cuidado com cilindro, pressão, etc. Mas também temos que viabilizar as coisas e isso pode ser feito entendendo o funcionamento do equipamento e utilizando as peças corretas.
Enfim, em resumo se sob condições normais utilizamos a combinação abaixo para cilindros grandes, a minha sugestão desde o início do tópico é no sentido de criar algo similar para cilindros de Paintball.

regulador-alta-presso-nitrognio-50kgfcm2-ou-750psi-D_NQ_NP_489511-MLB20594036559_022016-O.jpg


Mas é apenas a minha sugestão levando em conta principalmente as dúvidas e certa insegurança com que o pessoal estava abordando o assunto.
 
Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.

Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço
 
Colocar um registro a mais pode ter uma conveniência adicional de poder fechá-lo evitando que um curioso faça cagada mexendo no regulador de saída.

Porém, se você está servindo e ambos estão abertos o erro citado de abrir o regulador mais do que deveria acarretará na mesma pressão no barril, causando a mesma "insegurança", com ou sem esse primeiro registro.

Enfim, fica a critério de cada um. Quando chegar o meu eu vou usar da forma mais simples possível e, em caso de achar que o registro do regulador é muito fácil de uma criança/um curioso mexer, ai eu coloco uma válvula on/off antes. A única ressalva pra mim é essa: como é um registro e não um parafuso, pode ficar muito fácil de outra pessoa mexer.
 
Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço

O primeiro manômetro não é apenas um manômetro, é um registro também, sem ajuste fino (tipo on/off, similar ao ABL dos cilindros grandes).

Edit: falo do que o OP comprou, não desta última foto.
 
Paiakan,

Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

Abraço
Oi Tiago, trabalhei por 20 anos com a grandeza Pressão. Fique tranquilo que sei o que um manômetro faz.

Escrevi regulador/manômetro porque só vejo o sentido de existir um regulador de pressão se conectado a ele estiver um manômetro que indique a pressão para qual o regulador de pressão ajustou.

E sobre o que você falou quanto ao fato de não existir um regulador da pressão do cilindro eu discordo porque a válvula ABL (embora não seja projetada para este fim) permite controlar primária e primitivamente a pressão liberada para o regulador + manômetro de baixa pressão. Embora, repito, esta válvula não foi projetada para este fim.

E no cilindro que o muanis comprou estes dois dispositivos (regulador de pressão ou válvula + manômetro) compõem uma peça única.
 
Fala galera, as discussões se encerraram mas eu gostaria de saber do pessoal que estava montando. Como ficou?
Gostei muito da deia de usar um cilindro de Paintball, mas mesmo após ler esse tópico ainda não entendi qual seríamos esquema ideal.
Queria usar esse sistema para aqueles Growler Inox e também para Postmix


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já adquiri um cilindro desses pretos pequenos, pra um projeto com mais mobilidade pra servir chope. Vou acompanhar o tópico pra ver as ideias, mas já serviu bastante pra ver como vou usar.
 
Back
Top