brassagem sem whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Recentemente conversando com um amigo cervejeiro fiquei supreso ao ouvir seu relato de que não fazia whirlpool, apenas filtrava o mosto (com voal ou coador) na trasfega pro fermentador.

Quais os prejuízos poderia ter por conta disso, se houver algum? Utilizando uma filtragem adequada poderia susbtituir o whirlpool? (desconsiderando-se a questão "se vale a pena")
 
O maior problema se não me engano é o lúpulo ir pro fermentador, como o voal é usado muitas vezes como hop bag... não deve ter grandes problemas não.

Canso de ver cervejeiro gringo no YouTube virando a panela em cima de uma peneira na hora de passar pro fermentador(thepsychoreankid me vem a mente).
 
já fiz uma leva de 10 litros assim para teste deu certinho tenho uma peneira de aço com micro furos fiz um quador de voal encaixo nele tudo devidamente sanitizado e pronto jogo tudo da panela passei por ele e ficou legal bem limpinha a breja
 
já fiz uma leva de 10 litros assim para teste deu certinho tenho uma peneira de aço com micro furos fiz um quador de voal encaixo nele tudo devidamente sanitizado e pronto jogo tudo da panela passei por ele e ficou legal bem limpinha a breja

Tá beleza funcionou. Mas msm assim não vejo nenhuma vantagem nessa técnica ao whirlpool.
 
Coar com chinoy e voal é um trabalho burro. (já fiz quando não sabia fazer Whirpool...)

Whirpool não demora nem 5 minutos e é extremamente eficiente ao que se propõe.
 
Legal, consegui 50% de respostas relacionadas com minha pergunta, fico feliz, achei que só ia ver questionamentos de porque não fazer whirlpool hehehe

Não tem o problema de partículas menores que passam pelo filtro e seriam em maior parte decantadas ao centro ao fazer o whirlpool?

Apenas reforçando, minha dúvida é em relação ao resultado obtido, não à facilidade ou vantagem de um ou outro procedimento. O resultado obtido é "o mesmo"?
 
Legal, consegui 50% de respostas relacionadas com minha pergunta, fico feliz, achei que só ia ver questionamentos de porque não fazer whirlpool hehehe

Não tem o problema de partículas menores que passam pelo filtro e seriam em maior parte decantadas ao centro ao fazer o whirlpool?

Apenas reforçando, minha dúvida é em relação ao resultado obtido, não à facilidade ou vantagem de um ou outro procedimento. O resultado obtido é "o mesmo"?

Eu comecei a colocar o lúpulo em umas bags de polipropileno durante a fervura, o que, na prática, acredito ser parecido com o que o teu amigo faz. Não notei diferença no resultado final da cerveja. Veja que mesmo fazendo whirlpool algum trub sempre vai para o fermentador (é só observar a lama no final do processo). Estas "partículas menores" acabam decantando e isso não deve influenciar no resultado obtido.
 
Legal, consegui 50% de respostas relacionadas com minha pergunta, fico feliz, achei que só ia ver questionamentos de porque não fazer whirlpool hehehe

Não tem o problema de partículas menores que passam pelo filtro e seriam em maior parte decantadas ao centro ao fazer o whirlpool?

Apenas reforçando, minha dúvida é em relação ao resultado obtido, não à facilidade ou vantagem de um ou outro procedimento. O resultado obtido é "o mesmo"?

@valtert

Eu usava um filtro de voil de camada dupla. Mergulhava no iodophor e deixava secando até o momento de transferir a cerveja para o fermentador.

Não passa praticamente nada e o que eu mais gostava era, no finalzinho, poder inclinar a panela e retirar praticamente todo o mosto.

Também já fiz whilrpool manualmente e hoje uso uma chugger para recircular durante o resfriamento. Na minha opinião o resultado obtido é o mesmo. Nenhuma alteração na cerveja.

O Marshall Scott do Brulosophy já fez dois experimentos despejando TODO o trub no fermentador. Dá uma olhada:

http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

http://brulosophy.com/2015/03/22/the-impact-of-kettle-trub-part-2-exbeeriment-results/
 
Legal, consegui 50% de respostas relacionadas com minha pergunta, fico feliz, achei que só ia ver questionamentos de porque não fazer whirlpool hehehe

Não tem o problema de partículas menores que passam pelo filtro e seriam em maior parte decantadas ao centro ao fazer o whirlpool?

Apenas reforçando, minha dúvida é em relação ao resultado obtido, não à facilidade ou vantagem de um ou outro procedimento. O resultado obtido é "o mesmo"?

A malha do voil é bem fina, ele só não deve filtrar partículas bem finas que existem nos lúpulos em pellet.

O que passa pelo voil muito provavelmente não vai afetar o aspecto sensorial da cerveja... E mesmo fazendo whirpool, não é garantido que 100% dessas pequenas partículas serão deixadas para trás. Como elas são leves, parte delas pode ser carregada pela força da sucção do líquido sendo sifonado ou drenado pela torneira.

Outro fator que acho que pode ser considerado é a variável do estilo de cerveja que vc está considerando. Os alemães acreditam muito que escumar o krausen que vem à superfície das weiss resulta numa cerveja de sabor mais limpo e suave. Nesse espuma normalmente encontram-se particulas de lúpulo, proteína e levedura morta.

Eu defendo o whirpool e não recomedo o uso do filtro, pelo trabalho adicional. Mas como esse não é o ponto da questão, nem entro nos méritos... :)

Abraço
 
Não vejo nenhum problema ir algum trub para o fermentador. Por isso na verdade meu whirlpool é bem avacalhado pois sou preguiçoso. Mas no final minhas cervejas sempre são cristalinas. Acho muito mais importante uma clarificação bem feita. Por isso sempre uso gelatina e deixo a 0 graus ou menos, por uma semana antes de usar a gelatina.
 
Pessoal, muito obrigado pelas contribuições! Ajudou muito mesmo, e deve ser útil para os demais leitores.

Meu whirlpool é bem avacalhado também, por vários motivos, sendo o principal que meu "brewstand" (mesa portátil) não é firme e se sacode todo. Também sou descoordenado... Por isso a minha curiosidade, pois apesar de "dar certo" para a maioria dos estilos, com muito lúpulo um whirlpool meia-boca pode ser insuficiente...

A última "IPA" que fiz ficou bem gramínea pro meu paladar. Para 30L foram 100g de lúpulo Citra na fervura e apenas 4 dias de dry hop com 150g e clarifiquei com gelatina. Como percebi o gramíneo já nas primeiras garrafas, acredito que não foi o lúpulo do dry hop, até porque eu fui viajar e acabei prolongando o tempo no fermentador, então provavelmente o lúpulo da fervura que foi pro fermentador e causou esse off-flavor. Nos experimentos do brulosophy deu praticamente um terço do tempo de fermentação, então "sei lá" hehe (quando faço alguma recomendação de melhoria para outro homebrewer costumo avisar que ele pode alegar que "é frescura" citando o site brulosophy ;)

OFF TOPIC, mas estou planejando um novo equipamento que facilite o processo poupando tempo (trabalho) e espaço, já que faço cerveja sozinho em apartamento e estou mirando nos 40-50L. Estou idealizando um BIAB elétrico com guindaste para erguer o grain bag. Uma ideia legal é ferver com um "hop bag gigante" dentro, e no fim só drenar tudo!
 
@valtert

Eu usava um filtro de voil de camada dupla. Mergulhava no iodophor e deixava secando até o momento de transferir a cerveja para o fermentador.

Não passa praticamente nada e o que eu mais gostava era, no finalzinho, poder inclinar a panela e retirar praticamente todo o mosto.

Também já fiz whilrpool manualmente e hoje uso uma chugger para recircular durante o resfriamento. Na minha opinião o resultado obtido é o mesmo. Nenhuma alteração na cerveja.

O Marshall Scott do Brulosophy já fez dois experimentos despejando TODO o trub no fermentador. Dá uma olhada:

http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

http://brulosophy.com/2015/03/22/the-impact-of-kettle-trub-part-2-exbeeriment-results/


Obrigado pelos links. Interessantissima a ideia de fermentar uma trubby depois de ler essas XBmTs.
 
Oi galera. Já que o assunto é "no-whirlpool", deixo eu lançar uma aqui.

hoje experimentei não fazer whirlpool.

Fiquei pensando sobre isso em uma brassagem umas semanas atrás, pois planejei fazer a frio, porém antes mesmo de começar o redemoinho meu mosto já estava bem límpido ao fim do resfriamento (da fervura pra 18ºC em 30min com chiller de imersão). Mesmo assim fiz o whirlpool...

Aí, hoje, resolvi testar a técnica "no-whirlpool" (isso existe?). Fiz isso pelos seguintes motivos: por me parecer que só o resfriamento já me dava um mosto relativamente limpo; por entender que a posição da minha torneira da panela já me dá uma segurança de deixar pra trás as coisas que decantarem, sem a necessidade de "concentrá-las" num cone central; e, ao fim, por entender que levar um bocado de trub pro fermentador não vai me trazer grandes malefícios (vide experimento do Brulosophy, e de outros sites, e postagens recentes da Yeast Facts no Facebook).

Segue resultado na foto.
 

Attachments

  • no-whirlpool.jpg
    no-whirlpool.jpg
    53.7 KB · Views: 57
Back
Top