Cerveja engarrafada com aspeto estranho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

HopAdicted

New Member
Joined
Aug 26, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Olá!! Sou novato nesta matéria 😊 acabei de engarrafar uma IPA e o aspeto depois de engarrafar é o da foto, a ultima leva ficou igual e nao prejudicou nenhum sabor na cerveja mas é estranho e nunca vi, alguém sabe dizer o que poderá ser?😞
Obrigado
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    165.4 KB · Views: 271
Olha... Posso estar redondamente enganado, mas isso tá com cara de contaminação.
 
Tive uma contaminação bem parecida. Mas a minha não formou esse filme.

Dá uma olhada neste tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403948&page=2

No meu caso um amigo analisou em microscópio e descobriu que a contaminação maior foi por levedura selvagem. O interessante é que a contaminação deixou um sabor muito bom na cerveja.

Essa sua tá com cara de pediococcus.

No geral é assim: se o sabor tá bom, pode beber. Nenhum organismo patogênico se desenvolve na cerveja, então te envenenar não vai.

Eu tive uma contaminação com acetobactéria que deixou a cerveja "avinagrada" essa não deu pra beber porque o gosto não ficou legal...

Tenta não servir o filme que ficou em cima, mais pelo aspecto do que por qualquer outra coisa, e pode tomar a leva toda! rs

Se resolver jogar fora, pode jogar fora la no quintal da minha casa! Eu não me importo nao! rsrs

Mas, se esta é a segunda leva que fica desse jeito, dá uma revisada no seu procedimento de sanitização. Desmonta todo o seu fermentador e lava todas as partes em separado, depois sanitiza tudo em separado antes de montar de novo, pois pode ter ficado alguma cultura nele.

Abraço!
 
Tive uma contaminação bem parecida. Mas a minha não formou esse filme.