Carbonatação desigual entre garrafas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Derek1

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2015
Messages
65
Reaction score
12
Boa tarde pessoal!

Nesse domingo provei duas garrafas da minha primeira leva! No sabor estava muito bom, me surpreendi do resultado até. O problema ficou para a carbonatação, uma das garrafas ficou com pouco gás e a segunda ficou supercarbonatada, até jorrou para fora a espuma.

Ao que tudo indica, misturei mal o primming na hora de engarrafar. O que vocês acham?

Qual é o melhor procedimento para misturar o primming à cerveja? Tem que misturar bastante tempo com uma colher para ficar bem homogêneo?

Abraços,
 
Realmente tem que ficar muito bem homogêneo.

Eu preparo o primming, deixo esfriar um pouco - alguns minutos - e despejo no balde que vou usar para engarrafar. Então transfiro a cerveja do fermentador por uma mangueira sanitizada que toque no fundo do balde com o primming e mexo bem lentamente pra não oxigenar, com a pá limpa e sanitizada.

A própria cerveja descendo já vai misturar mas ainda assim uso a pá, justamente porque essa diferença de gás na garrafs já aconteceu comigo.
 
Realmente tem que ficar muito bem homogêneo.

Eu preparo o primming, deixo esfriar um pouco - alguns minutos - e despejo no balde que vou usar para engarrafar. Então transfiro a cerveja do fermentador por uma mangueira sanitizada que toque no fundo do balde com o primming e mexo bem lentamente pra não oxigenar, com a pá limpa e sanitizada.

A própria cerveja descendo já vai misturar mas ainda assim uso a pá, justamente porque essa diferença de gás na garrafs já aconteceu comigo.

Pois é, Machado.
Eu também fiz assim, coloquei no fundo do balde e transferi a cerveja, mas acho que faltou uma mexida mais intensa para misturar bem.
Pensei também que a solução de água e açúcar do primming tenha ficado com pouca água na proporção.

Enfim, vou deixar as garrafas mais umas semanas paradas para ver se modifica o nível de carbonatação, se não, é partir para as próximas levas e errando e aprendendo hehehe.

Abraço!
 
Quando a solução de priming está pronta, eu adiciono mais um pouco de água para deixar ela menos viscosa e deixo ferver mais alguns minutos. Assim fica fácil conseguir uma mistura homogênea.
 
Pois é, Machado.

Eu também fiz assim, coloquei no fundo do balde e transferi a cerveja, mas acho que faltou uma mexida mais intensa para misturar bem.

Pensei também que a solução de água e açúcar do primming tenha ficado com pouca água na proporção.



Enfim, vou deixar as garrafas mais umas semanas paradas para ver se modifica o nível de carbonatação, se não, é partir para as próximas levas e errando e aprendendo hehehe.



Abraço!



Pode ser um problema no fechamento da garrafa também, acontece muito nas versões twist off.
 
Quando a solução de priming está pronta, eu adiciono mais um pouco de água para deixar ela menos viscosa e deixo ferver mais alguns minutos. Assim fica fácil conseguir uma mistura homogênea.

É uma boa ideia! Vou tentar isso na próxima vez.

Pode ser um problema no fechamento da garrafa também, acontece muito nas versões twist off.

As minhas não são twist off, mas nada impede que eu tenha errado no fechamento das garrafas também, já que foi minha primeira vez.
 
Back
Top