[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa noite a todos!
Primeiramente parabéns pelo excelente projeto e pela dedicação.
01 Tem como controlar a modulação de uma solenóide de GLP?
Tem como o aquecimento da brassagem ser misto?(GLP e resistência). Tipo a solenóide de GLP liga quando a diferença de temperatura atual para a que quer chegar está muito diferente.
02 escolher se a brassagem será elétrica ou a gás.
 
Boa noite
Solicito o auxilio dos colegas. Eu utilizava um notebook para acessar o BrewUno, funcionava tranquilamente. Tive que usar outra máquina e aí aconteceu um problema que na minha santa ignorância não sei resolver. O BrewUno se conecta, mas não abre??? Qual seria a causa???
 
Primeira brassagem com o Brewuno.
Estou usando apenas na mostura, fervura continuo no fogão.
Obrigado a todos envolvidos no projeto!
 

Attachments

  • IMG_20210603_084215.jpg
    IMG_20210603_084215.jpg
    53.6 KB · Views: 103
Boa noite
Solicito o auxilio dos colegas. Eu utilizava um notebook para acessar o BrewUno, funcionava tranquilamente. Tive que usar outra máquina e aí aconteceu um problema que na minha santa ignorância não sei resolver. O BrewUno se conecta, mas não abre??? Qual seria a causa???
Vc reservou o ip no roteador? pode ter mudado o ip, reseta ele e configura novamente. Aqui comigo acontece muito com o bpl, reseto e ele volta
 
Boa noite
Solicito o auxilio dos colegas. Eu utilizava um notebook para acessar o BrewUno, funcionava tranquilamente. Tive que usar outra máquina e aí aconteceu um problema que na minha santa ignorância não sei resolver. O BrewUno se conecta, mas não abre??? Qual seria a causa???

Veja se o navegador não está com o tradutor automático ativo, isso impede que a interface seja carregada.
 
Valew pela dica Dumpa!!
Tentei mudar aqui mas o rele continua acionado, sera que estou usando um rele incompatível?
Segue a foto do relé
Boa tarde
Acho que comprei o modulo relé errado. É possível utilizar um módulo rele SSR 5V 2A, para acionar a bomba?
 
Bom dia pessoal!
Eu estou tendo problemas com os sensores de temperatura.
Quando coloco 02 Sensores de Temperatura, no começo o BrewUno funciona normalmente. Mas no meio da brassagem os sensores param de informar a temperatura e não retorna. Mesmo desligando o BrewUno e ligando novamente.
Aí, para funcionar novamente, tenho que tirar um sensor.

Percebi também que quando eu ligo dois sensores, o tempo de leitura da temperatura aumenta. Quando uso apenas um sensor, o tempo de leitura diminui.

Estou usando o o Resistor de 4.7k como pede no esquema da primeira página.
Alguém já teve esse problema?
 
Leandro, parece ser um problema muito particular do seu setup. Nunca tive esse problema. Sugiro abrir uma issue no projeto do BrewUno no GitHub para tentar uma solução.
 
Bom dia pessoal!
Eu estou tendo problemas com os sensores de temperatura.
Quando coloco 02 Sensores de Temperatura, no começo o BrewUno funciona normalmente. Mas no meio da brassagem os sensores param de informar a temperatura e não retorna. Mesmo desligando o BrewUno e ligando novamente.
Aí, para funcionar novamente, tenho que tirar um sensor.

Percebi também que quando eu ligo dois sensores, o tempo de leitura da temperatura aumenta. Quando uso apenas um sensor, o tempo de leitura diminui.

Estou usando o o Resistor de 4.7k como pede no esquema da primeira página.
Alguém já teve esse problema?
Boa tarde
Eu meu setup tinha colocado os sensores via plug macho/femea e percebi que as vezes os valores iam para 0 rapidamente, mas estragava todo o controle. Liguei os fios diretos e parece que parou de fazer isso, mas nao consegui ainda fazer uma brassagem para confirmar. No meu caso deve ter sido apenas mal contato, já no seu entendo que é diferente.
 
Problema com módulo de relé.
Estou bradando com Brewuno, já vai fazer quase um ano, mas eu sempre tive esse problema. O relé fica ligado direto, o primeiro pensei que estava queimado ai comprei outro, para minha surpresa não estava travado. Ai o novo apresentou o mesmo problema.
Estranho é que no dia que ele trava eu posso desligar e/ou resetar o nodemcu que ele não destrava. Próxima brassagem ele está normal e funciona certinho, mas tem brassagem que no começo ou no fim ele trava.
Uso um lolin v3. Estou alimentando o nodemcu pelo pino VIN com uma fonte de 12v e 5a, mas reduzo a tensão para 5v com uma fonte para protoboard que sai 5v e 3v.
O lolin é alimentando com 5v.
Será que o lolin está sendo alimentando pelo pino errado e já usei 2 tipos de redutor de tensão. O que tem o parafuso para baixar a tesão eu mandava 4v para o esp e sempre o mesmo problema.

Nota: já brassei algumas vezes sem apresentar o problema.
Acho que o Brewuno me odeia, mas eu amo ele kkkk
 

Attachments

  • 16249093243874906264276780745501.jpg
    16249093243874906264276780745501.jpg
    60.6 KB · Views: 30
  • 1624909350875939677482647692092.jpg
    1624909350875939677482647692092.jpg
    88.6 KB · Views: 31
  • 16249093633579112497832482821734.jpg
    16249093633579112497832482821734.jpg
    80.7 KB · Views: 26
  • 16249093789849206220428815880958.jpg
    16249093789849206220428815880958.jpg
    87.4 KB · Views: 28
Amigo, aconselho a comprar um fonte de 5V e 2A no máximo do máximo. Eu colocaria 5V 1A. Esse redutor de tensão, deve estar reduzindo apenas a tensão e não a corrente. Não sei se esses equipamentos trabalham bem com altas correntes.
Tenta ver se não é cabo partido ou com mal contato.
 
Amigo, aconselho a comprar um fonte de 5V e 2A no máximo do máximo. Eu colocaria 5V 1A. Esse redutor de tensão, deve estar reduzindo apenas a tensão e não a corrente. Não sei se esses equipamentos trabalham bem com altas correntes.
Tenta ver se não é cabo partido ou com mal contato.

🤔 Caraca amigo, tudo errado. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Nessa situação a tensão é fixa e corrente variável, oq vai determinar a corrente máxima é o consumo dos equipamentos.
Corrente está proporcionalmente relacionada a potência/tensão.

Problema do claudio provavelmente é ligação errada.
 
Last edited:
Sim. Também entendo.
🤔 Caraca amigo, tudo errado. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Nessa situação a tensão é fixa e corrente variável, oq vai determinar a corrente máxima é o consumo dos equipamentos.
Corrente está proporcionalmente relacionada a tensão/potência.

Problema do claudio provavelmente é ligação errada.

Também concordo.
Mas trabalhando com eletrônica, às vezes essas coisas queimam as proteções.
Quando ligamos um equipamento pode ter picos. Tanto de alta como de baixa.
Como um cliente ligar um Notebook com fonte errada. O Notebook é para usar 19v 2,5A a fonte do cliente queima e ele coloca uma fonte de 19v 4,3A.
Em teoria, só iria utilizar os 2,5A e poderia utilizar a fonte de 4,3A. Até pode funcionar um tempo assim.
Mas vai dar problema.
 
Sim. Também entendo.


Também concordo.
Mas trabalhando com eletrônica, às vezes essas coisas queimam as proteções.
Quando ligamos um equipamento pode ter picos. Tanto de alta como de baixa.
Como um cliente ligar um Notebook com fonte errada. O Notebook é para usar 19v 2,5A a fonte do cliente queima e ele coloca uma fonte de 19v 4,3A.
Em teoria, só iria utilizar os 2,5A e poderia utilizar a fonte de 4,3A. Até pode funcionar um tempo assim.
Mas vai dar problema.

Continua errado o seu entendimento sobre fonte de tensão.
Se a fonte for de corrente, isso quer dizer que a corrente é constante e a tensão variável e nesse caso se a corrente for maior que a mencionada pelo equipamento então ai sim teremos problema, só que fonte de corrente são usadas para casos específicos e a que mais trabalhamos é a fonte de tensão que tem tensão constante e corrente variável.
Em ambos os casos a lei que rege as teorias da elétrica pra essa situação é a 1ª Lei de ohm que diz: Potência = Tensão x Corrente.
Isso quer dizer que o equipamento vai funcionar numa determinada tensão e que irá consumir corrente máx ou potência máx, assim se vc alimentar seu circuito com a tensão correta e sua fonte tem capacidade de disponibilizar corrente consequentemente potência, maior que o do consumo do circuito então a fonte apenas irá trabalhar "folgada" e com baixo aquecimento.
Se o notebook pede uma fonte de corrente de 2,5A com tensão flutuante (que varia) vc não pode aplicar uma fonte de tensão e muito menos uma fonte com capacidade de corrente maior e ou que flutue numa tensão diferente da determinada pelo circuito.
 
Last edited:
na verdade pode ser mau contato, pois até hj estou usando os jumpers que são uma porcaria. um amigo me disse para passar tudo para uma placa e soldar, disse tbm que está com cara de mau contato mesmo, no dia não fununcia pq a central não é movimentada, na outra brassagem volta pq ao desmontar tudo e depois montar acaba que volta o contato.
vou soldar pra ver que bicho dá.

a questão da corrente acho que não voga muito, é igual computador, quando montamos um pc com fonte que tem uma potência maior para aguentar os upgrades futuros. Bom acho que se sobrar amperes é melhor que falta.

eu tenho um sistema brewpiless sempre dava pau nos sensores de temperatura, usava fonte de celular 5v 600mA, fora o display que ficava meio apagado. Depois que coloquei a fonte de 12v 5A fermenta bunitinho 14, 15 20 dias sem problemas. para brassar como n estou fermentando, a fonte vai para BRU ai vem o martirio kkkkk
vou soldar ai no fim da caminhada deixo um parecer no post aqui
 
Last edited:
Reguladores de tensão como os da linha 78XX e semelhantes funcionam convertendo a potência excedente em calor. Por isso é indicado o uso de dissipadores nesses componentes. Teoricamente um Arduino Nano pode ser alimentado de 5 a 12 VCC na sua entrada VIN porém o regulador dele não aguenta uma fonte de 12 V de 5 A (experiência própria, já queimei vários até descobrir).
Esse microcontroladores não tem controle de corrente, tanto que os manuais deixam bem claro o limite de cada porta e o limite total. Basta ligar qualquer coisa mais forte (que consuma mais corrente) que eles queimam.
Sobre o relé travando, precisa descobrir o motivo. É o controlador que está travando a saída ou é algo na ligação com a placa do relé? A placa do relé é NPN (aciona com 0V no sinal) ou PNP (aciona com +V no sinal)?
 
Alguém sabe como eu faço para rede do BU voltar a aparecer? Ele liga e conecta direto na minha rede, gostaria de saber como faço para conectar diretamente no BU.
Obrigado
 
Alguém sabe como eu faço para rede do BU voltar a aparecer? Ele liga e conecta direto na minha rede, gostaria de saber como faço para conectar diretamente no BU.
Obrigado

Menu - AP Settings - aba AP Settings, na primeira opção
Provide Access Point/Disponibilizar Access Point...
deixar
Always/Sempre

Mas se já está se conectando a sua rede não tem pq manter o modo AP ativo.
 
Menu - AP Settings - aba AP Settings, na primeira opção
Provide Access Point/Disponibilizar Access Point...
deixar
Always/Sempre

Mas se já está se conectando a sua rede não tem pq manter o modo AP ativo.
O problema é que eu não estou conseguindo acessar a interface web. O BU conecta na rede mas eu não consigo acessar, fica pensando e não carrega a página. As vezes isso acontecia e eu reiniciava o BU e voltava ao normal, mas agora nem reiniciando vai...
 
Precisa colocar o IP FIXO na configuração de WIFI.
Aí aquele IP sempre será accessível.
Já foi explicado antes aqui no forum.
Só dar uma pesquisada aí.

Quando faz a configuração, se deixar por DHCP sempre irá gerar outro IP.
Se sua rede IP é 192.168.0.1, (use sempre o zero aí no meio).
Se for 192.168.1.1 (use sempre o 1 aí no meio)

aí vai colocar:
IP 192.168.1.10 (Se for zero, o zero) onde vai acessar seu BrewUno
Subnet 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (se for zero, o zero)

DNS: 8.8.8.8
DNS:1.1.1.1
 
O problema é que eu não estou conseguindo acessar a interface web. O BU conecta na rede mas eu não consigo acessar, fica pensando e não carrega a página. As vezes isso acontecia e eu reiniciava o BU e voltava ao normal, mas agora nem reiniciando vai...

Tenta desligar seu roteador e aí ligar o BU, ele não vai achar a rede salva e vai voltar a exibir a rede AP, caso não entre mesmo assim na interface veja se o navegador não está com a tradução automática ativada para essa página, isso impede a interface de carregar, se mesmo assim estiver desativada e não acessar aí é caso de reinstalar.
 
Precisa colocar o IP FIXO na configuração de WIFI.
Aí aquele IP sempre será accessível.
Já foi explicado antes aqui no forum.
Só dar uma pesquisada aí.

Quando faz a configuração, se deixar por DHCP sempre irá gerar outro IP.
Se sua rede IP é 192.168.0.1, (use sempre o zero aí no meio).
Se for 192.168.1.1 (use sempre o 1 aí no meio)

aí vai colocar:
IP 192.168.1.10 (Se for zero, o zero) onde vai acessar seu BrewUno
Subnet 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (se for zero, o zero)

DNS: 8.8.8.8
DNS:1.1.1.1
Eu já li o tópico inteiro...

O meu IP está fixo, porém se não estivesse não faria diferença alguma, é só ver o IP no display e digita-lo. Eu estou usando o IP certo, mas a pagina não carrega.

Obbrigado!
 
Tenta desligar seu roteador e aí ligar o BU, ele não vai achar a rede salva e vai voltar a exibir a rede AP, caso não entre mesmo assim na interface veja se o navegador não está com a tradução automática ativada para essa página, isso impede a interface de carregar, se mesmo assim estiver desativada e não acessar aí é caso de reinstalar.
Obrigado!

Vou tentar.
 
Eu já li o tópico inteiro...

O meu IP está fixo, porém se não estivesse não faria diferença alguma, é só ver o IP no display e digita-lo. Eu estou usando o IP certo, mas a pagina não carrega.

Obbrigado!
Fala Fábio, tudo blz?

Cara, já tive esse prpblema no passado também, pelo seu relato foi exatamente igual. Só consegui resolver regravando o firmware na placa.

Isso faz mais de 6 meses. Depois que gravei o BU novamente do zero nunca mais tive esse problema.

Pra fazer isso segui o procedimento que está descrito no GitHub do BU.

Espero ter ajudado.

Abraço e boas brassagens,
 
Tenta desligar seu roteador e aí ligar o BU, ele não vai achar a rede salva e vai voltar a exibir a rede AP, caso não entre mesmo assim na interface veja se o navegador não está com a tradução automática ativada para essa página, isso impede a interface de carregar, se mesmo assim estiver desativada e não acessar aí é caso de reinstalar.
Mesmo conectando em modo AP não deu certo, a página não carregava.
Reinstalei e voltou a funcionar!
Obrigado!
 
Fala Fábio, tudo blz?

Cara, já tive esse prpblema no passado também, pelo seu relato foi exatamente igual. Só consegui resolver regravando o firmware na placa.

Isso faz mais de 6 meses. Depois que gravei o BU novamente do zero nunca mais tive esse problema.

Pra fazer isso segui o procedimento que está descrito no GitHub do BU.

Espero ter ajudado.

Abraço e boas brassagens,
Reinstalei e funcionou!
Obrigado!
 
Boa noite a todos!
Primeiramente parabéns pelo excelente projeto e pela dedicação.
01 Tem como controlar a modulação de uma solenóide de GLP?
Tem como o aquecimento da brassagem ser misto?(GLP e resistência). Tipo a solenóide de GLP liga quando a diferença de temperatura atual para a que quer chegar está muito diferente.
02 escolher se a brassagem será elétrica ou a gás.
conseguiu descobrir se existe essa possibilidade?
 
Segue o esquema que utilizei para a montagem da minha interface, com algumas adaptações.

Alexrande,
Muito interessante sua placa.
Parabéns.

Fiquei com 3 dúvidas.
1º Você usa um suporte de fusível para soldar na placa?

2° Os leds para a bomba e SSR precisam de resistor para funcionar? Acredito que não, mas fiquei na dúvida.

3° Não sei qual seria o componente escrito "VAR 220V" que está ao lado do fusível. Qual componente seria?
1629846720742.png


Agradeço muito ajuda
Abraços
 
Back
Top