Carbonatação na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

matheusoc

Member
Joined
Mar 30, 2014
Messages
19
Reaction score
3
Pessoal

Ja estou com a minha primeira leva engarrafada, uma breja de trigo do kit da brewferm, o tarwebier.

Como era a minha primeira e eu estou engatinhando ainda na arte de fazer cerveja, resolvi seguir a risca a receita do manual de instruções, que segue o que o pessoal da bil bil bier recomenda também.

Para 15L de cerveja, adicionei 750g de açucar cristal (sim loucura) deixei fermentar por 9 dias em temperatura ambiente em um lugar bem protegido onde a variação termica foi menor, mas acredito que deve ter ficado entre 15 e 22 graus. A OG inicial ficou 1.058

no 9 dia medi novamente a densidade e ficou em 1.002 e me assustei um pouco, isso daria mais ou menos 6% ABV certo ? O curioso é que ao tirar um pouco da cerveja para fazer a medição, uma boa espuma se formou na proveta, e o aroma alcoólico era bem perceptível.

Notei que durante a fermentação o balde ficava estufado, mas o airlocker estava funcionando a todo vapor. Será que a pouca pressão no balde reteve CO2 a ponto de carbonatar a cerveja no meio da fermentação?

Por conta desta carbonatação, e também por recomendações que li pela internet, resolvi reduzir o açucar do primming, de 120 para 100g para os 15L de cerveja.

Hoje abri uma garrafa para testar a carbonatação e ao meu paladar ficou em excesso, além de demasiadamente alcoolica para a receita. Apesar da recomendação de maturação ser de 6 a 8 semanas na geladeira, achei a minha cerveja meio sem sabor hoje, justamente por esses 2 fatores (alcool e gas demais)

Acho que posso creditar essas falhas ao excesso de açucar né ? Será que o tempo na geladeira vai melhorar minha cerva ?

O melhor até agora foi a apresentação. A cor dela está bem bonita, e a espuma é bem persistente

2014-05-07220656_zps3525f3cd.jpg
 
Maturação para cervejas de trigo é um item muito discutido. Muitos afirmam que cerveja de trigo deveriam ser tomados "verde", ou seja, sem maturação estabelecida.
 
Por que aquela adição de açucar (750 g), é necessário? Eu não adiciono açucar.
Quanto a maturação, eu prefiro a Weiss "verde" a muito maturada, pois muito maturada ela tende a ter mais CO2, coisa que a weiss já tem logo de início.
 
Cerveja Fresca = cerveja feita há pouco tempo

Cerveja Verde = cerveja com gosto de cerveja feita há pouco tempo, não necessariamente feita há pouco tempo.

Eu canso de tomar cervejas "verdes" com várias semanas ou meses de maturação.... isso quer dizer que a fermentação não ocorreu da melhor forma, gerando muitos compostos ruins, diacetil, acetaldeído, e uma série de outras coisas.

Se a fermentação da cerveja ocorre de forma perfeita, com uma ou duas semanas já dá pra tomar em vários casos.

Abraço,
 
Back
Top