[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
[QUOTE = "André Renato, postagem: 5178738, membro: 165848"]
Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.
[/CITAR]
Consegui arrumar o rele, como o wemos trabalha com sinal a 3.3V o modulo rele tambem tem que ser alimentado em 3.3V, alimentando com 5V como no esquema nao funcionou para mim.
Realizei ontem minha primeira brassagem com o BrewUNO, e so tenho uma palavra para descrever, FANTASTICO!!! Pura bruxaria, nunca uma brassagem foi tao facil de realizar.
Obrigado por disponibilizar esse software para todos nos.

André, estou enfrentando o mesmo problema, para funcionar meu relé posso ligar o VCC no 3.3V da placa do D1mini, mesmo meu relé sendo 5V? Foi isso que fez o seu funcionar?
 
Fala galera, beleza?

Queria inicialmente deixar meus agradecimentos ao desenvolvedor e aos apoiadores pelo ótimo trabalho executado.

Fiz a montagem sem placa, seguindo o esquema básico atualizado no GitHub e tudo funcionou logo de cara.

Ao rodar uma brassagem teste, percebi 2 coisas que gostaria de corrigir, se alguém souber o que pode ser fico grato.

1) O LCD entra funcionando perfeitamente, mas após iniciar os aquecimentos começam a aparecer alguns caracteres estranhos na tela, semelhante ao que foi postado aqui já. Engraçado que isso vai e volta ao longo do uso. Se reiniciar, ele começa funcionando bem, mas depois vai ficando com esses caracteres estranhos.

2) Em um momento da fervura sem querer eu toquei na barra do pwm reduzindo a potência para 40%. Logo em seguida tudo desarmou e percebi que o wemos havia reiniciado. Será que foi alguma interferência que pode ter derrubado a alimentação? existe algum filtro que deveria ser usado no SSR talvez?

Abraços!
 
Pessoal, quero deixar minha contribuição aqui novamente. Não entrando no mérito do problema do amigo com a placa de interface, mas deixando aqui uma opinião. Comprei os componentes do brewuno com o amigo @dumpa , na epoca ele vendia tanto montado, quanto os componentes separados, no meu caso comprei os componentes todos. Chegou tudo certinho, ele deu muita atenção em tirar minhas dúvidas no pré venda, e depois precisei ajuda pra montar os componentes e ele também me ajudou prontamente pelo zap. Consegui montar meu sistema, ficou liso, já fiz 4 brassagens nele sem nenhum problema. Gosto de Indicar e contar a experiência quando sou bem atendido por um profissional. Resumindo, Súper indico comprarem com ele, o cara realmente quer que agente consiga montar e fazer funcionar o negócio. Deixo aqui também meu agradecimento ao @Leitao , pelo seu excelente sistema e pela ajuda prestada tirando dúvidas.
 
Fala galera, beleza?

Queria inicialmente deixar meus agradecimentos ao desenvolvedor e aos apoiadores pelo ótimo trabalho executado.

Fiz a montagem sem placa, seguindo o esquema básico atualizado no GitHub e tudo funcionou logo de cara.

Ao rodar uma brassagem teste, percebi 2 coisas que gostaria de corrigir, se alguém souber o que pode ser fico grato.

1) O LCD entra funcionando perfeitamente, mas após iniciar os aquecimentos começam a aparecer alguns caracteres estranhos na tela, semelhante ao que foi postado aqui já. Engraçado que isso vai e volta ao longo do uso. Se reiniciar, ele começa funcionando bem, mas depois vai ficando com esses caracteres estranhos.

2) Em um momento da fervura sem querer eu toquei na barra do pwm reduzindo a potência para 40%. Logo em seguida tudo desarmou e percebi que o wemos havia reiniciado. Será que foi alguma interferência que pode ter derrubado a alimentação? existe algum filtro que deveria ser usado no SSR talvez?

Abraços!
Vc tá usando bomba? Parece ser algum pico provocado por transiente. Eu tive esse problema no brewpiless, mas só com o ventilador, nem com rele optoacoplado resolveu ainda
 
Olá!

Sim, uso bomba. Mas a falha da tela ocorre mesmo sem a bomba conectada.

Quanto à falha do PWM e o reinício, neste momento a bomba estava desligada fisicamente.
 
Boa tarde pessoal, ontem fiz uma brassagem e por conta de um entupimento minha bomba rodou a seco por um tempo, problema da bomba resolvido mas o Brewuno, que funcionava perfeitamente, começou a dar uns panes, a tela apagou e os botoes tbm não estão funcionando. Agora as vezes quando eu ligo o sensor de temperatura tbm não lê. Percebi tbm em testes hoje que ele esta começando uma rampa sem atingir a temperatura setada.
Alguém teve problema parecido, princialmente do visor sumir e os botões pararem de funcionar?
Ja aproveito pra perguntar tbm, tem como atualizar ele pela rede?
 
Boa tarde pessoal, ontem fiz uma brassagem e por conta de um entupimento minha bomba rodou a seco por um tempo, problema da bomba resolvido mas o Brewuno, que funcionava perfeitamente, começou a dar uns panes, a tela apagou e os botoes tbm não estão funcionando. Agora as vezes quando eu ligo o sensor de temperatura tbm não lê. Percebi tbm em testes hoje que ele esta começando uma rampa sem atingir a temperatura setada.
Alguém teve problema parecido, princialmente do visor sumir e os botões pararem de funcionar?
Ja aproveito pra perguntar tbm, tem como atualizar ele pela rede?

Eu tive problema parecido quando tive um "curto" nos fios do sensor de temperatura (quando aumentei o tamanho do fio do meu sensor, por acaso um dos fios estava descascado e não percebi, e assim que corrigi o problema o BU voltou a funcionar, para você saber se seu caso é igual ao meu basta iniciar o BU sem o sensor de temperatura, se funcionar, o problema está aí)
 
Dfcandiani, muito obrigado pela ajuda, realmente pode ser algo parecido já que quando a bomba entupiu dei uma desesperada e posso ter puxado o fio da bomba e de sensor! Retirei agora funcionou mesmo, mas coloquei e continua funcionando, deve estar dando curto em algum lugar! Já estava querendo dar uma revisada nele vai ser hoje! Muito obrigado!
 
Boa Tarde Pessoal,

Sabem dizer se esse tipo de display funciona pro BrewUno?

1605531328034.png

https://www.aliexpress.com/item/4000550087436.html?spm=a2g0o.cart.0.0.17c33c009Fi06y&mp=1
Obrigado,
 
Uma outra pergunta, vi que o pessoal ta usando um transistor para acionar a Bomba ou o SSR. Seria possivel alterar o codigo e usar os I/Os da placa do PCF8574? Seria melhor assim para isolar possivel surto de tensao do rele ou da Bomba?
 
Por exemplo de alteracao de codigo, no arquivo Pump.cpp

void Pump::TurnPump(bool on)
{
on = INVERT_PUMP ? !on : on;
pcf8574.digitalWrite(PUMP_BUS, on ? HIGH : LOW);
_activeStatus->PumpOn = INVERT_PUMP ? !on : on;
}


E no arquivo Platformio.ini
-D PUMP_BUS=4
 
Uma outra pergunta, vi que o pessoal ta usando um transistor para acionar a Bomba ou o SSR. Seria possivel alterar o codigo e usar os I/Os da placa do PCF8574? Seria melhor assim para isolar possivel surto de tensao do rele ou da Bomba?

Transistor é pra apenas amplificar o sinal da I/o e ter força suficiente pra acionar oq se deseja.
Se for utiliza uma I/O do PCF, tem que ter transistor tbm senão vc vai forçar a saída e vai queimar.

Para os relés utiliza-se um diodo de rodagem que é o suficiente pra proteger contra tensão reversa oriundas da indução elétrica dentro do relé, pois os contatos de potência são isolados da bobina.
Os SSR já tem em sua construção um opto isolador separando a parte de acionamento da parte de potência e nesse caso não há qualquer tipo de indução elétrica ou magnética.
 
Transistor é pra apenas amplificar o sinal da I/o e ter força suficiente pra acionar oq se deseja.
Se for utiliza uma I/O do PCF, tem que ter transistor tbm senão vc vai forçar a saída e vai queimar.

Para os relés utiliza-se um diodo de rodagem que é o suficiente pra proteger contra tensão reversa oriundas da indução elétrica dentro do relé, pois os contatos de potência são isolados da bobina.
Os SSR já tem em sua construção um opto isolador separando a parte de acionamento da parte de potência e nesse caso não há qualquer tipo de indução elétrica ou magnética.
Obrigado, nesse caso entao nem tem necessidade de mudar pois vou usar as placas de rele ja com opto acoplador, entao nao deve ser problema acionar direto do Wemos.

Estou montando o esquema das ligacoes, pensei em colocar umas chaves para acionamento manual da bomba e dos SSRs em caso do controlador dar problema ou algo parecido. Alguem ja vez isso? Segue abaixo um esboço, o que acham?
detalhe: intertravamanento para acionar somente 1 SSR por vez, sendo que SSR vai ficar ON direto (equivalente a um PMW 100%)
 

Attachments

  • SistemaRIMS.png
    SistemaRIMS.png
    166.7 KB · Views: 107
Last edited:
Dumpa, eu utilizei esse mesmo modulo rele como demonstrado no modo simplicado, alimentando VCC com 5V, GND, e IN no pino D5, porem meu modulo rele fica ligado o tempo todo, seria um problema no meu modulo rele ou realmente devo partir para uma soluçao 3V?

Ola, Estou com o mesmo problema no modulo simplificado conforme diagrama acima. alimentação 5v, o rele da bomba fica ligada direto.
Já troquei de modulo ESP8266, e continua a mesma coisa, e muito estranho, e tão simples que não tem como dar errado, rsrsrs.

Como você resolveu o seu problema?
 
Ola, Estou com o mesmo problema no modulo simplificado conforme diagrama acima. alimentação 5v, o rele da bomba fica ligada direto.
Já troquei de modulo ESP8266, e continua a mesma coisa, e muito estranho, e tão simples que não tem como dar errado, rsrsrs.

Como você resolveu o seu problema?

Você pode modificar o arquivo platformio, linha 37

-D INVERT_PUMP=false
trocar por
-D INVERT_PUMP=true

ou usar um módulo rele de 3V
 
Você pode modificar o arquivo platformio, linha 37

-D INVERT_PUMP=false
trocar por
-D INVERT_PUMP=true

ou usar um módulo rele de 3V


Parabéns!, Pela iniciativa e compartilhar informações, todos com com essa iniciativa, e quanto mais integrantes tiver maior fica o projeto.
 
Existe outro diagrama de montagem sem ser o simples?

Boa noite;

Tem as placas no inicio da postagem para compra. Só entrar em contato, em essas informações nos post.

As placas já estão completas, só colocar o ESP8266 e os acessórios.

Sou novato também, estou pesquisando gradativamente também e apreendendo.
 
Boa noite;

Tem as placas no inicio da postagem para compra. Só entrar em contato, em essas informações nos post.

As placas já estão completas, só colocar o ESP8266 e os acessórios.

Sou novato também, estou pesquisando gradativamente também e apreendendo.
Boa noite.
Eu vi no post mas eu gostaria de fabricar eu mesmo a placa. 😀
 
Bom dia.
Gostaria de saber a respeito dos parametros PID, para que serve cada um.
Motivo:
Tenho notado que ao iniciar a fervura ele fica bem intensa com o PWM a 100% e ao se passar uns 5 a 8 minutos ela diminui, e o PWM continua a 100%.
Não medi a potencia ainda , (pois não tenho como fazer), receio que o BrewUno esta diminuindo o PID do SSR e assim alterando a intensidade da fervura.
Se algum ou o DUMP puder me ajudar...
 
Bom Dia!
Segue o diagrama,
Dependendo do modelo de placa que vão utilizar, será necessário modificar as saídas de acordo com as respectivas GPIOS
Abaixo tem o diagrama de como montei o meu, funciona perfeitamente!
6D342A6C-509C-436A-9C01-920EB92A3443.jpeg
 
Last edited:
Bom dia.
Gostaria de saber a respeito dos parametros PID, para que serve cada um.
Motivo:
Tenho notado que ao iniciar a fervura ele fica bem intensa com o PWM a 100% e ao se passar uns 5 a 8 minutos ela diminui, e o PWM continua a 100%.
Não medi a potencia ainda , (pois não tenho como fazer), receio que o BrewUno esta diminuindo o PID do SSR e assim alterando a intensidade da fervura.
Se algum ou o DUMP puder me ajudar...

PID não trabalha com PWM, oq ocorre no PID é que ele calcula o quando acionar e por quanto tempo manter ativo a resistência para alcançar o setpoint.
Na fervura sim há um PWM que provavelmente não está trabalhando junto com a lógica PID, por isso verifique se as configurações do PWM na fervura estão a seu agrado, no caso nos 100%.

No PWM oq vc tem é um ON/OFF numa determinada frequência, quando vc seleciona 50% do PWM (Duty-Cicle) então isso quer dizer que está 50% em ON e 50% em OFF, se for PWM 70% então é 70% em ON e 30% em OFF, mas já chaveando numa determinada frequência.
No PID temos um calculo de tempo, ele determina que fique acionado um longo tempo até quando que vai chegando próximo ao Setpoint e então ele vai desligando e acionando repetidas vezes e com tempos de acionamento menores. Aqui temos basicamente P= Potencial, D= Diferencia, I= Integral (o erro da diferença).
 
Ola Cervejeiros,

Lendo alguns comentarios aqui e estudando um pouco melhor o sistema me surgiu uma duvida a respeito do PWM.
Pelo que entendi a frequencia padrao do PMW no ESP8266 é de 1KHz, nesta frequencia quando a PMW esta em 10% isso significa 1 pulso de 0.1ms e 0.9 segundos desligado.
Nossa rede AC tem frequencia de 60hz, ou seja cada ciclo dura uns 16ms.
Normalmente estamos utilizando um SSR com Zero crossing. Isso quer dizer que ele so LIGA/DESLIGA quanto a tensao passa pelo zero, o que acontece a cada 8ms.

Como a frequencia do PMW é muito mais rapida que a da rede, nao consegui entender como esse PMW consegue controlar a potencia das resitencias. Para mim a frequencia do PMW teria que ser muito mais baixa, tipo uns 0.6hz ou 1hz para conseguir controlar realmente a quantidade de ciclos ON/OFF.
Ate pesquisei na biblioteca do ESP e existe um comando para mudar a frequencia da saida; "analogWriteFreq(new_frequency)"

Alguem ja mediu na pratica a corrente nas resistencias com o PWM ativo? por exemplo em 50%? Realmente controla a potencia?

MUUUITO Obrigado a todos pelo projeto maravilhoso, sou novato mas vou tentar contribuir o maximo que eu puder!!!!
 
PID não trabalha com PWM, oq ocorre no PID é que ele calcula o quando acionar e por quanto tempo manter ativo a resistência para alcançar o setpoint.
Na fervura sim há um PWM que provavelmente não está trabalhando junto com a lógica PID, por isso verifique se as configurações do PWM na fervura estão a seu agrado, no caso nos 100%.

No PWM oq vc tem é um ON/OFF numa determinada frequência, quando vc seleciona 50% do PWM (Duty-Cicle) então isso quer dizer que está 50% em ON e 50% em OFF, se for PWM 70% então é 70% em ON e 30% em OFF, mas já chaveando numa determinada frequência.
No PID temos um calculo de tempo, ele determina que fique acionado um longo tempo até quando que vai chegando próximo ao Setpoint e então ele vai desligando e acionando repetidas vezes e com tempos de acionamento menores. Aqui temos basicamente P= Potencial, D= Diferencia, I= Integral (o erro da diferença).
Obrigado pela sua explicação.
 

Latest posts

Back
Top