Chiller de imersão não para no fundo da panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schlottag

Active Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
41
Reaction score
8
Boa tarde,

Estou utilizando um chiller de alumínio pra resfriar o mosto, no entanto, ele fica "flutuando", tem que segurar e empurrar pra ele ficar no fundo. O diâmetro é de 3/8" e 15 metros de comprimento. Enrolei em torno do balde fermentador pra ficarem mais simétricos os "elos" da serpentina. Quem usa esse tipo de chiller, tem algum esquema pra ele ficar submerso (pelo menos encostar no fundo da panela e permanecer) no líquido?
 
Boa tarde,

Estou utilizando um chiller de alumínio pra resfriar o mosto, no entanto, ele fica "flutuando", tem que segurar e empurrar pra ele ficar no fundo. O diâmetro é de 3/8" e 15 metros de comprimento. Enrolei em torno do balde fermentador pra ficarem mais simétricos os "elos" da serpentina. Quem usa esse tipo de chiller, tem algum esquema pra ele ficar submerso (pelo menos encostar no fundo da panela e permanecer) no líquido?

ele flutua durante todo o tempo do resfriamento?

o meu costuma flutuar quando coloco ele na panela enquanto tá rolando a fervura devido à movimentação do líquido. porém, assim que desligo a chama e começo a passar a água, ele sossega no fundo da panela.
 
Ele vai flutuar se tiver ar dentro dele

Quando começa a passar água ele ainda flutua?
 
Sempre fica um tanto de água da brassagem anterior dentro do chiller, mas creio que seja pouca então, pra fazer peso suficiente e mantê-lo submerso. Mas tem o caso que conforme esquenta, a tendência é expelir a água do interior da serpentina, através das extremidades, podendo causar queimaduras em quem estiver perto. Seria bom se desse pra "encaixar" o último elo do chiller abaixo do prolongamento interno da válvula (que fica pra dentro da panela), de modo a prender ele o mais baixo possível e evitar que flutue.
 
No meu caso eu uso um chiller de cobre de 8m e ele não fica boiando não!

Como o @RodrigoSchuch perguntou, qdo vc faz o processo de resfriamento, ao passar a água ele fica parado no fundo ou continua flutuando?
Se na hora que passa água ele afunda e fica parado, segue o jogo!

No caso de expelir a água que fica no interior do chiller, eu já deixo a mangueira conectada e a outra extremidade dela dentro de um balde para reaproveitar a água para lavagem do equipamento.
 
Se ficar água da brassagem passada no chiller tome cuidado! Já vi acidentes feios porque a água começa a ferver dentro do chiller e sai um tiro de água pelando de dentro. De fato na sanitização ele vai boiar porque está vazio mas durante o resfriamento é curioso já que ele está cheio de água.

Abração
 
Depois de preenchê-lo com água, ele fica um pouco mais pra dentro do mosto, mas mesmo assim tenho que por outro peso em cima pra ficar totalmente mergulhado. Por serem 15 metros de comprimento, ao encher com água deveria estar totalmente imerso, mas não é o que acontece.
 
Back
Top