Brassagem Weiss hoje

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
2,5 kg pilsen
2,5 kg trigo maltado claro
0,5 kg carapils
0,5 kg aveia em flocos
0,25 kg munique II

fervura
0,50 kg de mel 10 min
20g de hallertauer hersbrucker 50 min
20g de saaz 30 min

essa foi a receita que usei hoje
Nas duas primeiras e últimas brassagens que fiz (esta é a terceira) havia conseguido no engarrafamento 15 litros aproximados, desta vez eu queria alcançar mais, e mudei algumas coisas.

Iniciei com 12 litros de água e derrubei o malte com 45º e mantive essa temperatura por 15 min.
Subi para 50º e fiquei ali por 20 min.
Enquanto isso esquentei 8 litros de água, que foram adicionados e fui a 67º por 90 min.
Quando fui subir a 78º, tive um problema sério, o saco de grãos estava pesadíssimo e não havia como descer toda a água e manter suspenso o saco.
Transferimos o balde para a outra panela e fomos escoando o precioso líquidos aos poucos, tirando pela válvula extratora, enchendo uma jarra, passando antes por uma peneira, e assim fomos adicionando na primeira panela novamente. Após conseguir transferir tudo, parti novamente para levantar a temperatura até 78º, sendo que foram adicionados mais 12 litros de água na mesma temperatura. Então durante a brassagem tivemos um total de 32 litros de água.

Fomos para a fervura que durou 60 min, foi uma fervura intensa, ao final dividimos em dois baldes para fermentar
o primeiro balde ficou com aproximadamente 13 litros, e neste foi adicionado o BIO4 sy055
No outro balde foram aproximadamente 12 litros, e neste usamos WB06.

Nos dois casos foi feito starter dos fermentos, com um litro malte seco que preparei, depois de ter feito fiquei sabendo que não precisaria ou deveria ter feito isso com o seco, o correto seria somente hidratá-lo.

Resfriamos tudo em 17 min, com o chiller de cobre e muito gelo.

Os fermentos foram inoculados perto das 19:25, e agora há pouco já vi ação no balde que está com wb06.

A OG ficou em 1046.

Deu muito trabalho essa brassagem, para a próxima acho que vamos instalar um sistema de polia para içar o saco de grãos no momento necessário, foram 7 horas aproximadas de muito serviço, e algumas boas cervejas.

Espero que dê certo, agora é torcer para perder pouco durante a fermentação e maturação. E descobrir a diferença entre os fermentos. Alguém sabe me dizer se o BIO4 demora mais a dar sinal de vida?
 
agora a pouco verifiquei no e os dois baldes estão em atividade, a gravidade já está em 1025, embora eu não veja o airlocks trabalhando.
 
Back
Top