Calibração Full Gauge MT516e

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sandropriebe

Active Member
Joined
Dec 6, 2015
Messages
34
Reaction score
10
Estou montando um equipamento BIAB pra fazer levas de 10 litros em casa.
Comprei um termostato MT516e, de dois estágios, já instalei e está configurado tudo OK.
Estou testando com o balde cheio de água, pra ver quanto tempo leva pra resfriar ou aumentar a temperatura, tudo funcionando 100%!
Porém medindo a temperatura DENTRO do balde, com termômetro, tá dando uma diferença de 2 ou 3 graus, pra mais do que o termostato mede.
Por exemplo, setando o termostato pra 18º, quando atinge a temperatura eu espero estabilizar e meço direto na água com o termômetro. No termostato marca 18º, no termômetro marca 20 ou 21.
O sensor está colado no balde e isolado com quatro camadas de isopor desses de embalagens de comida e fita adesiva dessas marrons de fechar caixas de papelão.
É normal essa diferença? Pensei em por um poço termométrico no balde, mas tenho minhas dúvidas se não vai continuar alguma diferença.
A solução pra ler a temperatura REAL é só ajustando o offset do sensor?
 
Só um detalhe: Este dispositivo é um controlador de temperatura (com sensor, ou com termômetro, etc). Termostato é outra coisa.

Bom, em comparações como esta nunca se sabe qual dispositivo está medindo corretamente. Aliás, o termômetro adicional que você está usando para comparar é um termômetro digital ou de vidro? Será que não é ele que estaria medindo errado?

Um método simples e eficaz seria fazer uma comparação a 0°C.

Se tiver acesso a água destilada seria excelente.
Faça gelo de água destilada.
Triture no liquidificador.
Depois disso transfira para uma garrafa (se for térmica daquelas de café, melhor ainda). Encha a térmica até a boca com esse gelo triturado.
Depois complete com água destilada até a boca.

Pronto. Insira os dois termômetros e veja quem está medindo corretamente.
 
Um termostato é um controlador de temperatura, mas OK...
Mas e o que eu perguntei, um poço termométrico diminui muito a diferença de medição? Quem usa o sensor em poço nota alguma diferença?
E se sim, o único jeito é calibrando o CONTROLADOR DE TEMPERATURA pelo offset?
 
Poço termométrico só torna mais lenta a resposta do sensor de temperatura e não provoca diferença na temperatura medida.
 
Sempre existe diferença, pode ser que seja minima (0,5 grau) ou até maior, no seu caso 3 graus me parece excessivo.

Um teste que você pode fazer é colocar o sensor do MT516 junto com o termometro dentro do mesmo líquido, por pouco tempo não traria problemas ao sensor, e verificar se a diferença é na calibração dos instrumentos ou somente pela diferença da parede do balde.
 
Já pensou na possibilidade do termostato estar marcando a temperatura errada?

Os controladores da Full Gauge são aferidos na fábrica, então não acredito em ter um erro de leitura inicialmente.
Um teste que vc pode fazer é aquecer um pouco de água e comparar com um termômetro de mercúrio. Teoricamente é pra estar bem próximo.
E nas configurações do controlador tem uma função que faz o ajuste da temperatura por histerese.
 
Tenho exatamente esse controlador e, no meu caso, funcionou bem.
Na fermentação programei para 18º com histerese de 2,5º.
Ao tirar uma amostra, aferi 19,8º com um termômetro de espeto. O que está dentro do programado. E olha que nem isolei muito bem o medidor (colei direto no balde com durex, depois coloquei uma camada de 2cm de guardanapo por cima e cobri tudo novamente com durex :D).
Na maturação, tendo esse dado de variação, programei minha temperatura para 2 graus abaixo. Queria maturar a 4º, então programei para 2º com histerese de 2,5.
 
Tenho exatamente esse controlador e, no meu caso, funcionou bem.
Na fermentação programei para 18º com histerese de 2,5º.
Ao tirar uma amostra, aferi 19,8º com um termômetro de espeto. O que está dentro do programado. E olha que nem isolei muito bem o medidor (colei direto no balde com durex, depois coloquei uma camada de 2cm de guardanapo por cima e cobri tudo novamente com durex :D).
Na maturação, tendo esse dado de variação, programei minha temperatura para 2 graus abaixo. Queria maturar a 4º, então programei para 2º com histerese de 2,5.

Mas cara, se é pra usar histerese de 2,5º aí eu nem gastaria dinheiro com um controlador...
 
Back
Top