Cerveja flat após uma semana na geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

crfnunes

Member
Joined
Oct 9, 2017
Messages
15
Reaction score
2
Pessoal, estou tendo um problema com minhas cevas, fiz primming com 5gr/l e deixei em temperatura ambiente por uma semana, após isso peguei três garrafas e coloquei na geladeira, 24 horas depois abri uma e estava com bastante gás, 48 horas depois abri outra e estava com gás mas menos que a anterior, agora uma semana depois abri outra garrafa e estava flat, totalmente sem gás...
alguem já passou por isso, se deixar muito tempo gelando vai perdendo o gás?
será que a garrafa que ficou uma semana gelando estava mal vedada e foi só coincidência?
 
Como fez o priming? Colocou tudo no balde ou individualmente nas garrafas? Talvez nao tenha homogeneizado o acucar no balde de cerveja.
Abraço!
 
5g/l é uma carbonatação baixa.

O gelar facilita a solubilização do gás no líquido.

Mas estar flat total, só com vazamento da tampa.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
agitar é um verbo complicado.... :)
já fiz uma experiência: uma garrafa deixei quietinha, sem mexer, depois do priming;
outra agitava a cada 2 ou 3 dias (levemente, não que nem o Senna no podium após uma vitória);

a primeira ficou flat; a segunda ficou com carbonatação apropriada.

estou falando isso com priming de high-maltose, nunca fiz nada em contra-pressao e etc

espero estar ajudando... boas brassagens!
 
agitar é um verbo complicado.... :)
já fiz uma experiência: uma garrafa deixei quietinha, sem mexer, depois do priming;
outra agitava a cada 2 ou 3 dias (levemente, não que nem o Senna no podium após uma vitória);

a primeira ficou flat; a segunda ficou com carbonatação apropriada.

estou falando isso com priming de high-maltose, nunca fiz nada em contra-pressao e etc

espero estar ajudando... boas brassagens!
Ricardo,

agitar ajuda sim a incorpora o gás no líquido com mais facilidade com toda a certeza.

O problema é que com primming tu tens todo o Head space com a atmosfera normal e tu vais incorporar também oxigênio e iniciar o processo de oxidação da cerveja.

A agitação funciona em barris e pets com carbonator exatamente porque antes se expulsa toda a atmosfera do recipiente com CO2.


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Pessoal, estou tendo um problema com minhas cevas, fiz primming com 5gr/l e deixei em temperatura ambiente por uma semana, após isso peguei três garrafas e coloquei na geladeira, 24 horas depois abri uma e estava com bastante gás, 48 horas depois abri outra e estava com gás mas menos que a anterior, agora uma semana depois abri outra garrafa e estava flat, totalmente sem gás...
alguem já passou por isso, se deixar muito tempo gelando vai perdendo o gás?
será que a garrafa que ficou uma semana gelando estava mal vedada e foi só coincidência?


1 semana a temperatura ambiente de Porto Alegre não é suficiente para carbonatar a cerveja adequadamente.

Veja bem, refermentação consiste não apenas na produção de C02 pela levedura, é necessário um certo tempo para que se produza o ácido carbônico e o gás se incorpore ao líquido.

Vai com calma aí que vai dar certo.
 
Como fez o priming? Colocou tudo no balde ou individualmente nas garrafas? Talvez nao tenha homogeneizado o acucar no balde de cerveja.
Abraço!

Fiz o primming individualmente nas garrafas colocando a mesma quantidade em todas
 
5g/l é uma carbonatação baixa.

O gelar facilita a solubilização do gás no líquido.

Mas estar flat total, só com vazamento da tampa.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

estou acreditando em vazamento mesmo, utilizei aquelas garradas com batoque e tampa plastica
 
1 semana a temperatura ambiente de Porto Alegre não é suficiente para carbonatar a cerveja adequadamente.

Veja bem, refermentação consiste não apenas na produção de C02 pela levedura, é necessário um certo tempo para que se produza o ácido carbônico e o gás se incorpore ao líquido.

Vai com calma aí que vai dar certo.


mas poderia algumas carbonatarem mais que as outras?
mesmo todas no mesmo ambiente e com o mesma quantidade de primming?
 
mas poderia algumas carbonatarem mais que as outras?
mesmo todas no mesmo ambiente e com o mesma quantidade de primming?

Isso depende da quantidade de levedura em suspensão que vai para a garrafa no envase.
 
Fiz o primming individualmente nas garrafas colocando a mesma quantidade em todas

Aposto mesmo é em um erro na quantidade de primming na garrafa. Já me perdi uma vez e coloquei duas doses em uma única garrafa ou coloquei metade da dose em outras.

Usava seringa quando fazia 10l, Passei a usar calda em um balde de envase e toda a cerveja trasfegada para ele quando aumentei a quantidade para 20-25l.
 
Cara, antes de achar que foi erro de priming, de envase, de vedação, espere bastante tempo. Uma semana pode ter sido muito pouco!
Há artigos de cervejeiros experientes relatando até 40 dias para carbonatação completa. São vários fatores que influenciam, não é uma matemática simples.

Na minha última leva levou 15 dias para conseguir carbonatar legal, com temperatura controlada de 19ºC!
 
Back
Top