Cerveja engarrafada com aspeto estranho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

HopAdicted

New Member
Joined
Aug 26, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Olá!! Sou novato nesta matéria 😊 acabei de engarrafar uma IPA e o aspeto depois de engarrafar é o da foto, a ultima leva ficou igual e nao prejudicou nenhum sabor na cerveja mas é estranho e nunca vi, alguém sabe dizer o que poderá ser?😞
Obrigado
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    165.4 KB · Views: 271
Olha... Posso estar redondamente enganado, mas isso tá com cara de contaminação.
 
Tive uma contaminação bem parecida. Mas a minha não formou esse filme.

Dá uma olhada neste tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403948&page=2

No meu caso um amigo analisou em microscópio e descobriu que a contaminação maior foi por levedura selvagem. O interessante é que a contaminação deixou um sabor muito bom na cerveja.

Essa sua tá com cara de pediococcus.

No geral é assim: se o sabor tá bom, pode beber. Nenhum organismo patogênico se desenvolve na cerveja, então te envenenar não vai.

Eu tive uma contaminação com acetobactéria que deixou a cerveja "avinagrada" essa não deu pra beber porque o gosto não ficou legal...

Tenta não servir o filme que ficou em cima, mais pelo aspecto do que por qualquer outra coisa, e pode tomar a leva toda! rs

Se resolver jogar fora, pode jogar fora la no quintal da minha casa! Eu não me importo nao! rsrs

Mas, se esta é a segunda leva que fica desse jeito, dá uma revisada no seu procedimento de sanitização. Desmonta todo o seu fermentador e lava todas as partes em separado, depois sanitiza tudo em separado antes de montar de novo, pois pode ter ficado alguma cultura nele.

Abraço!
 
Tive uma contaminação bem parecida. Mas a minha não formou esse filme.

Dá uma olhada neste tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403948&page=2

No meu caso um amigo analisou em microscópio e descobriu que a contaminação maior foi por levedura selvagem. O interessante é que a contaminação deixou um sabor muito bom na cerveja.

Essa sua tá com cara de pediococcus.

No geral é assim: se o sabor tá bom, pode beber. Nenhum organismo patogênico se desenvolve na cerveja, então te envenenar não vai.

Eu tive uma contaminação com acetobactéria que deixou a cerveja "avinagrada" essa não deu pra beber porque o gosto não ficou legal...

Tenta não servir o filme que ficou em cima, mais pelo aspecto do que por qualquer outra coisa, e pode tomar a leva toda! rs

Se resolver jogar fora, pode jogar fora la no quintal da minha casa! Eu não me importo nao! rsrs

Mas, se esta é a segunda leva que fica desse jeito, dá uma revisada no seu procedimento de sanitização. Desmonta todo o seu fermentador e lava todas as partes em separado, depois sanitiza tudo em separado antes de montar de novo, pois pode ter ficado alguma cultura nele.

Abraço!
100% de certeza = contaminação

Acho que tá mais pra Pediococcus que pra Acetobacter.

Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização. Limpeza. Sanitização.

Abraço,
 
Acho que tá mais pra Pediococcus que pra Acetobacter.

Também acho. Citei a acetobacteria como exemplo de uma cerveja que tive contaminada e que não deu pra tomar porque ficou ruim.

Tem gente que gosta... eu nao! rs

Pediococcus não vai estragar tanto o sabor. Dependendo do nível de contaminação dá pra tomar tranquilo.

No máximo virou uma IPA Lambic! rsrsrs
 
Obrigado pela vossa ajuda!
No momento do envase a IPA tinha um aroma fantastico, agora é esperar pra ver!
:mug:
 
Back
Top