Cerveja no KEG, quanto tempo? Evitar contaminação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

red_camel

Member
Joined
Jan 24, 2015
Messages
8
Reaction score
1
Caros colegas, boa tarde!

Primeiramente, parabenizo pelo fórum e troca de informações!

Estou na na inha 5a leva de cerveja e planejo manter a cerveja no KEG (mantendo-o dentro do freezer a 4ºC), usando a valvula extratora com uma mangueira e "torneira" pra servir diariamente. Agora fica a dúvida, no caso de uma APA, quantos dias da pra manter ela no KEG? Devo manter a valvula extratora sempre conectada no KEG (mesmo se fica um pouco de cerveja na mangueira), ou se devo sempre que servir higienizar...

Basicamente, a ideia é que em vez que tomar cerveja de garrafa, possa me servir no copo com a cerveja que esta dentro do freezer horizontal (inclusive a torneira).

Qualquer comentário é muito bem vindo, agradeço antecipadamente!
 
Difícil estragar, temperatura baixa, nenhum contato com oxigênio(evita a cerveja oxidar). Não sei quanto a contaminação já que a fermentação terminou, mas acho que vc higienizando tudo certinho é tranquilo.

Eu higienizo tudo na hora de kegar e não tiro dps, deixo a mangueira e torneira dentro do freezer, não sei se é o correto mas acho que não tem problema(imagina ter que sanitizar cada vez que for pegar um copo? Tira a praticidade da coisa)
 
Caros colegas, boa tarde!

Primeiramente, parabenizo pelo fórum e troca de informações!

Estou na na inha 5a leva de cerveja e planejo manter a cerveja no KEG (mantendo-o dentro do freezer a 4ºC), usando a valvula extratora com uma mangueira e "torneira" pra servir diariamente. Agora fica a dúvida, no caso de uma APA, quantos dias da pra manter ela no KEG? Devo manter a valvula extratora sempre conectada no KEG (mesmo se fica um pouco de cerveja na mangueira), ou se devo sempre que servir higienizar...

Basicamente, a ideia é que em vez que tomar cerveja de garrafa, possa me servir no copo com a cerveja que esta dentro do freezer horizontal (inclusive a torneira).

Qualquer comentário é muito bem vindo, agradeço antecipadamente!

Olá,

Respondendo a pergunta mais geral, como titulo do tópico, eu diria que se vc tem boas práticas de sanitização, faz uma transferência cuidadosa e armazena em baixas temperaturas, a cerveja (em geral) tanto no keg quanto na garrafa dura muito tempo.

A quantidade de tempo de forma mais exata que vc vai manter uma cerveja depende mais de qual cerveja se trata. Assim, o quanto ela "dura" pode ir de meses a anos.

No caso da APA, o "tempo de vida" é mais curto. Entenda-se "tempo de vida", o quanto ela permanece em seu melhor estado, que no caso desse estilo, é quando está fresca, devido à quantidade de aroma de lúpulo. Eu chutaria que nessas boas condições uma APA mantenha seu frescor por pelo menos uns 3 meses, depois disso iria diminuindo o aroma de lupulo aos poucos.

Abraço
 
Prezados, boa tarde!

Muito obrigado pelos comentários esclarecedores.

Somente uma última pergunta mais objetiva, somente para ter certeza.... Não tem problema deixar a valvula extratora sempre conectada e ir servindo a cerveja pela torneirinha ao longo dos dias?? (considerando que deixe a mangueira dentro do freezer também)

Novamente, muito obrigado!!! Abraços!
 
Prezados, boa tarde!

Muito obrigado pelos comentários esclarecedores.

Somente uma última pergunta mais objetiva, somente para ter certeza.... Não tem problema deixar a valvula extratora sempre conectada e ir servindo a cerveja pela torneirinha ao longo dos dias?? (considerando que deixe a mangueira dentro do freezer também)

Novamente, muito obrigado!!! Abraços!

Problema nenhum, aliás é algo bastante comum. O que vc está fazendo é chamado de Keggerator, ou Keezer (quando usa um freezer horizontal). Pode ver no google ou google images, procurando por essas palavras, vai ter uma referência de como outros configuram esse equipamento.

Abraço
 
Cerveja só "estraga" se estiver com contaminação mais grave.

Se não, cerveja não estraga.... só muda de gosto com o tempo. Dependendo do estilo e temperatura, pode mudar pra pior, ou pra MUITO melhor.
 
valeu pessoal, muito obrigado mesmo!!!

quando alguem estiver por Blumenau, dá uma passada ai para conferir minha cerveja :D
 
Prezados,
E se os postmix permanecerem em temperatura ambiente, bem constante em cerca 18-20oC no máximo... quanto tempo dura sem perder a qualidade, de uma APA msm por exemplo?
sds,
Vitor
 
Prezados,
E se os postmix permanecerem em temperatura ambiente, bem constante em cerca 18-20oC no máximo... quanto tempo dura sem perder a qualidade, de uma APA msm por exemplo?
sds,
Vitor
Essa pergunta não tem resposta, é impossível saber.
 
Back
Top