Cerva no barril e carbonatação exagerada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EduardoAlemaoAigner

Well-Known Member
Joined
Oct 8, 2015
Messages
53
Reaction score
20
Tava aqui pensando se é aconselhável zerar o CO2 do barril se ele não roncar num evento. Explico: precisei deixar um barril de 30 litros com proximadamente 15 litros sobrando durante alguns dias, sem servir nenhum copo. Após esse tempo a carbonatação da cerveja aumentou consideravelmente... Ainda dava pra tomar, mas definitivamente piorou o produto. O CO2 vai se "amalgamando" ao chopp certo ?

Alguns extratores tem aquela pequena chave que permite tirar o CO2.

Pergunto se seria correto fazer esse procedimento. (ou se não será apenas um desperdício de gás)
 
Tava aqui pensando se é aconselhável zerar o CO2 do barril se ele não roncar num evento. Explico: precisei deixar um barril de 30 litros com proximadamente 15 litros sobrando durante alguns dias, sem servir nenhum copo. Após esse tempo a carbonatação da cerveja aumentou consideravelmente... Ainda dava pra tomar, mas definitivamente piorou o produto. O CO2 vai se "amalgamando" ao chopp certo ?

Alguns extratores tem aquela pequena chave que permite tirar o CO2.

Pergunto se seria correto fazer esse procedimento. (ou se não será apenas um desperdício de gás)

Oi Eduardo,

Difícil entender a situação aqui.

Vc usou uma pressão maior para servir a cerveja em relação àquela que usou pra carbonatar a cerveja?

A cerveja estava realmente mais carbonatada ou vc só ta falando da quantidade de espuma que gerou?

Porque se o barril estava gelado e depois passou a ficar quente, a pressão aumenta... isso é física básica. Isso não quer dizer que a quantidade de CO2 tenha mudado.
 
Essa cerveja não fui eu que fiz, portanto a carbonatação dela foi feita pelo fabricante. Enfim, após esses dias sem uso a espuma continuava normal, mas o gosto ficou com um forte "gosto de gás", daquele jeito que o cara fica arrotando ..... Sim, o barril não ficou refrigerado....
 
Após o uso com chopeira, o ideal é guardar o barril refrigerado creio eu
 
Essa cerveja não fui eu que fiz, portanto a carbonatação dela foi feita pelo fabricante. Enfim, após esses dias sem uso a espuma continuava normal, mas o gosto ficou com um forte "gosto de gás", daquele jeito que o cara fica arrotando ..... Sim, o barril não ficou refrigerado....

Cara, difícil saber tua percepção. Mas resumindo, se a pressão de extração foi menor que a pressão de carbonatação, ela perdeu gás. Se a pressão foi maior ela carbonatou mais. Geralmente se utiliza pressão baixa pra extrair, então depois de tempo ela perde o gás, fica sem a sensação das bolhas mas o ácido carbônico permanece, deixando o gosto de gás.
Mas é muito difícil saber pela tua percepção, agora pra consertar eu imagino que o melhor é deixar próximo de 0 graus e colocar a pressão desejada, que geralmente é algo em torno de 0.8kg nessa temperatura, depende do estilo e também preferência. Se tiver menos adiciona gás, se tiver mais alivia a pressão, só isso (lembrando sempre da temperatura, calcular de acordo).
 

Latest posts

Back
Top