[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fala galera alguem conseguiu fazer com rele low level sem alterar o codigo??
Se nao tiver como tem um passo a passo de como alterar o codigo?
 
Estou considerando migrar do meu Biab basicão pra um sistema bi ou tribloco, e ja queria automatizar. Minha duvida é se consigo trabalhar com 2 receitas ao mesmo tempo pelo brewUno, para aproveitar a vantagem de varias panelas.

Não.
 
Fala galera alguem conseguiu fazer com rele low level sem alterar o codigo??
Se nao tiver como tem um passo a passo de como alterar o codigo?

A versão 1.0.16 tem a inversão do sinal da bomba no settings do Brewuno
 
Rola algum sistema manual pelo menos? Tipo 1 receita + fervura ou mostura sem ser automatizada. To tentando entender o workflow do sistema tribloco com o o brewUNO.

O BrewUno dá pra usar tribloco, mas faz apenas uma receita por vêz.
Mas pra fazer duas receitas ao mesmo tempo, seria melhor montar um segundo BrewUno.
 
A versão 1.0.16 tem a inversão do sinal da bomba no settings do Brewuno
Valew pela dica Dumpa!!
Tentei mudar aqui mas o rele continua acionado, sera que estou usando um rele incompatível?
Segue a foto do relé
 

Attachments

  • IMG_20210313_163331683.jpg
    IMG_20210313_163331683.jpg
    38.5 KB · Views: 23
  • IMG_20210313_163325151.jpg
    IMG_20210313_163325151.jpg
    39.9 KB · Views: 23
Eu estou com um problema no LCD.
Quando ligo o WEMOS o LCD fica com os caracteres perfeitos e funcionando perfeito.
Mas quando inicio a brassagem o LCD fica todo embaralhado e não retorna mais ao normal. Só volta se deligar o o WEMOS.

Estou usando a versão 1.0.16.
I2C - PCF8574AT
Placa PCF8574T


View attachment 125989

View attachment 125990
Leandro conseguiu resolver esse problema? Esta acontecendo com o meu tbm
 
@Leonardobin não consegui resolver. Estou comprando outro LCD pra ver se o problema é no LCD. Ainda não chegou o segundo LCD.

Hoje estava fazendo uns teste de no BrewUno. Está ficando muito bom, ele funciona perfeitamente.
Estou acabando de montar umas coisas e essa semana ainda devo fazer a primeira brassagem com ele. Aí vou postar para vocês.


@Leonardobin, não use esse relé simples. Eles não têm foto acoplador. Compre um relé duplo com foto acoplador. Esse foto acoplador isola a rede.
Quando for comprar o relê duplo tome cuidado pois existe modelo duplo que não tem foto acoplador.
 
Me desculpe a ignorância mas depois de baixar o arquivo do BrewUNO para o wemos d1mini tem como apagar para fazer novamente acho que errei na opção CristalFreq.

Pode ser isso que esta embaralhado o display??
 
Não é isso amigo. Eu fiz já 2 vezes, em 02 WEMOS e 01 ESP8266. O problema no Display continua. Aguarde por novas atualizações. Você pode refazer a instalção do começo sim. É a mesma coisa quando faz atualização.
 
Valew pela dica Dumpa!!
Tentei mudar aqui mas o rele continua acionado, sera que estou usando um rele incompatível?
Segue a foto do relé
Tive o mesmo problema e o meu rele era igual ao seu, medi a tensão no pino e não estava zero, estava com uma tensão baixa (algo em torno de 1V) e o rele já estava acionando com essa tensão, troquei o rele e o problema foi resolvido.
 
Boa tarde Galera!
Comprei um equipamento de um confrade de Campinas, parou de funcionar a uns dias.
Acredito que é algo simples, mas alguem de SP Capital conseguiria me ajudar?
Não entendo muito de eletrônica.
Luan - 1195215-4704
Galera, não me xinguem por favor! Enviei voa SEDEX para o confrade, super solicito, e o problema era a minha tomada, desculpa o alarde... Problema de BIOS, Bicho Ignorante Operando Sistemas
 
Aconselho a usar o relé com FOTOACOPLADOR. Compre o relé Duplo com fotoacoplador.
Valeu Leandro resolveu meu problema!! Ontem testei o aparelho simulando uma Brassagem completa e deu tudo certo!!
O display ainda embaralha um pouco mas nao interferiu em nada na Brassagem!!
 
@Leonardobin valeu mano! Eu também estou pra fazer uma brassagem por esses dias. Mas está tudo rodando bem. Quanto ao seu Display embaralhar, tenta comprar um Display já soldado com o I2C. O meu aqui, eu tinha comprado separado e soldei, não deu certo. Parece que o chips, tem que ser iguais. Mas faz isso. Compra já soldado, não funcionando devolve e compra outro. O meu aqui, agora está perfeito. Só esperando chegar o teclado.
 
Bom dia pessoal!
Esse final de semana resolvi ler todo esse fórum para poder entender um pouco mais o Brew Uno, (sou leigo em eletrônica e programação, mas curioso é amante do DIY!).
Queria deixar meus parabéns para todos os envolvidos nesse sistema! Muito interessante, intuitivo e principalmente barato, que é o que a maioria dos cervejeiros artesanais buscam! Custo X beneficio!
Fiquei muito empolgado em montá-lo aqui, mas devido a alguns comentários a respeito de algumas pessoas que estavam fornecendo a interface, gostaria de saber do @dumpa se ele ainda não tem para vender? Pergunto isso, porque hoje só compraria a interface na sua mão diante de algumas coisas que eu li aqui!
Desde já, agradeço a atenção! Abs!
 
Bom dia.
Acrescentei um segundo sensor Ds18b20 de acordo com o esquema, porem o BrewUno so me mostra o segundo sensor.
Gostaria de saber como faço para visualizar os dois sensores.
Ja entrei nas configurações mas só aparece 1 sensor
 
@CMFernandes
Cara, eu faria um teste sem transistor e resistor entre o Wemos e o SSR...
Se não funcionar, coloca o transistor e resistor.
Segue em anexo diagramas com e sem transistor/resistor, sendo um com a placa normal e outro com a placa Mini, só muda algumas portas.
Já montei das duas formas e ambas funcionaram, hoje utilizo um tribloco com montagem simples sem transistor/resistor.

View attachment 126034View attachment 126035
Galera, desculpe se minha pergunta for uma pegunta boba, mas
@CMFernandes
Cara, eu faria um teste sem transistor e resistor entre o Wemos e o SSR...
Se não funcionar, coloca o transistor e resistor.
Segue em anexo diagramas com e sem transistor/resistor, sendo um com a placa normal e outro com a placa Mini, só muda algumas portas.
Já montei das duas formas e ambas funcionaram, hoje utilizo um tribloco com montagem simples sem transistor/resistor.

View attachment 126034View attachment 126035
Galera, desculpe se minha pergunta parecer boba, mas apesar de gostar muito desses projetos DIY, sou leigo tanto em eletrônica quanto programação!
minha dúvida e a seguinte:
consigo montar esse projeto simplificado, com a placa D1 como da imagem sem a necessidade da placa de interface?
Se sim, alguém teria um esquema mostrando a conexões como esse? 🧐
D1 esp 8266.png
 
Pessoal, montei o circuito e ao testar o buzzer dispara e as luzes indicadoras dos ssrs ficam acessas direta e o display tambem.
Alguem consegue ajudar? :(

Em anexo tem uma imagem do placa e um video mostrando o buzzer disparado.
 

Attachments

  • IMG_20210413_162122.jpg
    IMG_20210413_162122.jpg
    71.5 KB · Views: 44
  • WhatsApp Video 2021-04-13 at 17.35.31.zip
    2.9 MB · Views: 20
Last edited:
Pessoal, montei o circuito e ao testar o buzzer dispara e as luzes indicadoras dos ssrs ficam acessas direta e o display tambem.
Alguem consegue ajudar? :(

Em anexo tem uma imagem do placa e um video mostrando o buzzer disparado.


Aparentemente curto-circuito, mas se todas as saídas estão ativas é bem provável que vc montou ou desenhou errado os transistores.
Verificou o encapsulamento deles e se está correto as ligações na Base, Coletor e Emissor?
 
É Sim, comprei uma base tbm pra não soldar diretamente na v3 caso precise trocar fica fácil. Não precisei mudar pino nenhum, mas como quis usar teclado e display precisei do expansor e tive q mudar o endereço do display o q deu um pouco de trabalho pq não sei nada de programação, mas com as dicas do pessoal q já tem aqui ficou bom.
Valmir, fiquei com uma dúvida. Você utilizou a saída D7 no seu v3 para ligar a SSR1?
 
Ve
Aparentemente curto-circuito, mas se todas as saídas estão ativas é bem provável que vc montou ou desenhou errado os transistores.
Verificou o encapsulamento deles e se está correto as ligações na Base, Coletor e Emissor?
Verifiquei e fiquei na duvida quanto aos transistores dos SSRs.
Segui esse esquema em anexo (arquivo brewuno_diagrama.jpeg) e criei o esquema(arquivo esquema_lpsouzalima.pdf).
Acha que liguei os transistores 2n2222 errados?
 

Attachments

  • esquema_lpsouzalima.pdf
    125.1 KB · Views: 61
  • brewuno_diagrama.jpeg
    brewuno_diagrama.jpeg
    93.5 KB · Views: 54
Ve

Verifiquei e fiquei na duvida quanto aos transistores dos SSRs.
Segui esse esquema em anexo (arquivo brewuno_diagrama.jpeg) e criei o esquema(arquivo esquema_lpsouzalima.pdf).
Acha que liguei os transistores 2n2222 errados?

Bem provável.
Verifica o datasheet do componente e sua "pinagem" e depois verifica se vc fez as ligações corretamente. Tenho quase que certeza que vc ligou errado, o 2n2222 tem a posição dos pinos bem diferente dos mais convencionais transistores BJT que é 1- Colletor, 2- Base, 3- Emissor.
Você sabe como utilizar um transistor NPN?

Cara esse esquema elétrico ai tem muita coisa errada, abandona ele.
LEDs errado, Diodos errado, Relé ligado errado, falta componentes, buzzer direto na saída do wemos o_O,............
 
Last edited:
Mano esse esquema aí funcionou certinho pra mim. Tudo funciona perfeitamente quando usa direto do WEMOS ou NODEMCU. O esquema está certo sim. Já testei. Tanto esse esquema quanto o do começo do Post, funcionam perfeitamente.

Mas como no esquema é utilizado direto no WEMOS.
Ao que parece você colocou uma placa de interface.
As placas de Interface já tem todos os componentes.
É só flashar a Firmware e plugar os fios. Não precisa de mais nada.

Tenta ver se consegue navegar no BrewUno sem estar plugado na interface.
Depois, tenta correr cada linha da placa. Tipo onde a D6 está ligada e vê o que tem lá.
Veja se não encaixou o WEMOS ao contrário.


Pra facilitar, pegue o esquema mais simples que tem no começo do post. E vai plugando. Tipo o WEMOS está navegando sem nada, ótimo! Pluga o Sensor de Temperaturar. Funcionou? Passa pro SSR. Funcionou tudo? Aí passa pra placa de interface e faz de um a um novamente.
 
Me referi ao esquema elétrico que ele fez.

O diagrama apenas tem o erro do buzzer sem transistor.
Wemos tem baixa corrente de saída nas I/O e é 3v3, então teria que ser um buzzer 3V só que daí o consumo pode ser agressivo pra saída.
Não vai queimar agora, mas um dia irá por estar forçando a saída.
 
Bem provável.
Verifica o datasheet do componente e sua "pinagem" e depois verifica se vc fez as ligações corretamente. Tenho quase que certeza que vc ligou errado, o 2n2222 tem a posição dos pinos bem diferente dos mais convencionais transistores BJT que é 1- Colletor, 2- Base, 3- Emissor.
Você sabe como utilizar um transistor NPN?

Cara esse esquema elétrico ai tem muita coisa errada, abandona ele.
LEDs errado, Diodos errado, Relé ligado errado, falta componentes, buzzer direto na saída do wemos o_O,............

Esse esquema eu montei em cima de um circuito que um membro aqui do forum havia compartilhado e segundo ele, estava funcionando e tambem olhando o diagrama simplificado (com transistores) do brewuno que compartilharam.
O NPN nesse caso esta sendo usado com chaveador, e com base em uma tensao positiva na base, ele ativaria o ssr.

Não da pra reaproveitar o esquema que montei?? :eek:

ajuda o amigo ai!
 
Mano esse esquema aí funcionou certinho pra mim. Tudo funciona perfeitamente quando usa direto do WEMOS ou NODEMCU. O esquema está certo sim. Já testei. Tanto esse esquema quanto o do começo do Post, funcionam perfeitamente.

Mas como no esquema é utilizado direto no WEMOS.
Ao que parece você colocou uma placa de interface.
As placas de Interface já tem todos os componentes.
É só flashar a Firmware e plugar os fios. Não precisa de mais nada.

Tenta ver se consegue navegar no BrewUno sem estar plugado na interface.
Depois, tenta correr cada linha da placa. Tipo onde a D6 está ligada e vê o que tem lá.
Veja se não encaixou o WEMOS ao contrário.


Pra facilitar, pegue o esquema mais simples que tem no começo do post. E vai plugando. Tipo o WEMOS está navegando sem nada, ótimo! Pluga o Sensor de Temperaturar. Funcionou? Passa pro SSR. Funcionou tudo? Aí passa pra placa de interface e faz de um a um novamente.

Amigo, você se referiu ao esquema que montei?
 
Esse esquema eu montei em cima de um circuito que um membro aqui do forum havia compartilhado e segundo ele, estava funcionando e tambem olhando o diagrama simplificado (com transistores) do brewuno que compartilharam.
O NPN nesse caso esta sendo usado com chaveador, e com base em uma tensao positiva na base, ele ativaria o ssr.

Não da pra reaproveitar o esquema que montei?? :eek:

ajuda o amigo ai!

Aconselho a fazer outro layout.

Segue o esquema do BMEX que dá certo, adicione saídas extras seguindo a mesma ideia do projeto.
Se vc quer LEDs indicadores em cada saída, utiliza LED mais resistor 10k após o chaveamento do transistor.
Relé mecânico vc aciona apenas a bobina e os contatos de potência vc vai chavear 127/220V ou 12V. vc fez uma ligação muito doida ali. É indispensável tem um diodo de rodagem (anti-paralelo) ali no relé o mais próximo possível.
Os 5V do Wemos é muito fraco pra um LCD 20x4, adicione na placa outro regulador 5V apenas pro LCD e alimenta a sua interface com 12V.

BC-5V-I2c-4.png
 
Back
Top