cerveja tipo honey dew

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chur_78

Member
Joined
Apr 14, 2015
Messages
8
Reaction score
0
Bom dia pessoal...
estou com uma receita de uma cerveja ale tipo a honey dew(peguei esta receita num livro) e minha duvida é a seguinte....
qual o tempo da fervura que devo adicionar o mel?
nos 10min finais? 5 ? 1? 0?
pois se ferver mto o mel ele vai volatilizar mto ou tudo e nao deixara sabor...
pensei ate em colocar uma parte direto no balde fermentador como um tipo de dry hopping....
alguem ja fez esse tipo de cerveja?
o que me aconselham a fazer?
:mug:
thanks
 
Bom dia.
Já fiz uma experiência com mel, mas não coloquei na fervura porque conforme alguns artigos, o mel perderia suas propriedades e poderia deixar um gosto amargo na receita. Então, coloquei na fermentação, a partir do segundo dia, antes disso, fiz a pasteurização dele para não haver contaminação. Calculei a quantidade em 2%, o sabor não ficou muito presente pois usei hibiscos também nesta receita e ele este ficou com o sabor predominante. Acho então que se não utilizar um adjunto como o hibiscos, essa quantidade de mel seria suficiente para uma boa receita, espero ter ajudado.
 
Bom dia.
Já fiz uma experiência com mel, mas não coloquei na fervura porque conforme alguns artigos, o mel perderia suas propriedades e poderia deixar um gosto amargo na receita. Então, coloquei na fermentação, a partir do segundo dia, antes disso, fiz a pasteurização dele para não haver contaminação. Calculei a quantidade em 2%, o sabor não ficou muito presente pois usei hibiscos também nesta receita e ele este ficou com o sabor predominante. Acho então que se não utilizar um adjunto como o hibiscos, essa quantidade de mel seria suficiente para uma boa receita, espero ter ajudado.

Precisa pasteurizar mel? Achei que a altíssima densidade não permitia nada crescer.
 
Precisa pasteurizar mel? Achei que a altíssima densidade não permitia nada crescer.
Existe a necessidade sim, pois o mel pode estar contaminado. Com uma pequena pesquisa na internet podemos achar vários sites que falam sobre os cuidados que devemos ter com o uso do mel.
 
Desculpa, mas não entendi o que seriam esses 2%.
Seria sobre o volume?
Sobre a gravidade?

Fiquei interessado no uso de mel.
 
Bom, a porcentagem foi calculada encima da quantidade do mosto após a fervura, para 20 litros, usei 400 ml de mel in natura, que foi diluído em água e pasteurizado antes de ser adicionado na fermentação. Na verdade utilizei um pouco menos do que o recomendado, pois não era este o sabor que eu queria ressaltar na receita.
Abaixo tem uma tabela de quantidades de mel recomendadas:
- 3 a 10 por cento, aroma sutil, floral e delicado de mel;
- 11 a 30 por cento, sabor de mel mais forte, que deve ser equilibrado com lúpulo, especiarias, ou maltes escuros;
- acima de 30 por cento, a cerveja é dominada pelo sabor de mel.

Sobre a gravidade inicial, fiz a medição, com densímetro no primeiro dia, antes então de adicionar o mel.

Um dos link que utilizai para criar a receita: http://www.cervejahenrikboden.com.br/cerveja-mel/
 
Back
Top