Cerveja atenuou ma's airlock continua borbulhando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 23, 2018
Messages
9
Reaction score
0
Boa noite pessoal,
Fiz uma summer ale e hoje está completando 8 dias que esta fermentando, fiz as medidas de densidade e nas 3 vezes estava em 1007, porem o airlock continua borbulhando, será que ainda está fermentando, estou querendo colocá-la para maturar amanhã e baixar para 2°C!
 
Cara.. 2oC é para clarificar.. não maturar, certo?

Se quiser maturar, precisas, pelo menos, manter a temperatura de fermentação.. aconselhável subir um pouco a temperatura para evitar do fermento dormir..

Mas se já maturou o mínimo necessário, pode fazer o cold crash.. a densidade estagnando quer dizer que a fermentação acabou.. o airlock só indica que gases continuam se desprendendo do líquido..
 
Eu subo a temperatura em 5 graus acima da que fermentou, considero como fermentação secundaria ai baixo para próximo de 0° C e considero como maturação. Fermentei ela em 18 graus e quando a atividade do airlock diminuiu comecei a erguer a temperatura até 23 graus onde ficou por uns 3 dias!
 
Blz.. procedimento ótimo..

Só discordo do termo "maturação".. Se pensarmos que maturar é "deixar maduro" e que em temperatura baixa não ocorre (ou quase não ocorre) mudança química ou biológica.. acho que o termo está errado..
 
Air lock borbulhando só indica uma coisa, desprendimento de gás do líquido.

Isto ocorre na fermentação, mas também depois dela. Ainda lembro das aulas de química do segundo grau: para separar uma mistura de gás e líquido se usa agitação, aquecimento ou redução de pressão.

fermentação se mede com densímetro. Se ela não baixa mais das duas uma: ou fermentou tudo ou ela parou antes. Sei que a resposta não ajudou, por isto os cálculos da receita nos guiam. Se tua FG esperada for em torno da atingida e estabilizada, provavelmente fermentou tudo.
 
Back
Top