Chiller de cobre controle temperatura fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Pessoal estou querendo colocar um chiller de cobre dentro do fermentador para controlar a temperatura para ale´s. A ideia é passar líquido refrigerado pelo mesmo. Alguém sabe me dizer se o cobre compromete a cerveja, tipo vai oxidar, dar gosto ruim, etc.? Sei que o mais ideal seria uma serpentina de inox mas por ora quero economizar utilizando o que tenho em casa.
 
Cleber

Acho que não é uma boa idéia usar o cobre.

Pode contaminar, e pode trazer problemas de saúde.

O cobre oxida e passa para a cerveja, cobre oxidado forma aquela substância verde na superfície (zinabre ou azinhavre), e isso é que é o problema.

Quando se usa o chiller para resfriamento do mosto, ele está bem limpo, sem zinabre, então não tem problema, já deixar o chiller vários dias dentro da cerveja pode dar problema.

Olha só:

"...Portanto, o cobre presente na cachaça é proveniente do alambique, quando há formação do “azinhavre” na parede interna do alambique, ocasionado pela oxidação do cobre metálico.

De acordo com a legislação nacional é permitido no máximo de 5mg de cobre por litro de cachaça, e se for cachaça para exportação, deve conter 2mg de cobre por litro. Esses teores são controlados pois, o cobre é considerado um contaminante no organismo, se ingerido em excesso. O cobre é considerado causador de algumas doenças, como a de Wilson, que ocasiona problemas de funcionamento do fígado e dos rins, Alzheimer, Esclerose, entre outras.

O excesso de contaminação por cobre em cachaça pode ser prevenido com uma previa limpeza do alambique. É indicado a pré-destilação com solução de ácido acético, suco de limão ou até mesmo água para auxiliar na eliminação do “azinhavre”. A acidez do limão facilita a remoção, pois o azinhavre, que é básico, é mais facilmente arrastado por vapores ácidos. Após esse processo, deve ser realizada a destilação com água, para a retirada dos resíduos ácidos..."

http://www.esalq.usp.br/cprural/boaspraticas.php?boa_id=96


Abraço
 
Muito obrigado Antônio era isso o que eu precisava saber. Agora me lembrei que a USP São Carlos fazia pesquisa pra 51 ref a cobre na cachaça. Vou rever meu projeto.
Abs.
 
Back
Top