Brassagem em caixa dágua inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Será que daria pra brassar numa caixa dágua dessas? No site do fabricante diz que pode ser usado pra cachaça. Vi também que a espessura da chapa é fina, 0,5mm se não me engano.

http://www.cec.com.br/material-hidr...o-inox-500-litros-compacta-ac?produto=1064044

caixa_dagua_aco_inox_500_l_ac500_diam_1_15_m_alt_0_62_m_86181333_0002_600x600.jpg
 
Acho que o problema esta no tipo de inox: Aço Inox AISI 444
Não entendo muito, mas sempre vejo Aço Inox 304 ou 316 para cerveja
 
...panela de mostura de 500 litros - eu poderia brassar uma vez por ano pra consumo próprio haha
 
Cara... resposta curta..... na minha opinião inviável para ligar com alimentos, aquecer, mexer etc.

Abraço,
 
Guenther são justamente essas as minha dúvidas, queria era mesmo ter mais certeza mas a julgar somente pela espessura você tem razão, sem contar que existem pontos de solda. Vi um anúncio de uma pessoa que está vendendo seus equipamentos de micro cervejaria em que, ao que parece, utiliza essas caixas para resfriamento, segue o link do anuncio com as fotos:

http://sp.bomnegocio.com/regiao-de-presidente-prudente/industria-comercio-e-agro/micro-cervejaria-completa-200lt-por-brassagem-39334827?last=1&xtmc=micro+cervejaria&xtnp=1&xtcr=8

Valeu!
 
Olá Cleber

Pode usar tranquilo! Funciona perfeito. Na área do forum chamada "meu setup" existe um tópico chamado "setup fabio". Lá tem fotos do meu equipamento.

A Sander faz tanques de vários tamanhos, desde 40 litros, eu acho.

A única consideração é que este tanque somente funciona se você utilizar aquecimento por resistência elétrica imersa diretamente no líquido, porque a parede é fina e não suportaria fogo direto.

Quanto ao tipo de inox, dornas de vinho e alguns tanques de fermentação são feitos com o 444.

Use e seja feliz.

Até mais

Fábio
 
Bom, uma coisa eu garanto.... não vais encontrar nenhuma cervejaria com fermentadores feitos internamente com Inox 444.

Abraço,
 
Olá Cleber

Pode usar tranquilo! Funciona perfeito. Na área do forum chamada "meu setup" existe um tópico chamado "setup fabio". Lá tem fotos do meu equipamento.

A Sander faz tanques de vários tamanhos, desde 40 litros, eu acho.

A única consideração é que este tanque somente funciona se você utilizar aquecimento por resistência elétrica imersa diretamente no líquido, porque a parede é fina e não suportaria fogo direto.

Quanto ao tipo de inox, dornas de vinho e alguns tanques de fermentação são feitos com o 444.

Use e seja feliz.

Até mais

Fábio
Valeu, Fabio. Em princípio quando criei o post tava pensando mesmo era em botar fogo pra esquentar mas realmente não dá não. De qualquer forma concluo que é um bom custo/benefício, no mercadolivre achei essa caixa dágua a um valor de 650 reais, mesmo não dando pra brassar da maneira tradicional acho que serve ao menos como acessório pra armazenamento intermediário, minhas brassagens são para rendimento de 110L de cerveja e é um saco ficar colocando em vários recipientes depois de brassar pra depois voltar pra panela de fervura.
Se algum dia eu partir pra resistência elétrica tb vou considerar o uso dessas caixas.

Abs.
 
Eu tenho 3 tanques com 172 litros de capacidade. Custou R$ 300,00 cada tanque. Bem melhor que os R$ 650,50. Liga lá na Sander, eles devem conseguir um preço melhor e você não precisa de algo tão grande ai.
 
Sander... beleza.... então ache uma cervejaria que tenha tanques cujo inox que entra em contato com a cerveja/mosto não seja de 304 ou 316, seja aqui ou no exterior.

Fosse o 444 tão bom, e tão barato..... porque será que ninguém utiliza? :D

Abraço,
 
Sander... beleza.... então ache uma cervejaria que tenha tanques cujo inox que entra em contato com a cerveja/mosto não seja de 304 ou 316, seja aqui ou no exterior.

Fosse o 444 tão bom, e tão barato..... porque será que ninguém utiliza? :D

Abraço,
Guenther, seu argumento é bom, realmente não se vê cervejarias utilizando o 444, mas seria interessante saber qual a razão disso. Pesquisando na internet não achei nada que desabonasse esse aço. A pergunta é: Por quê não?!

Grande abraço.
 
Eu tenho 3 tanques com 172 litros de capacidade. Custou R$ 300,00 cada tanque. Bem melhor que os R$ 650,50. Liga lá na Sander, eles devem conseguir um preço melhor e você não precisa de algo tão grande ai.
Não sabia que vendiam pra consumidor final pessoa física. Bom saber.
 
Mas ele é utilizado. Tive em uma indústria álcool/açúcar e era tudo em inox 444.
O 444 tem melhor condutividade térmica e maior resistência a corrosão que o 304.
Como negativo, se não me engano ele é mais "seco", com deformação elástica menor e se tb não me engano é bem mais xarope de soldar.
 
Mas ele é utilizado. Tive em uma indústria álcool/açúcar e era tudo em inox 444.
O 444 tem melhor condutividade térmica e maior resistência a corrosão que o 304.
Como negativo, se não me engano ele é mais "seco", com deformação elástica menor e se tb não me engano é bem mais xarope de soldar.
Romulo, pode ser utilizado em outras indústrias, em cervejarias, desconheço.

Talvez seja justamente pela dificuldade de solda (ponto em que o 304 e 316 são excelentes). Em cervejarias não pode haver nada simplesmente encaixado/prensado, tudo precisa ser soldado e sem pontos de possível depósito bacteriano.

Abraço,
 
Ele é usado. No link que postei antes da arcelormital tem descrição e fotos de uma cervejaria.

Ele só não é tão fácil de manusear quanto o austenítico. Pra soldar tem que ter - se não me engano - até hélio na mistura do gás.

MAS esses tanques aí, já comecei a concordar que não servem - não pelo aço inox 444 - mas pela construção cheia de frestas e dorbras. Verdadeiras casas pra inimigos de leveduras.

Quando chegar em casa eu posto um material muito bom sobre inox.
 
Rômulo, o que eu quero dizer com "não é usado" é o seguinte.... cite alguma cervejaria conhecida, grande ou pequena, que use fermentadores com inox 444. Essa é a questão.

Abraço,
 
Sem querer ressuscitar o tópico, mas já o fazendo, achei uma literatura muito interessante sobre o inox ferrítico, família da qual o AISI 444 faz parte: http://www.nucleoinox.org.br/upfiles/arquivos/downloads/solucao_ferritica.pdf. A imagem vendida é a que o ferrítico (mais barato que os austeníticos, principalmente o 304 e o 316) são o futuro.

Aparentemente, a maior limitação do 444 em relação ao 304 (ou 316) é a sua trabalhabilidade. Assim, peças dobradas ou estampadas são mais limitadas. Porém, quanto à destinação do uso alimentício, sem problema.

Já a resistência à corrosão do 444 a altas temperaturas, de fato, é até superior à dos austeníticos 304 e 316.

E qual a razão da grande maioria utilizar austeníticos ao invés do ferrítico? Custo. Há alguns anos o Níquel valia pouco, porém vem subindo de preço. Austeníticos levam, em média, 12% de Ni. Para os ferríticos, o percentual não passa de 1%, logo o impacto é bem menor.

AISI 444 também serve, hoje por preços menores.
 
gostaria de ver um fermentador desses das imagens postadas com toda a pressão gerada na fermentação, não me passa confiança não, :drunk:
 
Eu emiti minha opinião lá na comunidade no Facebook. Reproduzo-a aqui:

O 201 tem uma resistência à corrosão menor que o 304 ou o 316, que são os mais comuns. Porém, como acredito que você não exporá a panela a meios agressivos, como sais, bases ou ácidos fortes, isso não representaria um problema.

Se a panela estiver em boas condições físicas, e vc estiver a fim, manda ver.
 
passa o link da comunidade.
Qual a espessura duma penela dessas? Certa vez me deparei com uma nesse padrão de preço e parecia uma latinha de cerveja... Só de forçar um pouco a alça já envergava...
 
Back
Top