[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
bom dia. alguém tentou fazer a instalação brew uno , sem placa de integração montando circuito direto na placa eps8266 e conseguiu funcionar tudo corretamente.
 
bom dia. alguém tentou fazer a instalação brew uno , sem placa de integração montando circuito direto na placa eps8266 e conseguiu funcionar tudo corretamente.
Eu fiz, com nodemcu só não fiz brassagem ainda testei com água e funcionou, tem fotos aqui, e outros colegas q fizeram tbm, vai voltando q vc acha.
 
bom dia. alguém tentou fazer a instalação brew uno , sem placa de integração montando circuito direto na placa eps8266 e conseguiu funcionar tudo corretamente.
Eu fiz sim, direto no Nodemcu. De uma olhada alguns posts atrás. Tem que instalar um resistor e um transistor entre o Nodemcu e o SSR.
Estou com um probleminha na oscilação da tensão com o PWM em 100% que ainda não entendi pq.
 
Olá!
Estou implementando o brewuno, mas preciso inverter o sinal do pino da bomba. Pois quando ela manda ligar, na verdade o relé desarma.
Tenho que inverter o código de high pra lie, mas não sei como fazer.
 
Arquivo na raiz, platformio.ini, linha 37,

-D INVERT_PUMP=false

troque para

-D INVERT_PUMP=true


Tem como inverter o sinal do ssr do mash?
Pois estou montando um sistema que vai controlar uma solenoide de gás com um módulo relé.
você tem alguma dica para fazer isso?!
 
Tem como inverter o sinal do ssr do mash?
Pois estou montando um sistema que vai controlar uma solenoide de gás com um módulo relé.
você tem alguma dica para fazer isso?!

Use módulo rele que tenha controle high e low level por jumper. Ligação direto é low level. Se o seu está ativo na hora que liga é high.
 
Last edited:
@Beto Farha, tente usar um cabo jumper do terminal do teclado ligando nas conexões da interface, mas invertendo os dois últimos pinos (acho que P2 e P3). Acredito que isso resolva seu problema.

Obrigado, man! Se quando a placa voltar do gênio, mestre professor doutor que a criou, e apresentar o mesmo problema, tentarei! Muito obrigado mesmo!
 
@dumpa e @Leitao, se fosse possivel a ajuda de voces, estou com problema para configurar o BU na minha ESP8266, voces ou alguem do foruma ja passou por isso e resolveu?
foto erro.png


[2020-10-05 10:42:06,825][ESP8266Loader_spi[1]][espDownloader.py][line:443][ERROR]: could not open port u'': WindowsError(3, 'O sistema n\xe3o pode encontrar o caminho especificado.')
test offset : 0 0x0
case ok
test offset : 3145728 0x300000
case ok
======
CONNECT BAUD: 115200
============
[2020-10-05 10:42:24,069][ESP8266Loader_spi[1]][espDownloader.py][line:443][ERROR]: could not open port u'': WindowsError(3, 'O sistema n\xe3o pode encontrar o caminho especificado.')
 
[QUOTE = "Spengler88, postagem: 5188098, membro: 174541"]
@dumpa e @Leitao, se fosse possivel a ajuda de voces, estou com problema para configurar o BU na minha ESP8266, voces ou alguem do foruma ja passou por isso e resolveu? View attachment 124815

[2020-10-05 10:42:06,825][ESP8266Loader_spi[1]][espDownloader.py][line:443][ERROR]: could not open port u'': WindowsError(3, 'O sistema n\xe3o pode encontrar o caminho especificado.')
deslocamento de teste: 0 0x0
caso ok
deslocamento de teste: 3145728 0x300000
caso ok
======
CONNECT BAUD: 115200
============
[2020-10-05 10:42:24,069][ESP8266Loader_spi[1]][espDownloader.py][line:443][ERROR]: could not open port u'': WindowsError(3, 'O sistema n\xe3o pode encontrar o caminho especificado.')
[/CITAR]

Em resposta ao meu problema, tive que ligar ele com o reset apertado para entrar em modo de programaçao, era so isso... Amigo meu que faz projetos de automaçao residencial me explicou e funcionou certinho
 
[QUOTE = "Spengler88, postagem: 5188098, membro: 174541"]
@dumpa e @Leitao, se fosse possivel a ajuda de voces, estou com problema para configurar o BU na minha ESP8266, voces ou alguem do foruma ja passou por isso e resolveu? View attachment 124815

[2020-10-05 10:42:06,825][ESP8266Loader_spi[1]][espDownloader.py][line:443][ERROR]: could not open port u'': WindowsError(3, 'O sistema n\xe3o pode encontrar o caminho especificado.')
deslocamento de teste: 0 0x0
caso ok
deslocamento de teste: 3145728 0x300000
caso ok
======
CONNECT BAUD: 115200
============
[2020-10-05 10:42:24,069][ESP8266Loader_spi[1]][espDownloader.py][line:443][ERROR]: could not open port u'': WindowsError(3, 'O sistema n\xe3o pode encontrar o caminho especificado.')
[/CITAR]

Em resposta ao meu problema, tive que ligar ele com o reset apertado para entrar em modo de programaçao, era so isso... Amigo meu que faz projetos de automaçao residencial me explicou e funcionou certinho

Manda print da tela do programa, deixa o terminal do lado.
Enquanto isso, revise o caminho onde está o bin, coloque numa pasta facil... ex: c:\brewuno\xxx.bin
 
Estou com problemas para acionamento da bomba... Ao ligar o sistema, o relé já liga automaticamente. Já tentei inverter os polos NO e NC mas não resolveu. Também não responde aos comandos diretamente da interface. Alguém tem alguma dica?
Obrigado
20201007_221005.jpg
 
Estou com problemas para acionamento da bomba... Ao ligar o sistema, o relé já liga automaticamente. Já tentei inverter os polos NO e NC mas não resolveu. Também não responde aos comandos diretamente da interface. Alguém tem alguma dica?
ObrigadoView attachment 124859


Use a dica do dumpa:

Arquivo na raiz, platformio.ini, linha 37,

-D INVERT_PUMP=false

troque para

-D INVERT_PUMP=true
 
[QUOTE = "Alexandre Soldá, postagem: 5188215, membro: 174558"]
Estou com problemas para acionamento da bomba... Ao ligar o sistema, o relé já liga automaticamente. Já tentei inverter os polos NO e NC mas não resolveu. Também não responde aos comandos diretamente da interface. Alguém tem alguma dica?
ObrigadoView attachment 124859
[/CITAR]

qual voltagem do rele que você usa para ligar a bomba, 5v ou 3.3v, estou montando a minha sem mãe placa....?
 
[QUOTE = "Alexandre Soldá, postagem: 5188215, membro: 174558"]
Estou com problemas para acionamento da bomba... Ao ligar o sistema, o relé já liga automaticamente. Já tentei inverter os polos NO e NC mas não resolveu. Também não responde aos comandos diretamente da interface. Alguém tem alguma dica?
ObrigadoView attachment 124859
[/CITAR]

qual voltagem do rele que você usa para ligar a bomba, 5v ou 3.3v, estou montando a minha sem mãe placa....?
Estou ligando com 5v, após trocar o relé para um modelo com jumper para high/Leo level, funcionou perfeitamente.
 
Boa tarde pessoal!
Tenho dois problemas:
1- (também) Não consigo usar os botões físicos, tenho uma placa do Mazza com chip de interface 8574P que acredito que deveria funcionar sem nenhuma alteração de código, nem nada (a i2c do display é uma pcf 8574T, funciona bonitinho).
As ligações dos botões foram feitas no pinos GND, P0, P1,P2 e P3, nenhum dos botões funcionou (estou usando botõezinhos "separados" sem ser o teclado membrana), onde posso olhar o código para ver se está tudo ok? (carreguei o sistema para o Wemos D1 Mini pelo VCode)

2- Meu buzzer também não está funcionando, há algum teste que dê para ser feito a fim de saber se está ligado/configurado da maneira correta?
Abraços
David
Não sei se ainda interessa..... mas consegui fazer o buzzer funcionar no BrewUno com a placa do Mazza, veja:

❯ git show devel
commit 6dbc462f3e276a15aee450515ee40226514e6aee (HEAD -> devel)
Author: Wendell Borges <[email protected]>
Date: Thu Oct 15 14:15:51 2020 -0300

Primeira tentantiva do Buzzer Funcionar

diff --git a/platformio.ini b/platformio.ini
index 3270b61e..f8ed928e 100644
--- a/platformio.ini
+++ b/platformio.ini
@@ -22,10 +22,10 @@ monitor_speed = 115200
build_flags=
-D NO_GLOBAL_ARDUINOOTA
-D ENABLE_CORS
- -D BUZZER_BUS=16
+ -D BUZZER_BUS=15
-D PUMP_BUS=14
-D HEATER_BUS=13
- -D SPARGE_HEATER_BUS=15
+ -D SPARGE_HEATER_BUS=16
-D BOIL_HEATER_BUS=2
-D TEMPERATURE_BUS=12


Com esta alteração eu tenho o Buzzer funcionando entre os estágios :)
 
Last edited:
Não sei se ainda interessa..... mas consegui fazer o buzzer funcionar no BrewUno com a placa do Mazza, veja:

❯ git show devel
commit 6dbc462f3e276a15aee450515ee40226514e6aee (HEAD -> devel)
Author: Wendell Borges <[email protected]>
Date: Thu Oct 15 14:15:51 2020 -0300

Primeira tentantiva do Buzzer Funcionar

diff --git a/platformio.ini b/platformio.ini
index 3270b61e..f8ed928e 100644
--- a/platformio.ini
+++ b/platformio.ini
@@ -22,10 +22,10 @@ monitor_speed = 115200
build_flags=
-D NO_GLOBAL_ARDUINOOTA
-D ENABLE_CORS
- -D BUZZER_BUS=16
+ -D BUZZER_BUS=15
-D PUMP_BUS=14
-D HEATER_BUS=13
- -D SPARGE_HEATER_BUS=15
+ -D SPARGE_HEATER_BUS=16
-D BOIL_HEATER_BUS=2
-D TEMPERATURE_BUS=12


Com esta alteração eu tenho o Buzzer funcionando entre os estágios :)




Ainda preciso fazer funcionar sim
para eu entender, lá no platformio.ini, você modificou as linhas de 25 a 30? caso afirmativo, ficou como abaixo?


-D BUZZER_BUS=15
-D PUMP_BUS=14
-D HEATER_BUS=13
-D SPARGE_HEATER_BUS=16
-D BOIL_HEATER_BUS=2
-D TEMPERATURE_BUS=12
 
Ainda preciso fazer funcionar sim
para eu entender, lá no platformio.ini, você modificou as linhas de 25 a 30? caso afirmativo, ficou como abaixo?


-D BUZZER_BUS=15
-D PUMP_BUS=14
-D HEATER_BUS=13
-D SPARGE_HEATER_BUS=16
-D BOIL_HEATER_BUS=2
-D TEMPERATURE_BUS=12

Positivo e operante :)

Buzzer operacional por aqui... Agora vamos tentar os botões :)
 
Positivo e operante :)

Buzzer operacional por aqui... Agora vamos tentar os botões :)

Te agradeço demais pelo toque, mas agora tenho outro problema aqui, não testei no meu wemos de "trabalho" (tenho medo de bagunçar ele e não conseguir fazer funcionar de novo, hshsh), mas estou testando com uma placa tipo Lolin que tenho aqui e estou com outro erro...
 

Attachments

  • Error Platformio.png
    Error Platformio.png
    252.6 KB · Views: 17
  • Erros.png
    Erros.png
    65 KB · Views: 17
Te agradeço demais pelo toque, mas agora tenho outro problema aqui, não testei no meu wemos de "trabalho" (tenho medo de bagunçar ele e não conseguir fazer funcionar de novo, hshsh), mas estou testando com uma placa tipo Lolin que tenho aqui e estou com outro erro...

Você está usando no GNU/Linux ? /dev/ttyUSB0 acredito que sim !!

O erro está referindo a permissão negada..
 
Você está usando no GNU/Linux ? /dev/ttyUSB0 acredito que sim !!

O erro está referindo a permissão negada..


Exato, uso o Ubuntu 20.04, mas sou usuário comum, então não saberia resolver essa permissão, mas abri os erros aqui e obtive essa tela (nos prints abaixo)

RESOLVIDO:
Para quem usa o VSCode no linux, digitei isso no terminal:

$ ls -l /dev/ttyUSB*
Obtendo algo parecido com isso:
crw-rw---- 1 root dialout 188, 0 5 apr 23.01 ttyUSB0
(aqui descobrimos o número da porta USB, no meu caso "USBzero")

agora é só adicionar esse aparelho ao grupo: $ sudo usermod -a -G dialout ${USER}

(mantendo exatamente assim com a palavra USER)
 

Attachments

  • linha de erro.png
    linha de erro.png
    247.9 KB · Views: 15
Last edited:
Exato, uso o Ubuntu 20.04, mas sou usuário comum, então não saberia resolver essa permissão, mas abri os erros aqui e obtive essa tela (nos prints abaixo)

RESOLVIDO:
Para quem usa o VSCode no linux, digitei isso no terminal:

$ ls -l /dev/ttyUSB*
Obtendo algo parecido com isso:
crw-rw---- 1 root dialout 188, 0 5 apr 23.01 ttyUSB0
(aqui descobrimos o número da porta USB, no meu caso "USBzero")

agora é só adicionar esse aparelho ao grupo: $ sudo usermod -a -G dialout ${USER}

(mantendo exatamente assim com a palavra USER)
Ia comentar que talvez você precisaria fazer algo similar... :)
 
Que bom.... Agora vamos tentar fazer os botões funcionarem.. mas está de "rosca".. kkk
Para os botões provavelmente tem que mexer na biblioteca do PCF8574.
Não encontrei nada que eu saiba alterar, mas pode estar ali a solução.
Infelizmente aqui no BR, os PCF8574 DIP são os mais comuns e fáceis de encontrar, os PCF8574A DIP são poucos e custam 3x mais, daí temos os PCF8574A SMD que são mais comuns só que não se encaixam na minha interface e processo de confecção e montagem de placas.
 
Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/

Estou tendo esses problemas com temperatura, porém com o sistema craftbeer pi.
Quando inicio o processo de calibração de temperatura através do PID AutoTune, ocorrem variações gritantes de temperatura.
Troquei de o sensor duas vezes, mas problemas persiste.

Ligo o sensor em uma placa de interface terragady 5.0.

Vi que alguns falaram do ruído elétrico, uso uma bomba mp15R ligada a um relê ssr com octoacoplador, eu deveria também instalar um filtro de ruído nessa bomba??
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-10-20 at 21.29.46.jpeg
    WhatsApp Image 2020-10-20 at 21.29.46.jpeg
    28.5 KB · Views: 9
Qual o tipo de buzzer devo usar para ligar direto no nodemcu? Testei com um de PC mas não deu certo.
 
Back
Top