[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Nesse diagrama que o @Eutenio neto postou o SSR e o Relé de 5v são conetados na mesmo 5v que sai do Wemos. Se ligar os dois não tem problema de queimar? Até quantos componentes posso ligar nesses 5v que sai do Wemos? O SSR tem um Resistor de 1k e um 2n2222. O Relé de 5v não precisa desse Resistor de 1k e do 2n2222?
 
Corrigindo, eu devo calcular,kkk
Em relação a mudança do seu sistema (acionamento do SSR de sparge com chave). Teoricamente o sistema teria no período de tempo relativamente longo, para elevar a temperatura d'água até 78C. Quais seriam as possíveis causas do porque não se está atingindo este parâmetro. O sistema não permite ajustar a temperatura da água de sparge no início do processo para 78C, e em consequência disto deveriam atingir esta temperatura num período inferior ao tempo de mostura, ou não?
 
Nesse diagrama que o @@Eutenio neto postou o SSR e o Relé de 5v são conetados na mesmo 5v que sai do Wemos. Se ligar os dois não tem problema de queimar? Até quantos componentes posso ligar nesses 5v que sai do Wemos? O SSR tem um Resistor de 1k e um 2n2222. O Relé de 5v não precisa desse Resistor de 1k e do 2n2222?
Alguem tem as respostas pra ajudar?
 
Montei o meu de forma simples, utilizo 3 SSR’s pois é um tribloco, sem diodo e sem transistor com fonte de 5v/2A. Funciona que é uma beleza, conheço outras pessoas que também montaram da forma simples e também nao tiveram problemas.
O problema são os SSR, tive vários problemas com eles, tanto comprando no Mercado Livre quanto no Aliexpress, dizem que são 25 ou 40 amperes mas na verdade sao de 12 ou 15, daí precisa abrí-los e trocar o triac por outro maior, de acordo com a capacidade que vc quer
 

Attachments

  • D4C5F09E-049C-4210-BBE6-C1FEEEED0805.jpeg
    D4C5F09E-049C-4210-BBE6-C1FEEEED0805.jpeg
    104.6 KB · Views: 65
  • B2F06661-6A2D-4884-888C-636406E52490.jpeg
    B2F06661-6A2D-4884-888C-636406E52490.jpeg
    105.8 KB · Views: 65
Nesse diagrama que o @Eutenio neto postou o SSR e o Relé de 5v são conetados na mesmo 5v que sai do Wemos. Se ligar os dois não tem problema de queimar? Até quantos componentes posso ligar nesses 5v que sai do Wemos? O SSR tem um Resistor de 1k e um 2n2222. O Relé de 5v não precisa desse Resistor de 1k e do 2n2222?
O relé de 5V (acionamento da bomba) é ligado no D5, não precisa do circuito auxiliar (resistência e 2n2222) que aciona os SSR das resistências, essas são ligadas em outros pinos, vide a tabela. O uso desses circuitos também são facultativos, pelo pouco que entendo servem para regular a corrente que irá para os SSR, mas o circuito funcionou bem sem eles pra mim, talvez alguém com mais conhecimento possa explicar melhor a finalidade.
 
O relé de 5V (acionamento da bomba) é ligado no D5, não precisa do circuito auxiliar (resistência e 2n2222) que aciona os SSR das resistências, essas são ligadas em outros pinos, vide a tabela. O uso desses circuitos também são facultativos, pelo pouco que entendo servem para regular a corrente que irá para os SSR, mas o circuito funcionou bem sem eles pra mim, talvez alguém com mais conhecimento possa explicar melhor a finalidade.

Não amigo. No Diagrama o "D5" liga no "IN",até aí correto. Mas o VCC é nos 5v. Os SSR também usam os 5V. Por isso a minha dúvida. Queria saber se posso ligar todos os SSR e o relé da bomba no mesmo 5v do WEMOs, mas vou colocar uma fonte mesmo separada pra não ter erro.
 
Em relação a mudança do seu sistema (acionamento do SSR de sparge com chave). Teoricamente o sistema teria no período de tempo relativamente longo, para elevar a temperatura d'água até 78C. Quais seriam as possíveis causas do porque não se está atingindo este parâmetro. O sistema não permite ajustar a temperatura da água de sparge no início do processo para 78C, e em consequência disto deveriam atingir esta temperatura num período inferior ao tempo de mostura, ou não?
Acredito que a limitação nesse caso está na limitação de se usar alternadamente as resistências, necessária para evitar sobrecarga no circuito e no disjuntor. Com isso, dependendo da potência da resistência há dificuldade em se elevar a temperatura ambiente da água aos 78º do sparge. São 50º ou mais de diferença para se elevar durante o mash in, isso enquanto cumpre o controle das rampas de mostura.
Vejo duas possibilidades: 1- Verificar a configuração da utilização das potências das resistências no Brewuno, ou mesmo se as resistências utilizadas atendem essa necessidade;
2- Não partir da temperatura ambiente na água do sparge. Tenho feito minhas levas levando cerca de 2/3 da água total à fervura inicialmente, a partir daí separo TODA a água de sparge que estará em cerca de 96º na outra panela ou em uma caixa térmica, completo a água da mostura com o 1/3 da água restante e já chego perto da temperatura para arriar o malte. No intervalo entre esse momento e a lavagem (cerca de 1h30) a perda de calor da água de lavagem já está próxima dos 78º, e o SSR2 só vai "arredondar", atuando apenas no final do mash in e no mash out. Apesar da tarefa adicional no início, as brassagens tem sido tranquilas por não ter a preocupação de não se atingir a temperatura de lavagem ao longo do processo.
 
Não amigo. No Diagrama o "D5" liga no "IN",até aí correto. Mas o VCC é nos 5v. Os SSR também usam os 5V. Por isso a minha dúvida. Queria saber se posso ligar todos os SSR e o relé da bomba no mesmo 5v do WEMOs, mas vou colocar uma fonte mesmo separada pra não ter erro.
O diagrama está correto. Sua fonte de 5V vai alimentar o Wemos e os relés. Não precisa de fonte separada.
 
Montei o meu de forma simples, utilizo 3 SSR’s pois é um tribloco, sem diodo e sem transistor com fonte de 5v/2A. Funciona que é uma beleza, conheço outras pessoas que também montaram da forma simples e também nao tiveram problemas.
O problema são os SSR, tive vários problemas com eles, tanto comprando no Mercado Livre quanto no Aliexpress, dizem que são 25 ou 40 amperes mas na verdade sao de 12 ou 15, daí precisa abrí-los e trocar o triac por outro maior, de acordo com a capacidade que vc quer
Boa noite, Eutenio. Na descrição do Wemos D1 R1 recomenda uma fonte de 9 a 24V, e tu disseste que utiliza uma fonte de 5 V 2 A e o sistema está funcionando muito bem. Tenho uma fonte de 12 V 4,5A, tu achas que é possível trabalhar com ela?
 
Montei o meu de forma simples, utilizo 3 SSR’s pois é um tribloco, sem diodo e sem transistor com fonte de 5v/2A. Funciona que é uma beleza, conheço outras pessoas que também montaram da forma simples e também nao tiveram problemas.
O problema são os SSR, tive vários problemas com eles, tanto comprando no Mercado Livre quanto no Aliexpress, dizem que são 25 ou 40 amperes mas na verdade sao de 12 ou 15, daí precisa abrí-los e trocar o triac por outro maior, de acordo com a capacidade que vc quer

Então amigo. Deixa eu te perguntar. Essa tua fonte de 5v 2A, tu alimenta o WEMOS D1 MINI pela porta MicroUSB, e joga a porta de 5v no SSR ou tu Alimenta a WEMOS D1 MINI pela pinos de 5V?

Eu estava alimentando um Wemos pela MicroUSB plugada na USB do computador e coloquei o SSR no pino de 5V. Estava funcionando o sensor de temperatura, e o SSR. Quando coloquei o Relé simples para a bomba o Wemos queimou. Acho que a amperagem fornecida pela USB do computador foi baixa.
Tenho outro WEMOS e vou testar com fonte agora.
 
Bom dia!

@CMFernandes ,
estou viajando, tenho um equipamento com o Wemos D1 R1 que montei já faz tempo, acho que alimentei com 5V, quase certeza, até próxima terça-feira, verifico e confirmo para você...

@Leandro Oliveira ,
alimentei o Wemos D1 mini com 5v/2A pela porta mini usb, o usb de computador tem uma corrente baixíssima
Os SSR’s tem seus positivos ligados cada um em uma porta e todos os GND’s vão para um pino GND do Wemos
O rele para a bomba de 220V tem um pino ligado em um pino de 5v do Wemos e outro pino ligado no GND do Wemos além de outro pino ligado na porta D5 do Wemos que é quem liga e desliga o rele/bomba
 
Show. Está funcionando aqui.
Estou deixando um tempo em teste sem a bomba e sem a resistência.
Mas o mais difícil foi a montagem e agora com a fonte de 5A e 2A está rodando bem.

Fica o alerta pro pessoal.
Queimei um WEMOS D1 MINI porque estava testando com a porta USB do computador.
Até funcionou, mas quando conectei o Relé simples, queimou o WEMOS.

Outra coisa, já vi um video que alguém, consegue fazer os comandos pelo Google Assistente.
Alguém sabe como fazer a integração?
 
Esbarrei aqui no LCD agora. O meu controlador I2C é o PCF8574AT e o LCD 2004A. Mas os caracteres não estão aparecendo. E só aparece 2 linhas de caracteres.
Como consertar?

Pelo Diagrama, as portas D3 no diagrama, mas no WEMOS é a D1.
Pelo diagrama, as portas D4 no diagrama, mas no WEMOS é a D2.
 
As portas do Wemos (e praticamente todos os microcontroladores) não tem potência suficiente para acionar cargas mais exigentes como relés, algumas lâmpadas, etc, e por isso é necessário uma etapa de amplificação a fim de não queimar a saída referida.

As placas de relés que dispõem de entrada de energia (normalmente 5V e negativo), as placas prontas do mercado e o circuito interno do SSR preveem esse detalhe e são desenvolvidos para limitar essa corrente de acionamento.

Além da etapa de amplificação, alguns circuitos mais apurados colocam um fotoacoplador antes dela, garantindo mais ainda que algum curto-circuito não queime a saída.
 
@Leitao no meu setup eu tenho resistências nas panelas de Mostura e Fervura. Eu uso a panela de fervura para aquecer a água de Lavagem, ligada na sua respectiva saída (D0 no meu caso, uso a placa do Mazza). No final da mostura eu desço a água da lavagem para uma terceira panela e passo o mosto para a panela de fervura, para terminar essa etapa.

Nesse momento eu preciso trocar os cabos das panelas, pois o sistema vai começar a Fervura na mesma saída da Mostura (D7 no meu caso). Não é complicado pois os cabos tem engate rápido mas eu gostaria de saber se é possível alterar o código para que a Fervura seja feita na mesma saída da Lavagem.

Pensei em habilitar a etapa de Fervura porém a placa não tem o D4 ligado. Nesse caso, seria possível alterar a pinagem do platformio.ini de D4 para D0, sem risco para o funcionamento do sistema?
 
Eu estou com um problema no LCD.
Quando ligo o WEMOS o LCD fica com os caracteres perfeitos e funcionando perfeito.
Mas quando inicio a brassagem o LCD fica todo embaralhado e não retorna mais ao normal. Só volta se deligar o o WEMOS.

Estou usando a versão 1.0.16.
I2C - PCF8574AT
Placa PCF8574T


1614478994585.png


1614479016959.png
 
Eu estou com um problema no LCD.
Quando ligo o WEMOS o LCD fica com os caracteres perfeitos e funcionando perfeito.
Mas quando inicio a brassagem o LCD fica todo embaralhado e não retorna mais ao normal. Só volta se deligar o o WEMOS.

Estou usando a versão 1.0.16.
I2C - PCF8574AT
Placa PCF8574T


View attachment 125989

View attachment 125990
O teu relé tem fotoacoplador? Passei por isso com o BPL q mesmo com fotoacoplador ficava assim, tentei filtro rc e outras coisas e nada, tive q trocar um ventilador 127v q tinha colocado por um 12vdc pra resolver. Pade ser a bomba gerando essa interferência.
 
Bom dia
O SSR da marca LOTI exige para o seu acionamento uma tensão de 5 a 32 V. É possível acionar este SSR a partir do Wemos D1, ou necessita de amplificação do sistema, conforme esquema sugerido anteriormente .
 
@CMFernandes
Cara, eu faria um teste sem transistor e resistor entre o Wemos e o SSR...
Se não funcionar, coloca o transistor e resistor.
Segue em anexo diagramas com e sem transistor/resistor, sendo um com a placa normal e outro com a placa Mini, só muda algumas portas.
Já montei das duas formas e ambas funcionaram, hoje utilizo um tribloco com montagem simples sem transistor/resistor.

BrewUno com placa D1 Wemos Mini.png
BrewUno com placa D1 Wemos.png
 
Show amigo. Vou testar aqui. Realmente, no primeiro diagrama, ele liga o SSR na porta direta do WEMOS. No diagrama 2, usa a porta de 5v. Vou testar pra ver a diferença. Mas amigo @Eutenio neto, tu viu alguma diferença entre os dois modos? Estou usando sem interface também.
 
Nenhuma diferença amigos, ambos funcionam... Apenas tive trabalho montando placas, já modifiquei meu equipamento várias vezes, apanhando e aprendendo... No momento, estou usando um Wemos Mini com uma fonte de 5v/2A, 3 SSR´s Fotek (um para cada panela), um módulo de 2 relés (apenas um está sendo utilizado para ligar e desligar a bomba MP-15R), display e teclado. Obs: já comprei 4 SSR´s Fotek 40A no Mercado Livre e todos queimaram, descobri que eles dizem ser 40A mas vêm com TRIAC de 12 ou 15A, depois comprei mais 4 no Aliexpress e vinheram do mesmo jeito, tive que trocar os TRIACS por BTA25 ou BTA41 para suportarem 25/40 amperes... Quem não tem experiência com eletrônica pode comprar os SSR´s do Mazza que fabrica e garante a potência.
879895F2-331C-48FD-97EE-2523BFB9B96C.jpeg
766F5EE5-A1EF-47BF-B029-D377CA3F563F.jpeg
D16D31B1-4DF0-437E-BDEC-ECD389B110E7.jpeg
 
Em tempo estou me desfazendo do meu atual controlador e tenho 02 SSR da NOVUS (40a) .... se alguém tiver interesse :)
 
@Leitao no meu setup eu tenho resistências nas panelas de Mostura e Fervura. Eu uso a panela de fervura para aquecer a água de Lavagem, ligada na sua respectiva saída (D0 no meu caso, uso a placa do Mazza). No final da mostura eu desço a água da lavagem para uma terceira panela e passo o mosto para a panela de fervura, para terminar essa etapa.

Nesse momento eu preciso trocar os cabos das panelas, pois o sistema vai começar a Fervura na mesma saída da Mostura (D7 no meu caso). Não é complicado pois os cabos tem engate rápido mas eu gostaria de saber se é possível alterar o código para que a Fervura seja feita na mesma saída da Lavagem.

Pensei em habilitar a etapa de Fervura porém a placa não tem o D4 ligado. Nesse caso, seria possível alterar a pinagem do platformio.ini de D4 para D0, sem risco para o funcionamento do sistema?

Isso só poderia ser feito no PCF, mas estamos pensando o que podemos controlar lá
 
Nenhuma diferença amigos, ambos funcionam... Apenas tive trabalho montando placas, já modifiquei meu equipamento várias vezes, apanhando e aprendendo... No momento, estou usando um Wemos Mini com uma fonte de 5v/2A, 3 SSR´s Fotek (um para cada panela), um módulo de 2 relés (apenas um está sendo utilizado para ligar e desligar a bomba MP-15R), display e teclado. Obs: já comprei 4 SSR´s Fotek 40A no Mercado Livre e todos queimaram, descobri que eles dizem ser 40A mas vêm com TRIAC de 12 ou 15A, depois comprei mais 4 no Aliexpress e vinheram do mesmo jeito, tive que trocar os TRIACS por BTA25 ou BTA41 para suportarem 25/40 amperes... Quem não tem experiência com eletrônica pode comprar os SSR´s do Mazza que fabrica e garante a potência.View attachment 126036View attachment 126037View attachment 126038
Boa noite, isso mesmo cara, sempre é importante destacar as experiências positivas e negativas, para os iniciantes como eu, não errar nos mesmos. Por isso lhe perguntei dos SSRs da LOTI, os quais alguns cervejeiros emitiram parecer positivo. Entretanto ele trabalha entre 5 a 32 V, por isso dos meus questionamentos. Obrigado pelas informações.
 
@CMFernandes , se não funcionou da forma simples (sem transistor) basta você colocar o transistor e o resistor... Vou anexar uma foto antiga do primeiro brewuno que montei, soldei o transistor com resistor de uma forma bem simples por cima da placa do Wemos utilizando uma barra de pinos...

Foto do transistor e resistor para SSR.jpg
...
 
Boa tarde Galera!
Comprei um equipamento de um confrade de Campinas, parou de funcionar a uns dias.
Acredito que é algo simples, mas alguem de SP Capital conseguiria me ajudar?
Não entendo muito de eletrônica.
Luan - 1195215-4704
 
Boa tarde Galera!
Comprei um equipamento de um confrade de Campinas, parou de funcionar a uns dias.
Acredito que é algo simples, mas alguem de SP Capital conseguiria me ajudar?
Não entendo muito de eletrônica.
Luan - 1195215-4704
Pode passar mais alguns detalhes, Luan? Se parou durante a brassagem, se o sistema consegue iniciar, etc. Facilita para a ajuda. Sou de SP também.
 
@CMFernandes , se não funcionou da forma simples (sem transistor) basta você colocar o transistor e o resistor... Vou anexar uma foto antiga do primeiro brewuno que montei, soldei o transistor com resistor de uma forma bem simples por cima da placa do Wemos utilizando uma barra de pinos...

View attachment 126046...
Amigo, esses SSR funcionam de 3V até 32V. Eu estou montando o meu aqui e coloquei ele direto com o pino digital do primeiro diagrama. Acho que funciona com os 3v. Está funcionando nos testes. Será que pode dar problema?
 
Deve ser problema de ligação de fios. Quando desligou e mexeu pode ter solto. Vê também na tomada onde plugou. Geralmente os controladores usam fios mais grosso.
 
Estou considerando migrar do meu Biab basicão pra um sistema bi ou tribloco, e ja queria automatizar. Minha duvida é se consigo trabalhar com 2 receitas ao mesmo tempo pelo brewUno, para aproveitar a vantagem de varias panelas.
 
Back
Top